Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Abram espaço em suas prateleiras cinéfilas de clássicos de discussão de relacionamento de Woody Allen e Bergman para este filme devastadoramente pessoal.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
[...] o que "Pendular" demonstra bem é que a obra nasce mesmo que o próprio artista não tenha plena consciência de onde ela veio (assim como a dançarina segue um cabo de aço a partir de seu ponto final para tentar descobrir sua origem).
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
O Globo
por André Miranda
“Pendular” é uma obra que nos faz buscar significados em cada cena. […] O importante é entender que um cinema como propõe Julia tem o poder de abrir a mente do espectador.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Hollywood Reporter
por John DeFore
Este filme de relacionamento beneficia de um senso excepcionalmente bom da vida do artista. "Pendular" é um olhar inteligente e envolvente em dois artistas tentando compartilhar uma vida e um estúdio sem perder de vista suas próprias necessidades no processo.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Cineplayers
por Pedro Tavares
[...] "Pendular" se faz como falsa peça didática, livre para a contradição que se justifica pelo amor – pelo cônjuge ou pelo que se faz da vida – e se faz mais um norte para Murat: o das reações, antes pouco exploradas em sua filmografia, agora como mais uma bifurcação a sublinhar.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
Um filme que se equilibra nos corpos e se materializa melhor na pele de Raquel Karro, através de sua dança e de um rosto muito expressivo. É bem mais fácil identificar-se, até instintivamente, com Raquel, cujo trabalho brota diretamente de sua pele, de seu corpo, de seus movimentos.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Evitando ancorar-se nos pontos de tensão, ou, ao menos, se esforçando para camuflá-los em meio a um fluxo que justapõe arte e vida, Julia Murat cria um filme poético, nem sempre incisivo, mas que sustenta um discurso dos afetos.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Preview
por Edu Fernandes
Mesmo com suas sutilezas, "Pendular" reserva cenas com maior potência. Os ensaios de dança contemporânea à moda de Pina Bausch rendem bons momentos, mas os encontros sexuais entre os personagens realmente impressionam.
A crítica completa está disponível no site Preview
Críticos.Com.Br
por Daniel Schenker
[...] Pendular desponta como uma proposta artística próxima de "Em Três Atos" , dirigido recentemente pela mãe de Julia, Lucia Murat. [...] [Julia] realça a existência de um cabo de aço que atravessa o espaço do galpão sem utilidade definida.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
O filme chega em momento tão conturbado que seria lícito esperar algo mais engajado, mais a contrapelo de questões contemporâneas e prementes. Soa, nesse momento, como um exercício de esplêndido isolamento.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Ccine10
por Kadu Silva
“Pendular” é uma obra autoral, artística, que não consegue apresentar nada além de belas imagens, é uma obra cult feita para um grupo pequeno de supostos entendidos que apreciam o nada.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Observatório do Cinema
por Vítor Guimarães
Talvez "Pendular" seja realmente um bom retrato de uma geração de artistas que tanto fala em produzir mas pouco produz. E produz menos ainda obras que se tornam realmente relevantes fora de seu restrito e absorto círculo criativo.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Embora plasticamente bonito, com ousada exposição dos corpos dos atores e ensaios que mesclam arte, arquitetura e dança, o drama "Pendular" tem conflitos rasos (e mal resolvidos) e patina em sequências monótonas e dispensáveis.
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
Abram espaço em suas prateleiras cinéfilas de clássicos de discussão de relacionamento de Woody Allen e Bergman para este filme devastadoramente pessoal.
Cinema em Cena
[...] o que "Pendular" demonstra bem é que a obra nasce mesmo que o próprio artista não tenha plena consciência de onde ela veio (assim como a dançarina segue um cabo de aço a partir de seu ponto final para tentar descobrir sua origem).
O Globo
“Pendular” é uma obra que nos faz buscar significados em cada cena. […] O importante é entender que um cinema como propõe Julia tem o poder de abrir a mente do espectador.
The Hollywood Reporter
Este filme de relacionamento beneficia de um senso excepcionalmente bom da vida do artista. "Pendular" é um olhar inteligente e envolvente em dois artistas tentando compartilhar uma vida e um estúdio sem perder de vista suas próprias necessidades no processo.
Cineplayers
[...] "Pendular" se faz como falsa peça didática, livre para a contradição que se justifica pelo amor – pelo cônjuge ou pelo que se faz da vida – e se faz mais um norte para Murat: o das reações, antes pouco exploradas em sua filmografia, agora como mais uma bifurcação a sublinhar.
Cineweb
Um filme que se equilibra nos corpos e se materializa melhor na pele de Raquel Karro, através de sua dança e de um rosto muito expressivo. É bem mais fácil identificar-se, até instintivamente, com Raquel, cujo trabalho brota diretamente de sua pele, de seu corpo, de seus movimentos.
Papo de Cinema
Evitando ancorar-se nos pontos de tensão, ou, ao menos, se esforçando para camuflá-los em meio a um fluxo que justapõe arte e vida, Julia Murat cria um filme poético, nem sempre incisivo, mas que sustenta um discurso dos afetos.
Preview
Mesmo com suas sutilezas, "Pendular" reserva cenas com maior potência. Os ensaios de dança contemporânea à moda de Pina Bausch rendem bons momentos, mas os encontros sexuais entre os personagens realmente impressionam.
Críticos.Com.Br
[...] Pendular desponta como uma proposta artística próxima de "Em Três Atos" , dirigido recentemente pela mãe de Julia, Lucia Murat. [...] [Julia] realça a existência de um cabo de aço que atravessa o espaço do galpão sem utilidade definida.
Estado de São Paulo
O filme chega em momento tão conturbado que seria lícito esperar algo mais engajado, mais a contrapelo de questões contemporâneas e prementes. Soa, nesse momento, como um exercício de esplêndido isolamento.
Ccine10
“Pendular” é uma obra autoral, artística, que não consegue apresentar nada além de belas imagens, é uma obra cult feita para um grupo pequeno de supostos entendidos que apreciam o nada.
Observatório do Cinema
Talvez "Pendular" seja realmente um bom retrato de uma geração de artistas que tanto fala em produzir mas pouco produz. E produz menos ainda obras que se tornam realmente relevantes fora de seu restrito e absorto círculo criativo.
Veja
Embora plasticamente bonito, com ousada exposição dos corpos dos atores e ensaios que mesclam arte, arquitetura e dança, o drama "Pendular" tem conflitos rasos (e mal resolvidos) e patina em sequências monótonas e dispensáveis.