1993. Arrogante e inflexível, Gustavo Franco (Emílio Orciollo Neto) é um crítico feroz da política econômica adotada pelo governo brasileiro nos últimos anos, que resultou em um cenário de hiperinflação. Opositor de políticas de cunho social, ele é adepto de um choque fiscal de forma que seja criada uma moeda forte, que devolva a dignidade aos cidadãos. Quando o presidente Itamar Franco (Bemvindo Siqueira) nomeia Fernando Henrique Cardoso (Norival Rizzo) como o novo Ministro da Fazenda, Gustavo é convidado a integrar uma verdadeira força-tarefa, cujo objetivo é criar um novo plano econômico.
Classificação indicativa a definir por http://www.culturadigital.br/classind
Críticas AdoroCinema
2,0
Fraco
Real - O Plano por Trás da História
Os super-heróis do Planalto
por Francisco Russo
Plano Cruzado, Cruzado Novo, Collor e outros tantos. Quem tem mais de 30 anos lembra bem da época em que o governo brasileiro, seja ele qual fosse, de tempos em tempos soltava um novo plano econômico na ânsia em conter a inflação. Todos sonhadores, todos fracassados. Apenas em 1993, no governo de Itamar Franco, veio o tal "plano infalível". Sem nenhum outro a sucedê-lo, ao menos por enquanto, o impacto do plano Real na economia e sociedade brasileira foi tão significativo que, pouco mais de duas décadas depois, tem sua história narrada nas telas de cinema. A pergunta que fica é: foi apenas por isto mesmo?
Não é possível analisar Real - O Plano por Trás da História sem levar em consideração a conjuntura política do país, até mesmo para compreendê-lo melhor. Em um período de intensa rivalidade partidária, decorrente de fatos recentes envolvendo o impeachment de uma presidenta eleita e a en
Uma importante lição para as gerações conhecerem a história recente do Brasil, e como chegamos à estabilização econômica que preparou o país para a onda de desenvolvimento interrompida pelo populismo dos últimos governos.
Jordan L.
1 crítica
Seguir usuário
5,0
Enviada em 25 de maio de 2017
Excelente filme. Se desnude do preconceito ideológico e vá assistir pra tirar suas conclusões. É um filme menos de política e mais de história econômica brasileira.
Nelson J
48.290 seguidores
1.703 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 31 de maio de 2017
Filme excelente que mostra a situação política e econômica que levaram ao Plano Real. O Emílio Orciollo Neto faz uma interpretação brilhante do personagem central do Plano Real, o Gustavo Franco que ocupou posição de destaque chegando a presidência do Banco Central. O filme usa uma linguagem o menos econômica possível, mas sem perder o conteúdo. Os interesses políticos, dos investidores e dos técnicos permeiam toda a trama, assim ...
Leia Mais
Rita B.
2 críticas
Seguir usuário
5,0
Enviada em 31 de maio de 2017
Ótimos atores, a história muito bem contada tem um ótimo ritmo. Além do nascimento do Plano Real, o filme mostra, sutilmente, que o Brasil é sempre travado pelos políticos que pensam apenas em se eleger. É um filme atual, pois os mesmos políticos perpetuam-se no poder até hoje.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade