Minha conta
    Baronesa
    Média
    4,0
    publicações
    • Almanaque Virtual
    • Ccine10
    • Estado de São Paulo
    • Papo de Cinema
    • Zero Hora
    • Carmattos
    • Cine Festivais
    • O Globo
    • Preview
    • Cineweb
    • Cineplayers
    • Folha de São Paulo
    • Veja

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Almanaque Virtual

    por Filippo Pitanga

    Muitos são os temas de conversa entre eles que flui naturalmente, com questões bastante caras à sociedade moderna, como virgindade, casamento, masturbação e moradia e etc, mas nunca tirando o protagonismo das mulheres.

    A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

    Ccine10

    por Kadu Silva

    Juliana impressiona pela condução dos personagens que não se mostram em nenhum momento inibidos diante da câmera, a naturalidade que as cenas são apresentadas parecem saídas de um ensaio de meses de uma produção ficcional.

    A crítica completa está disponível no site Ccine10

    Estado de São Paulo

    por Luiz Carlos Merten

    Por mais graves que sejam as questões debatidas – estupros, assassinatos nas favelas –, o filme mantém certa leveza. Consegue ser divertido. O mais importante é o vínculo com o real. Em nenhum momento Juliana falsifica a realidade para dar sua versão do empoderamento feminino.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Papo de Cinema

    por Marcelo Müller

    "Baronesa" nos joga dentro de um espaço em que a violência é intrínseca ao dia a dia dos moradores, não fazendo dela ingrediente espetacular, nem procurando explicitar banalmente causas e efeitos, pois ambos surgem francamente nos colóquios.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Zero Hora

    por Daniel Feix

    "Baronesa" é tão rico em sua construção que parece um filme modelar de diversos aspectos das relações contemporâneas, da desassistência social à sexualização precoce, da desordem urbanística à ausência da figura masculina nos lares brasileiros.

    A crítica completa está disponível no site Zero Hora

    Carmattos

    por Carlos Alberto Mattos

    O filme cativa pelo que traz de linguagem oral e de silêncios ressonantes; pelo que capta de intimidade e espontaneidade de suas protagonistas, bem como pela poesia aleatória, por exemplo, do olhar mudo e inquiridor de uma criança ao seu redor.

    A crítica completa está disponível no site Carmattos

    Cine Festivais

    por Rodrigo Pinto

    Por suposto, "Baronesa" é um destes filmes que não apelam para a catarse. Ou melhor, é um destes filmes que não terminam, mas que, como o crítico francês André Bazin dizia, “retornam ao tempo como os rios retornam ao mar”.

    A crítica completa está disponível no site Cine Festivais

    O Globo

    por Daniel Schenker

    A limitação ao olhar se impõe como uma das riquezas desse trabalho. Além de valorizar a dramaturgia dos espaços, a diretora prioriza as presenças das mulheres — sem deixar de realçar a constante interação com um homem.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Preview

    por Vitor Búrigo

    "Baronesa" é um filme necessário e impactante porque mostra a vida como ela é na periferia, dá voz às mulheres e retrata a realidade de pessoas que buscam esperança num futuro próximo, ainda que envoltas em medo, violência e desigualdade.

    A crítica completa está disponível no site Preview

    Cineweb

    por Alysson Oliveira

    O que o documentário capta, com muita sensibilidade e sagacidade, é o movimento da roda história no presente imediato, quando uma camada da população quase sempre esquecida pelos governantes parece mais abandonada do que nunca.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Cineplayers

    por Daniel Dalpizzolo

    De todo modo, ao que se espera de um filme capaz de remeter a cinemas de tamanha força, a experiência ainda é mais do que instigante e necessária enquanto exercício de olhar para o que geralmente se evita ver.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Folha de São Paulo

    por Andrea Ormond

    Eis uma boa sacada: Negão convive com as duas, mas “Baronesa” mantém o foco nas mulheres. [...] No entanto, o discurso das personagens derrapa. Muitas vezes soa enfadonho, exaure. [...] A manicure Andreia fala excessivamente por minutos até concluir o raciocínio e impor alguma epifania.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    "Baronesa" é o já manjado híbrido entre ficção e documentário — o docudrama. São personagens reais em situações muitas vezes encenadas. Embora a diretora consiga explorar com vivacidade a realidade brasileira, a fórmula do registro fake, se não há renovação, está com o prazo de validade vencido.

    A crítica completa está disponível no site Veja
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top