Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
A grande arte de Guédiguian consiste em defender a ideia do “outro mundo possível” sem incorrer em ingenuidade nem desprezar as contradições de quem se julga na obrigação moral de estender a mão aos outros. Trabalha na ausência total de pieguice e, por isso mesmo, seu filme é emocionante e lúcido.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Télérama
por Jacques Morice
Apesar da melancolia dominante, as esperanças persistem: o amor da arte e da poesia. O amor, simplesmente... E também existe o mar, seus peixes e polvos que nos lembram que a antiguidade permanece... Nem tudo está perdido.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Cineweb
por Neusa Barbosa
"Uma Casa à Beira-Mar" é uma aposta tanto na sensibilidade do espectador para seguir estas histórias individuais cheias de detalhes com a calma devida para absorver um momento de revisão, de rearrumação, na vida de todos eles.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Critikat.com
por Théo Charrière
A percepção é o coração palpitante do cinema de Guédiguian, é o espaço no qual se mergulham os dramas. Na percepção, a ação sempre se torna a consequência de uma visão forçada pela violência.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
A casa e os limites físicos do vilarejo funcionam como espaço teatral, um ponto de encontro entre Tchékhov e Brecht, que Guédiguian evoca para explicitar o vínculo dos dramas interiores com as forças que vêm de fora.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por André Miranda
Guédiguian é um diretor que aborda a política em seu espectro mais humano, uma característica principal de “Uma Casa à Beira-Mar”. Os refugiados são o elemento mais importante, mas a cada diálogo são derramadas entrelinhas que sugerem uma necessidade mais ampla de Justiça.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Screen International
por Jonathan Romney
O drama baseado usa traços econômicos para esboçar temas de mudança social mais ampla [...] O elenco de Guédiguian o serve lindamente, com Darroussin como um rapaz “amargo” e Ascaride em uma de suas melhores atuações. Além disso, as configurações e o folclore mediterrâneo, como sempre, dão corpo a trama.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Boyd van Hoeij
Em termos de atuação e de técnicas, o filme é bastante familiar. A locação nos arredores de Marselha, entrega ao trabalho algo pitoresco, com um porto e uma ponte ferroviária. Mesmo assim, o diretor continua muito sintonizado a problemas associados à vida em uma vila na costa no século XXI.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Jessica Kiang
Guédiguian é mais um contador de histórias clássico do que um estilista formal e na maior parte do filme nos mostra seus retratos afetuosos e sua visão ampla da natureza cíclica. Apesar de toda a sua suavidade, o filme faz uma afirmação desafiadora de que a vazante será sempre seguida pelo fluxo.
A crítica completa está disponível no site Variety
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Estado de São Paulo
A grande arte de Guédiguian consiste em defender a ideia do “outro mundo possível” sem incorrer em ingenuidade nem desprezar as contradições de quem se julga na obrigação moral de estender a mão aos outros. Trabalha na ausência total de pieguice e, por isso mesmo, seu filme é emocionante e lúcido.
Télérama
Apesar da melancolia dominante, as esperanças persistem: o amor da arte e da poesia. O amor, simplesmente... E também existe o mar, seus peixes e polvos que nos lembram que a antiguidade permanece... Nem tudo está perdido.
Cineweb
"Uma Casa à Beira-Mar" é uma aposta tanto na sensibilidade do espectador para seguir estas histórias individuais cheias de detalhes com a calma devida para absorver um momento de revisão, de rearrumação, na vida de todos eles.
Critikat.com
A percepção é o coração palpitante do cinema de Guédiguian, é o espaço no qual se mergulham os dramas. Na percepção, a ação sempre se torna a consequência de uma visão forçada pela violência.
Folha de São Paulo
A casa e os limites físicos do vilarejo funcionam como espaço teatral, um ponto de encontro entre Tchékhov e Brecht, que Guédiguian evoca para explicitar o vínculo dos dramas interiores com as forças que vêm de fora.
O Globo
Guédiguian é um diretor que aborda a política em seu espectro mais humano, uma característica principal de “Uma Casa à Beira-Mar”. Os refugiados são o elemento mais importante, mas a cada diálogo são derramadas entrelinhas que sugerem uma necessidade mais ampla de Justiça.
Screen International
O drama baseado usa traços econômicos para esboçar temas de mudança social mais ampla [...] O elenco de Guédiguian o serve lindamente, com Darroussin como um rapaz “amargo” e Ascaride em uma de suas melhores atuações. Além disso, as configurações e o folclore mediterrâneo, como sempre, dão corpo a trama.
The Hollywood Reporter
Em termos de atuação e de técnicas, o filme é bastante familiar. A locação nos arredores de Marselha, entrega ao trabalho algo pitoresco, com um porto e uma ponte ferroviária. Mesmo assim, o diretor continua muito sintonizado a problemas associados à vida em uma vila na costa no século XXI.
Variety
Guédiguian é mais um contador de histórias clássico do que um estilista formal e na maior parte do filme nos mostra seus retratos afetuosos e sua visão ampla da natureza cíclica. Apesar de toda a sua suavidade, o filme faz uma afirmação desafiadora de que a vazante será sempre seguida pelo fluxo.