A poesia da vida cotidiana das pessoas que vivem nas cidades de São José do Egito e Ouro Velho e Prata, que fazem fronteira com Pernambuco e Paraíba, respectivamente. Um povo cercado por histórias poéticas e de cantoria. Uma memória aos vates do sertão que enche o local com música e poesia.
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
O Silêncio da Noite é Que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras
Poesia da terra, terra da poesia
por Bruno Carmelo
Este documentário se articula em torno de um importante jogo de opostos. Por um lado, sua estrutura é bastante simples: diversos repentistas declamam os versos próprios ou dos grandes poetas de sua terra à câmera do diretor Petrônio Lorena, enquanto a imagem busca retratar a rotina dos vilarejos humildes do Vale do Pajeú, na fronteira entre Pernambuco e Paraíba. Por outro lado, o título é extenso e solene, fragmento de uma poesia rebuscada, belíssima em sua métrica, suas letras, sua compreensão do mundo. O filme se constrói no choque entre o simples e o sofisticado, o popular e o erudito, o pobre e o rico.Os contrastes são muito bem captados por sons e imagens. A fotografia se encarrega de apreender a beleza ambiente sem idealizá-la nem decorá-la com luzes artificiais. A montagem efetua pequenas dissociações de som e imagem, suficientes para provocar o espectador ao inserir estas reflexõ
Ler a crítica
Trailer
O Silêncio da Noite é que Tem Sido Testemunha das Minhas Amarguras Trailer
São seis longas e 20 curtas nas três mostras competitivas.
segunda-feira, 8 de maio de 2017
Comentários do leitor
Edvaldo Santos
2 seguidores
12 críticas
Seguir usuário
4,0
Enviada em 21 de março de 2018
O diretor Petrônio Lorena, músico e cineasta pernambucano, em uma obra visceral, nos leva à uma viagem poética no universo do repente e dos cantadores nordestinos. A temática é o reflexo de suas vivências e paixões a partir de sua terra natal, Serra Talhada. A quantidade de material captado ao longo de anos pelo diretor daria para mais outros filmes. No entanto, a montagem é bem objetiva e construída com simplicidade e precisão, ...
Leia Mais
PEDRO MARQUES NETO
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 18 de maio de 2024
Um filme poético sobre um tipo riquíssimo de produção poética do Brasil. Para além da filmagem sensível e bonita, o filme não deixa de documentar o contexto social desse ambiente marcado pela poesia oral.
Na semana de estreia do filme, foi realizado um circuito alternativo de exibições pelo interior de Pernambuco, especialmente na cidade de São José do Egito, que é citada no filme.
Finalista
Ficou entre os dez melhores filmes da 40ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2016.
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor Inquieta Cine
Ano de produção2016
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade