Inicialmente, o ator escalado para o papel de Wolverine era Dougray Scott. Entretanto, devido ao atraso nas filmagens de Missão Impossível 2, filme o qual Scott também fazia parte, o diretor Bryan Singer teve que escolher um substituto.
A produção de X-Men - O Filme foi recheada de problemas. Além da troca de Dougray Scott por Hugh Jackman no papel de Wolverine, a data de estréia do filme foi antecipada pelos executivos da Fox em quase 6 meses, o que fez com que o filme apenas fosse concluído poucas semanas antes da estréia oficial nos cinemas americanos. Além disso, as 500 cenas que utilizaram efeitos especiais foram encomendadas entre várias empresas, para que tudo ficasse pronto a tempo do lançamento.
X-Men - O Filme arrecadou US$ 55 milhões apenas em seu fim de semana de estréia nos Estados Unidos. No Brasil, o filme levou aos cinemas mais de 550 mil pessoas em seu primeiro fim de semana, tornando-se a 2ª melhor estréia da Fox no Brasil e a 3ª melhor estréia na história do cinema no Brasil.
Seguido por X-Men 2 (2003), X-Men - O Confronto Final (2006) e X-Men: Primeira Classe (X-Men: First Class). O personagem Wolverine ainda apareceu em X-Men Origens: Wolverine, cuja história é anterior à de X-Men.