Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Folha de São Paulo
por Lúcia Monteiro
Em "O Insulto", o lugar da vítima e do agressor estão sob permanente disputa. O refugiado palestino e o libanês cristão revezam-se em ambos papéis, o que não implica em uma suposta neutralidade do filme, mas garante pontos de vista cambiantes.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Ccine10
por Kadu Silva
O elenco está extremamente bem no filme, dos protagonistas aos coadjuvantes, todos encontram o momento de brilhar durante a narrativa. A montagem do filme também se destaca por conseguir tornar o longa uma elipse constante de tensão que só aumenta a cada segundo.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
O Globo
por Susana Schild
Doueri atua como um advogado isento, atento aos dois lados. Com vigor e equilíbrio, ele administra a alternância entre sobriedade e explosões emocionais, físicas e verbais.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rolling Stone
por Peter Travers
O suspense de tribunal de Ziad Doueiri está repleto de provações pertinentes. Não se deixe enganar pela estrutura inicialmente esquemática. O diretor sabe muito bem preencher os espaços entre as brigas com nuances e insinuações.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Lee Marshall
"O Insulto" também é muito bom ao mostrar como um duelo de honra entre dois homens, em estilo faroeste, é cooptado e manipulado quando se torna uma crise política e toda a mídia do país quer colocar sal em suas feridas antigas.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Boyd van Hoeij
Este filme de moldes clássicos e belamente filmado pode soar longo demais, no entanto, é uma obra de arte fascinante que deve encontrar seu público em lançamentos limitados e cinemas de arte.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Jacques Morice
Partindo de uma farsa corrosiva, "O Insulto" se transforma em um filme de tribunal, em moldes americanos, e servil às regras do gênero: tensão, emoção, revelações inesperadas, irrupção de dúvida sobre os erros de cada um...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineplayers
por Francisco Carbone
Com o domínio de linguagem adquirido em solo americano, Doueiri parte para aprimorar seu riscado com uma narrativa específica que só poderia ser escrita na sua região do mundo, um lugar onde atos corriqueiros podem sim se transformar em transtornos diplomáticos.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Papo de Cinema
por Robledo Milani
"O Insulto" se transforma em algo muito maior do que os atos que vemos discorrer na tela. O surrealismo de tudo tanto transforma quanto incomoda. E, justamente, por ser um retrato de uma realidade tão específica, se mantém distante daquilo que aceitamos como crível, permitindo interpretações extremas.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Variety
por Jay Weissberg
Rumo ao final, Doueiri tenta trazer um pouco mais de nuance aos personagens principais, mas a raiva de Tony impede qualquer comportamento conciliatório, e soa um tanto manipuladora. Yasser se torna o personagem mais complexo, mas talvez seja apenas por se mostrar mais contido.
A crítica completa está disponível no site Variety
Critikat.com
por Alain Zind
Infelizmente, Doueiri cede à armadilha estética da simplificação retórica, ou seja, a demonstração de elementos diegéticos como fatos produzindo unicamente resultados, ao invés de questionamentos.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
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Folha de São Paulo
Em "O Insulto", o lugar da vítima e do agressor estão sob permanente disputa. O refugiado palestino e o libanês cristão revezam-se em ambos papéis, o que não implica em uma suposta neutralidade do filme, mas garante pontos de vista cambiantes.
Ccine10
O elenco está extremamente bem no filme, dos protagonistas aos coadjuvantes, todos encontram o momento de brilhar durante a narrativa. A montagem do filme também se destaca por conseguir tornar o longa uma elipse constante de tensão que só aumenta a cada segundo.
O Globo
Doueri atua como um advogado isento, atento aos dois lados. Com vigor e equilíbrio, ele administra a alternância entre sobriedade e explosões emocionais, físicas e verbais.
Rolling Stone
O suspense de tribunal de Ziad Doueiri está repleto de provações pertinentes. Não se deixe enganar pela estrutura inicialmente esquemática. O diretor sabe muito bem preencher os espaços entre as brigas com nuances e insinuações.
Screen International
"O Insulto" também é muito bom ao mostrar como um duelo de honra entre dois homens, em estilo faroeste, é cooptado e manipulado quando se torna uma crise política e toda a mídia do país quer colocar sal em suas feridas antigas.
The Hollywood Reporter
Este filme de moldes clássicos e belamente filmado pode soar longo demais, no entanto, é uma obra de arte fascinante que deve encontrar seu público em lançamentos limitados e cinemas de arte.
Télérama
Partindo de uma farsa corrosiva, "O Insulto" se transforma em um filme de tribunal, em moldes americanos, e servil às regras do gênero: tensão, emoção, revelações inesperadas, irrupção de dúvida sobre os erros de cada um...
Cineplayers
Com o domínio de linguagem adquirido em solo americano, Doueiri parte para aprimorar seu riscado com uma narrativa específica que só poderia ser escrita na sua região do mundo, um lugar onde atos corriqueiros podem sim se transformar em transtornos diplomáticos.
Papo de Cinema
"O Insulto" se transforma em algo muito maior do que os atos que vemos discorrer na tela. O surrealismo de tudo tanto transforma quanto incomoda. E, justamente, por ser um retrato de uma realidade tão específica, se mantém distante daquilo que aceitamos como crível, permitindo interpretações extremas.
Variety
Rumo ao final, Doueiri tenta trazer um pouco mais de nuance aos personagens principais, mas a raiva de Tony impede qualquer comportamento conciliatório, e soa um tanto manipuladora. Yasser se torna o personagem mais complexo, mas talvez seja apenas por se mostrar mais contido.
Critikat.com
Infelizmente, Doueiri cede à armadilha estética da simplificação retórica, ou seja, a demonstração de elementos diegéticos como fatos produzindo unicamente resultados, ao invés de questionamentos.