20ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Vencedor do prêmio de Melhor Filme Mostra Aurora e Prêmio Helena Ignez Destaque Feminino (Direção de Fotografia - Fernanda de Sena).
Mostra Internacional de Cinema de São Luis - MA
Vencedor dos Prêmios de Melhor Atriz (Andreia Pereira de Sousa) e Melhor Montagem.
III Pirenópolis Doc - GO
Vencedor do prêmio de Melhor Filme pelos Júris da Crítica e Jovem.
Festival de Cinema de Vitória - ES
Vencedor dos Prêmios de Melhor Contribuição Artística, Melhor Roteiro e Melhor Filme (Júri Técnico).
XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema - BA
Vencedor do Prêmio IndieLisboa.
X Janela Internacional de Cinema do Recife - PE
Menção Especial na Mostra Competitiva de Longas.
9.ª Semana - Festival de Cinema
Vencedor do prêmio de Melhor Montagem.
12.º FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino
Vencedor dos prêmios de Melhor Destaque Feminino na Competição Internacional, Melhor Longa-Metragem pelo Juri Elviras e Prêmio Especial do Júri da Competição Nacional.
28.º Festival Internacional de Cinema de Marseile
Vencedor dos prêmios de público: melhor Filme pelo Júri Popular, o Prix Marseille Espérance e o Prix Renaud Victor.
24.º Festival Internacional de Cinema de Valdívia
Vencedor do prêmio de Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Crítica.
22.º Festival Internacional de Ourense
Vencedor do prêmio de Melhor Ópera Prima e Melhor Filme pelos Cineclubistas.
32.º Festival Internacional de Mar del Plata
Vencedor dos prêmios de Melhor Longa-Metragem pelo Júri da Crítica na Competição Latinoamericana.
39.º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano
Vencedor do Prêmio de Melhor Documentário.
Quando se mudou para Belo Horizonte dez anos atrás, a diretora Juliana Antunes percebeu que a capital mineira tinha vários bairros com nome de mulher, a maioria deles na periferia. Esse foi o ponto inicial para a criação da história do filme.
Como forma de recrutar personagens para participar do filme, Juliana Antunes pregou cartazes nas ruas procurando por mulheres interessadas em fazer parte da produção. A abordagem não funcionou, e a diretora precisou investir em outra: colar um cartaz ao lado de um salão de beleza.
Andreia, que é uma das protagonistas do filme, só aceitou participar sob a condição de que Juliana Antunes se mudasse para a favela, já que ela não estaria tão disponível para ser filmada quando a diretora quisesse. Juliana então alugou um barracão de 30m² e morou lá por seis meses.
Juliana Antunes escrevia o roteiro diariamente, de acordo com os acontecimentos imprevisíveis da vida na periferia.
De acordo com a diretora, as maiores dificuldades para as gravações foram as guerras entre facções rivais, que prolongaram a produção por seis anos, e a necessidade de “autorização masculina”. “Maridos, irmãos, namorados tinham que concordar com filme para que as mulheres pudessem gravar. Perdemos a oportunidade de gravar várias outras mulheres pela misoginia", declarou Juliana Antunes.
Juliana Antunes acredita que o filme deu voz às mulheres e luta contra desigualdades de cunho racial, social, regional e salarial.