Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinema com Rapadura
por Denis Le Senechal Klimiuc
O roteiro [...] contribui para que a cinebiografia não se perca em demagogia ou acervo excessivamente documental. A persona de Simonal é construída repleta de nuances, as quais ganham a forma e o talento de Fabrício Boliveira.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cinepop
por Nívia Passos
Toda essa força do cantor não conseguiria ser transmitida na tela se o intérprete escolhido não fosse alguém que conseguisse capturar os trejeitos e transmitir o mesmo carisma do verdadeiro – como fez Fabrício Boliveira. O ator, definitivamente, é Simonal em cena.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Almanaque Virtual
por Zeca Seabra
O mais incrível é analisar como o contexto deste filme é absolutamente pertinente com o quadro atual brasileiro onde a esquerda se faz de vítima para esconder seu fracasso ideológico adotando uma postura de perseguição política.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
O Globo
por André Miranda
A gente percebe o quanto Simonal foi um canalha, mas também que ele não era tão canalha assim. A ambientação da produção ajuda a entrarmos naquele período em que compreender o contexto era essencial.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Júlia Sabbaga
"Simonal" se aproveita bem do gênero para embalar seu filme com alguns dos maiores hits do cantor, criando uma trilha sonora deliciosa de ouvir. Tudo isso não seria possível sem o protagonista perfeito, encontrando na pele de Fabrício Boliveira.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Cineweb
por Neusa Barbosa
Tem o mérito de recuperar um pouco da figura do artista, não só pela interpretação empenhada de Boliveira, como pela providencial inserção de materiais de arquivo.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Basicamente "Simonal", de Leonardo Domingues, é um filme honesto. É verdade que desloca a problemática política em favor de questões raciais – mais em evidência hoje do que quando os fatos se deram.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Thales de Menezes
Há muito capricho nas reproduções de números de Simonal em programas de TV. [...] Num balanço, “Simonal” consegue vingar num gênero que já começa a saturar o mercado. Mas é mais didático do que emocionante.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Observatório do Cinema
por Caio Lopes
Falta a "Simonal" outro fator que poderia tê-lo elevado e que geralmente falta às nossas cinebiografias: atmosfera. Tomando boa parte de seu tempo nos anos finais da década de 60, o longa busca o sentimento da época através de frases feitas.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Papo de Cinema
por Robledo Milani
Entre o superficial e o mergulho mais profundo, [o diretor] entrega um filme bonito, ainda que careça justamente daquilo que o músico tanto se orgulhava: malandragem.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinema com Rapadura
O roteiro [...] contribui para que a cinebiografia não se perca em demagogia ou acervo excessivamente documental. A persona de Simonal é construída repleta de nuances, as quais ganham a forma e o talento de Fabrício Boliveira.
Cinepop
Toda essa força do cantor não conseguiria ser transmitida na tela se o intérprete escolhido não fosse alguém que conseguisse capturar os trejeitos e transmitir o mesmo carisma do verdadeiro – como fez Fabrício Boliveira. O ator, definitivamente, é Simonal em cena.
Almanaque Virtual
O mais incrível é analisar como o contexto deste filme é absolutamente pertinente com o quadro atual brasileiro onde a esquerda se faz de vítima para esconder seu fracasso ideológico adotando uma postura de perseguição política.
O Globo
A gente percebe o quanto Simonal foi um canalha, mas também que ele não era tão canalha assim. A ambientação da produção ajuda a entrarmos naquele período em que compreender o contexto era essencial.
Omelete
"Simonal" se aproveita bem do gênero para embalar seu filme com alguns dos maiores hits do cantor, criando uma trilha sonora deliciosa de ouvir. Tudo isso não seria possível sem o protagonista perfeito, encontrando na pele de Fabrício Boliveira.
Cineweb
Tem o mérito de recuperar um pouco da figura do artista, não só pela interpretação empenhada de Boliveira, como pela providencial inserção de materiais de arquivo.
Estado de São Paulo
Basicamente "Simonal", de Leonardo Domingues, é um filme honesto. É verdade que desloca a problemática política em favor de questões raciais – mais em evidência hoje do que quando os fatos se deram.
Folha de São Paulo
Há muito capricho nas reproduções de números de Simonal em programas de TV. [...] Num balanço, “Simonal” consegue vingar num gênero que já começa a saturar o mercado. Mas é mais didático do que emocionante.
Observatório do Cinema
Falta a "Simonal" outro fator que poderia tê-lo elevado e que geralmente falta às nossas cinebiografias: atmosfera. Tomando boa parte de seu tempo nos anos finais da década de 60, o longa busca o sentimento da época através de frases feitas.
Papo de Cinema
Entre o superficial e o mergulho mais profundo, [o diretor] entrega um filme bonito, ainda que careça justamente daquilo que o músico tanto se orgulhava: malandragem.