O ator Patrick Stewart já tinha participado da seleção para interpretar o personagem Jafar, em Aladdin (1992), mas se recusou. Segundo Stewart, ele ainda é arrependido por essa escolha.
Antes mesmo de ser lançado, o filme da Disney, Aladdin, já tinha sido mencionado em produções anteriores, também em outros filmes da Disney. Um deles é o Mogli, o Menino Lobo (2016), com uma cena em que a lâmpada do gênio é vista no templo do rei Louie. O outro é A Bela e a Fera (2017), onde um modelo do castelo de Agrabah aparece.
O diretor de Aladdin (2019), Guy Ritchie, declarou estar realmente interessante em fazer o filme por achar que essa é a história da Disney que mais se aproxima do que ele gosta de participar e produzir.
Uma das canções clássicas do filme, “Friend Like Me”, foi gravada com o ator Will Smith logo no primeiro dia que ele teve um encontro com os compositores.
Antes de Mena Massoud ser o escolhido para interpretar o próprio Aladdin, os atores Dev Patel, Avan Jogia e Riz Ahmed chegaram a ser considerados para fazer o papel.
Na intenção de escolher os personagens ideais para fazerem o papel de Aladdin e Jasmine, as produções do filme, que começariam em julho de 2017, sofreram um grande atraso.
O ator de Aladdin, Mena Massoud, nasceu justamente no mesmo ano em que o filme original de Aladdin foi lançado, em 1992.
O ator Will Smith chegou a ter a possibilidade de trabalhar em Dumbo (2019), mas optou por participar de Aladdin (2019). A mesma situação aconteceu com a atriz Emma Watson, que chegou a ter a proposta de interpretar a própria Cinderella no filme de 2015, mas preferiu ficar com o papel de Bela, em A Bela e a Fera (2017).
O ator e comediante, Gabriel Iglesias, chegou a ser cogitado para dar vida ao papel do Gênio em Aladdin (2019) ao invés de Will Smith.
Toda a aparência do personagem Gênio é baseada diretamente em como ele é no filme original, de 1992, sobretudo pelas suas algemas. No entanto, também há algumas inspirações em outras variações da história, que é o caso do traje azul do persnagem quando ele vira o servo de Aladdin enquanto príncipe Ali. Nessas cenas, o figurino pega referências da versão musical de Aladdin da Broadway.