Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Celso Rodrigues Ferreira Junior
O modo como Rassi constrói essa atmosfera volta a lembrar a técnica de Clint Eastwood: o desenvolvimento da narrativa é lento, quase um fardo a evidenciar a falta de perspectiva que rodeia os personagens. Essa falta de perspectiva é ressaltada, também, pela decadência do cenário...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cineplayers
por Francisco Carbone
Em cena, mal dá para acreditar que Xavier já não vinha bem de saúde há alguns anos. O personagem guarda uma chama no olhar que ele mantém intacta durante parte da projeção, e que vira uma explosão de vigor e ferocidade a partir da virada do personagem...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
O Globo
por Daniel Schenker
Rassi demonstra considerável habilidade na construção dos diálogos que realçam a comunicação precária entre os personagens. [...] Rassi ainda acerta na criação de uma atmosfera de ameaça e na conciliação entre um ritmo nada acelerado e cenas de ação.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
Amador é um anti-herói melancólico, preso aos feitos do passado, mas disposto a deixar seu legado para um sobrinho aspirante a matador. A calmaria, porém, é falsa. Sua face obscura se ilumina aos poucos e o final é digno dos grandes westerns.
A crítica completa está disponível no site Preview
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Nelson interpreta tudo de forma discreta, sem exageros alias num elenco de quase todos desconhecidos por aqui, mas que são verdadeiros e convincentes. [...] Quase faroeste (o pôster faz pensar nisso) ainda assim poderia ou deveria ter um final/conclusão mais empolgante.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Ccine10
por Kadu Silva
A leitura da obra é múltipla, já que existe uma camada superficial que serve de entretenimento, muito bem construída e algo mais profundo que auxilia na reflexão sobre o envelhecimento.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
"Comeback" se destaca não apenas em virtude da interpretação brilhante de Nelson Xavier, mas também pelo itinerário traçado por Erico Rassi, próprio para nos achegar desse homem anacrônico, saudoso do tempo das glórias veiculadas na imprensa.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Cineweb
por Neusa Barbosa
Alguns dos melhores momentos do drama acontecem quando contracenam os dois veteranos do elenco, Xavier e Everaldo Pontes, no papel de um ex-matador que termina seus dias num hospital, sem querer abrir mão da bebida nem do cigarro.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Alexandre Agabiti Fernandez
O olhar que Rassi endereça ao passado é caracterizado por uma série de elementos, como o ritmo pausado que imprime à narrativa, que parece reforçar a falta de perspectivas do personagem.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
Toda uma herança do gênero se encontra lá, bem marcada, bem presente, embora nem sempre colocada de maneira tão eficiente. Desde seu título é sentida a dificuldade de transpor esse imaginário cinéfilo primordialmente americano para a realidade brasileira.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Nelson Xavier, que morreu em 10 de maio, tem um desempenho formidável em "Comeback". O grande ator entra de corpo e alma no papel do goiano Amador, um matador de aluguel aposentado.
A crítica completa está disponível no site Veja
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Almanaque Virtual
O modo como Rassi constrói essa atmosfera volta a lembrar a técnica de Clint Eastwood: o desenvolvimento da narrativa é lento, quase um fardo a evidenciar a falta de perspectiva que rodeia os personagens. Essa falta de perspectiva é ressaltada, também, pela decadência do cenário...
Cineplayers
Em cena, mal dá para acreditar que Xavier já não vinha bem de saúde há alguns anos. O personagem guarda uma chama no olhar que ele mantém intacta durante parte da projeção, e que vira uma explosão de vigor e ferocidade a partir da virada do personagem...
O Globo
Rassi demonstra considerável habilidade na construção dos diálogos que realçam a comunicação precária entre os personagens. [...] Rassi ainda acerta na criação de uma atmosfera de ameaça e na conciliação entre um ritmo nada acelerado e cenas de ação.
Preview
Amador é um anti-herói melancólico, preso aos feitos do passado, mas disposto a deixar seu legado para um sobrinho aspirante a matador. A calmaria, porém, é falsa. Sua face obscura se ilumina aos poucos e o final é digno dos grandes westerns.
Rubens Ewald
Nelson interpreta tudo de forma discreta, sem exageros alias num elenco de quase todos desconhecidos por aqui, mas que são verdadeiros e convincentes. [...] Quase faroeste (o pôster faz pensar nisso) ainda assim poderia ou deveria ter um final/conclusão mais empolgante.
Ccine10
A leitura da obra é múltipla, já que existe uma camada superficial que serve de entretenimento, muito bem construída e algo mais profundo que auxilia na reflexão sobre o envelhecimento.
Papo de Cinema
"Comeback" se destaca não apenas em virtude da interpretação brilhante de Nelson Xavier, mas também pelo itinerário traçado por Erico Rassi, próprio para nos achegar desse homem anacrônico, saudoso do tempo das glórias veiculadas na imprensa.
Cineweb
Alguns dos melhores momentos do drama acontecem quando contracenam os dois veteranos do elenco, Xavier e Everaldo Pontes, no papel de um ex-matador que termina seus dias num hospital, sem querer abrir mão da bebida nem do cigarro.
Folha de São Paulo
O olhar que Rassi endereça ao passado é caracterizado por uma série de elementos, como o ritmo pausado que imprime à narrativa, que parece reforçar a falta de perspectivas do personagem.
Observatório do Cinema
Toda uma herança do gênero se encontra lá, bem marcada, bem presente, embora nem sempre colocada de maneira tão eficiente. Desde seu título é sentida a dificuldade de transpor esse imaginário cinéfilo primordialmente americano para a realidade brasileira.
Veja
Nelson Xavier, que morreu em 10 de maio, tem um desempenho formidável em "Comeback". O grande ator entra de corpo e alma no papel do goiano Amador, um matador de aluguel aposentado.