Três artistas que participaram da animação original de O Rei Leão (1994) estão com o mesmo posto que tiveram na versão do filme em live-action. Os nomes são Elton John, Tim Rice e James Earl Jones, que exercem as funções de compositor da música original, compositor do filme e a dublagem do personagem Mufasa, respectivamente.
Antes de definirem que a dublagem de Scar seria feita por Chiwetel Ejiofor, o ator Jeremy Irons chegou a demonstrar interesse em fazer a voz do personagem novamente, assim como na animação de 1994.
Assim como na animação original de O Rei Leão (1994), os atores que fazem a dublagem dos personagens Timão e Pumba na versão live-action, Billy Eichner e Seth Rogen, fizeram suas gravações juntos. No desenho, os atores eram Nathan Lane e Ernie Sabella
A princípio, a música do personagem Scar "Be Prepared" tinha sido vetada pelos executivos da Disney porque, segundo eles, há fortes traços de nazismo. Além disso, consideraram que a voz do ator Chiwetel Ejiofor não era boa para o tom da música. Entretanto, o estúdio acabou encaixando a música na versão live-action porque a decisão anterior não tinha sido aceibemta pelo público, incluindo os críticos de cinema e fãs.
O Rei Leão (2019) será o segundo filme live action da Disney a ser dirigido por Jon Favreau, seguido de Mogli - O Menino Lobo (2016)
Diferente da animação original de O Rei Leão (1994), as hienas Ed e Banzai terão nomes africanos Kamari e Azizi, que significam "poderoso" e "luar", respectivamente.
Assim como na animação, as versões live-action de O Rei Leão (2019) começou a ser produzido e foi lançado logo depois de Aladdin (2019).
Embora este filme seja referido como uma produção "live-action", nenhuma cena possui elementos humanos - tudo é computadorizado.
Para acompanhar a personalidade da hiena Azizi - um tanto desajeitada, debochada e também cômica -, o ator Eric André foi a escolha perfeita, já que essas características das personagem têm a ver com o humor do dublador.
Neste filme, todos os personagens leões terão suas vozes dubladas por atores com ascendência africana, diferente de como foi na animação de 1994.
Assim como Frozen 2 (2019) e Toy Story 4 (2019), O Rei Leão (2019) será um dos primeiros longas da Disney a serem lançados no Disney+.
Em O Rei Leão (2019), o ator John Oliver fará parte do elenco de dublagem de um longa de animação. A primeira vez foi quando participou dos filmes da franquia Smurfs em live-action.