Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Ccine10
por Kadu Silva
Vale destacar a cena que encerra o filme, é uma das coisas mais belas e tristes que o cinema já produziu, merece ser admirado e aplaudido de pé por tudo quem envolve. "Réquiem para Sra. J." é um filme difícil de digerir, e completamente não recomendado para quem está passando por momentos de depressão, ainda que sua lição final seja um alivio para a dor.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Cineplayers
por Francisco Carbone
Ponto para atriz e diretor, que trabalham em conjunto para mostrar que os seres podem até ter uma noção meio gasta do que é afeto, mas que as vezes da forma mais inadequada ele é demonstrado.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Alysson Oliveira
Como alegoria sobre a Sérvia, "Réquiem para a Sra J" é a investigação de um país preso num limbo entre o passado e o futuro sem conseguir se livrar inteiramente de um para seguir rumo ao outro.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
O capricho da direção - sem firulas ou exageros, pelo contrário, o filme pode parecer “simples” na sua fluidez pausada como o ritmo emocional da personagem – estende-se aos desempenhos [das atrizes].
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Lúcia Monteiro
"Réquiem Para Sra. J." pode ser encarado como uma trágica narrativa nacional, que não conduz à esperança de futuros prósperos, simbolizados em casamentos, nascimentos ou novas promessas. Ainda assim, é possível rir do destino coletivo, e rir em comunhão.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Simone Zuccolotto
Vuletic, que também assina o roteiro, cria um arco dramático sutil, que, sem solavancos, vai dando indícios de uma transformação das intenções da protagonista. Por uma semana acompanhamos, num ambiente hostil, a relação com as filhas que se estreita.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Hollywood Reporter
por Stephen Dalton
A monotonia do cenário, um terreno baldio de concreto invernal pintado em 50 tons de marrom sem alegria, é claramente sombrio, mas artisticamente composto [...] Se Wes Anderson fizesse um filme sobre viúvas balcânicas suicidas, provavelmente seria assim.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Guy Lodge
Alguns espectadores vão ficar estramente satisfeitos com esse catálogo espiral de angústias, enquanto outros devem ficar simplesmente atormentados. O equilíbrio perfeito de um duro realismo e um absurdismo de dar pesadelos pode ser apreciado de qualquer perspectiva...
A crítica completa está disponível no site Variety
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
A expressão extenuada da protagonista, fruto de um esgotamento existencial, dá exatamente o tom do filme, desse desalento que abre diversas possibilidades, algumas delas pouco aprofundadas, como as circunstâncias que levaram a família àquele estado de espírito.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Surgem aspectos cômicos (no tipo de humor do Leste Europeu), e a história flerta com o absurdo [...] Ao longo dos dias, haverá espaço para muita treva, uma radiografia implacável do estado do país e, sim, um fiapo de luz, porque senão ninguém aguenta.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Screen International
por Dan Fainaru
Segurando o filme do início ao fim, [Mirjana] Karanovic é uma artista consumada, que nunca sai do personagem, seu rosto é uma máscara de derrota confusa sobre situações que ela não pode compreender ou controlar.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Com um fino e rigoroso senso estético, o diretor [...] explicita a dor do luto por meio de uma personagem castigada pelo próprio destino [...], interpretada pela excelente Mirjana Karanovic. Embora a primeira metade seja tensa e deprimente, o roteiro dá uma alternativa para a iminente tragédia.
A crítica completa está disponível no site Veja
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
A atriz Mirjana Karanovic [...] mantém-se quase sempre impassível diante da câmera, seja nos closes, seja nas tomadas distanciadas que resfriam e ressecam a narrativa. É uma aposta estilística que tanto pode sintonizar como enfastiar o espectador. Eu, por exemplo, oscilei entre os dois polos.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
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Ccine10
Vale destacar a cena que encerra o filme, é uma das coisas mais belas e tristes que o cinema já produziu, merece ser admirado e aplaudido de pé por tudo quem envolve. "Réquiem para Sra. J." é um filme difícil de digerir, e completamente não recomendado para quem está passando por momentos de depressão, ainda que sua lição final seja um alivio para a dor.
Cineplayers
Ponto para atriz e diretor, que trabalham em conjunto para mostrar que os seres podem até ter uma noção meio gasta do que é afeto, mas que as vezes da forma mais inadequada ele é demonstrado.
Cineweb
Como alegoria sobre a Sérvia, "Réquiem para a Sra J" é a investigação de um país preso num limbo entre o passado e o futuro sem conseguir se livrar inteiramente de um para seguir rumo ao outro.
Críticos.Com.Br
O capricho da direção - sem firulas ou exageros, pelo contrário, o filme pode parecer “simples” na sua fluidez pausada como o ritmo emocional da personagem – estende-se aos desempenhos [das atrizes].
Folha de São Paulo
"Réquiem Para Sra. J." pode ser encarado como uma trágica narrativa nacional, que não conduz à esperança de futuros prósperos, simbolizados em casamentos, nascimentos ou novas promessas. Ainda assim, é possível rir do destino coletivo, e rir em comunhão.
O Globo
Vuletic, que também assina o roteiro, cria um arco dramático sutil, que, sem solavancos, vai dando indícios de uma transformação das intenções da protagonista. Por uma semana acompanhamos, num ambiente hostil, a relação com as filhas que se estreita.
The Hollywood Reporter
A monotonia do cenário, um terreno baldio de concreto invernal pintado em 50 tons de marrom sem alegria, é claramente sombrio, mas artisticamente composto [...] Se Wes Anderson fizesse um filme sobre viúvas balcânicas suicidas, provavelmente seria assim.
Variety
Alguns espectadores vão ficar estramente satisfeitos com esse catálogo espiral de angústias, enquanto outros devem ficar simplesmente atormentados. O equilíbrio perfeito de um duro realismo e um absurdismo de dar pesadelos pode ser apreciado de qualquer perspectiva...
Papo de Cinema
A expressão extenuada da protagonista, fruto de um esgotamento existencial, dá exatamente o tom do filme, desse desalento que abre diversas possibilidades, algumas delas pouco aprofundadas, como as circunstâncias que levaram a família àquele estado de espírito.
Estado de São Paulo
Surgem aspectos cômicos (no tipo de humor do Leste Europeu), e a história flerta com o absurdo [...] Ao longo dos dias, haverá espaço para muita treva, uma radiografia implacável do estado do país e, sim, um fiapo de luz, porque senão ninguém aguenta.
Screen International
Segurando o filme do início ao fim, [Mirjana] Karanovic é uma artista consumada, que nunca sai do personagem, seu rosto é uma máscara de derrota confusa sobre situações que ela não pode compreender ou controlar.
Veja
Com um fino e rigoroso senso estético, o diretor [...] explicita a dor do luto por meio de uma personagem castigada pelo próprio destino [...], interpretada pela excelente Mirjana Karanovic. Embora a primeira metade seja tensa e deprimente, o roteiro dá uma alternativa para a iminente tragédia.
Carmattos
A atriz Mirjana Karanovic [...] mantém-se quase sempre impassível diante da câmera, seja nos closes, seja nas tomadas distanciadas que resfriam e ressecam a narrativa. É uma aposta estilística que tanto pode sintonizar como enfastiar o espectador. Eu, por exemplo, oscilei entre os dois polos.