Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
“Eles voltaram” é a curta frase que a todo instante é comunicada entre os habitantes de um pequeno vilarejo em dia de festa: um casamento está marcado. A ameaça pior, há poucos meses da rendição alemã, seria se os nazistas estivessem retornando?
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
O novo mundo após a guerra desenha-se sombrio – a noiva trai o marido, é odiada pela sogra. Ocorrem incêndios criminosos, chuvas redentoras. Tudo em preto e branco. É um filme bem melhor do que pesam seus apressados críticos.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
The Playlist
por Eli Fine
“1945“ é repleto de tensão. O diretor Ferenc Török constrói o suspense através de longas imagens dos dois judeus andando pelo vilarejo a partir da estação de trem. Não me lembro de outro filme que use a ameaça dos judeus chegando da mesma maneira.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Télérama
por Pierre-Julien Marest
O clima de paranoia que se instaura parece justificar esta frase escrita por Faulkner: "O passado nunca morre, ele nunca é passado". Outro elemento notável neste filme é a reafirmação do egoísmo em tempos de guerra.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Alissa Simon
Nada na filmografia anterior de Helmer Török previa sua virtuosidade aqui. Em um filme com um diálogo surpreendentemente pequeno, um elenco bem talentoso, [...] permite de forma convincente que essa dissecação da vida na aldeia e questões de consciência sejam mais mostradas do que contadas.
A crítica completa está disponível no site Variety
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
“1945” [...] propõe um questionamento dos valores nos momentos em que nada parece valer. Não há rajadas de metralhadoras, nem alemães sádicos em cena, apenas o cotidiano de uma aldeia no interior da Hungria.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
New York Times
por Ben Kenigsberg
Atraente e belamente forjado, "1945" não é perfeito. [...] O estilo moderno da trilha sonora por Tibor Szemzo distrai mais do que ambientaliza, [...] E quanto ao design, o filme é mais provocativo, mais interessado na configuração do que no desfecho.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por Simone Zuccolotto
O interesse no comportamento reduzido a uma dinâmica de grupo e o desapreço pela individualização dos personagens esmaecem as tonalidades de tipos que estão com seus vícios e virtudes em carne viva.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Hollywood Reporter
por Boyd Van Hoeij
Belamente gravado pelo diretor de fotografia profissional Elemer Ragalyi, essa é uma respeitável, mas previsível, adição para a quantidade de filmes que lidam com o período imediatamente pós-guerra. [...] O tom restrito e solene do drama é ocasionalmente interrompido por momentos desleixados...
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
"1945" faz um registro seco e singular sobre a situação dos húngaros após a queda dos nazistas e a invasão dos russos em seus domínios. A paranoia dos gentios no retorno dos sobreviventes dos campos de concentração é o que move uma história de revelações em camadas.
A crítica completa está disponível no site Veja
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Com uma premissa para lá de interessante embaixo do braço, o realizador, porém, não consegue sobrepujar as camadas mais epidérmicas dos assuntos acessados cinematograficamente.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
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“Eles voltaram” é a curta frase que a todo instante é comunicada entre os habitantes de um pequeno vilarejo em dia de festa: um casamento está marcado. A ameaça pior, há poucos meses da rendição alemã, seria se os nazistas estivessem retornando?
Estado de São Paulo
O novo mundo após a guerra desenha-se sombrio – a noiva trai o marido, é odiada pela sogra. Ocorrem incêndios criminosos, chuvas redentoras. Tudo em preto e branco. É um filme bem melhor do que pesam seus apressados críticos.
The Playlist
“1945“ é repleto de tensão. O diretor Ferenc Török constrói o suspense através de longas imagens dos dois judeus andando pelo vilarejo a partir da estação de trem. Não me lembro de outro filme que use a ameaça dos judeus chegando da mesma maneira.
Télérama
O clima de paranoia que se instaura parece justificar esta frase escrita por Faulkner: "O passado nunca morre, ele nunca é passado". Outro elemento notável neste filme é a reafirmação do egoísmo em tempos de guerra.
Variety
Nada na filmografia anterior de Helmer Török previa sua virtuosidade aqui. Em um filme com um diálogo surpreendentemente pequeno, um elenco bem talentoso, [...] permite de forma convincente que essa dissecação da vida na aldeia e questões de consciência sejam mais mostradas do que contadas.
Folha de São Paulo
“1945” [...] propõe um questionamento dos valores nos momentos em que nada parece valer. Não há rajadas de metralhadoras, nem alemães sádicos em cena, apenas o cotidiano de uma aldeia no interior da Hungria.
New York Times
Atraente e belamente forjado, "1945" não é perfeito. [...] O estilo moderno da trilha sonora por Tibor Szemzo distrai mais do que ambientaliza, [...] E quanto ao design, o filme é mais provocativo, mais interessado na configuração do que no desfecho.
O Globo
O interesse no comportamento reduzido a uma dinâmica de grupo e o desapreço pela individualização dos personagens esmaecem as tonalidades de tipos que estão com seus vícios e virtudes em carne viva.
The Hollywood Reporter
Belamente gravado pelo diretor de fotografia profissional Elemer Ragalyi, essa é uma respeitável, mas previsível, adição para a quantidade de filmes que lidam com o período imediatamente pós-guerra. [...] O tom restrito e solene do drama é ocasionalmente interrompido por momentos desleixados...
Veja
"1945" faz um registro seco e singular sobre a situação dos húngaros após a queda dos nazistas e a invasão dos russos em seus domínios. A paranoia dos gentios no retorno dos sobreviventes dos campos de concentração é o que move uma história de revelações em camadas.
Papo de Cinema
Com uma premissa para lá de interessante embaixo do braço, o realizador, porém, não consegue sobrepujar as camadas mais epidérmicas dos assuntos acessados cinematograficamente.