Selecionado para a categoria Em Competição de 2018.
O filme é um dos selecionados para a 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Segundo o próprio diretor de A Árvore dos Frutos Selvagens (2019), Nuri Bilge Ceylan, a árvore de pêra do filme reflete o caminho de um filho que se assemelha ao que seu pai traçou.
No processo de construir o roteiro para a árvore de pêra do filme, o diretor usou como referência algumas citações de autores famosos, como Friedrich Nietzsche, Anton Chekhov e Fyodor Dostoevsky.
Segundo o diretor, o filme tem a intenção de contar a história de um homem jovem que tem um forte sentimento de culpa por se considerar diferente a ponto de não conseguir aceitar este fato e que ele está sendo levado para um caminho que ele simplesmente nao pode abraçar, sem ao mesmo tempo se favorever sem ser injusto com alguém.
Este filme é baseado na história de vida do pai do co-roteirista Akin Aksu.
A cidade da Turquia, Çannakkale, onde o diretor Nuri Bilge Ceylan passou sua infância, é a mesma onde se passa o filme A Árvore dos Frutos Selvagens (2019).
Embora o filme seja do gênero 'drama', o ator Doğu Demirkol que interpreta Sinan, personagem principal, é na verdade um comediante de stand-up.
Dogu Dermikol nunca tinha assistido um filme dirigido por Nuri Bilge Ceylan.
O filme foi ovacionado durante 15 minutos após sua exibição no Festival de Cannes.
O diretor levou quase um ano para editar todas as imagens.