Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Folha de São Paulo
por Naief Haddad
A beleza e o impacto do filme estão, em grande parte, fundados em sua austeridade, em sua recusa aos ornamentos narrativos e estéticos. Assim são os diálogos do roteiro de George Moura, que se prendem apenas ao que está embuído de sentido.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Ccine10
por Kadu Silva
Villamarim aproveita a linguagem cinematográfica que lhe dá mais liberdade criativa e usa sua lenta para criar enquadramentos belíssimos, dando para a produção um toque poético, ainda mais por usar das simbologias, o silencio e os ruídos latentes para narrar sua trama.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
CineClick
por Celso Sabadin
Com tanto azul, "Redemoinho" navega por caminhos tortos para deixar uma mensagem otimista. Uma história de erros que pode desaguar num acerto final que não requer justificativas ou explicações.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Cinema com Rapadura
por Vinícius Volcof
[...] o diretor realiza, em sua estreia cinematográfica, um feito mais difícil do que parece para os realizadores brasileiros: unir o que há de melhor das nossas internacionalmente reconhecidas novelas, com a potência de nosso audiovisual.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Cineweb
por Neusa Barbosa
Irandhir e Julio mostram, mais uma vez, porque são dois dos melhores atores do cinema brasileiro atual, desdobrando as camadas de emoções represadas por décadas, que vão explodindo aos borbotões, à medida que a noite cai e que a cerveja solta as amarras.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Críticos.Com.Br
por Hamilton Rosa Jr.
[...] o diretor José Luiz Villamarim, egresso da TV, onde desenvolve uma carreira mais do que respeitável, deve amar os westerns, deve adorar Sergio Leone e Clint Eastwood, porque coloca os dois protagonistas perambulando em volta de uma linha de trem até o encontro casual, na casa da mãe de Guido...
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Papo de Cinema
por Wallace Andreoli
"Redemoinho" acaba não conseguindo debater com maior profundidade o que parecia ser seu mote principal: o conflito entre a permanência numa vida interiorana medíocre e a partida para a cidade grande em busca de algo novo.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Cine Festivais
por Samuel Mariani
"Redemoinho" fabrica uma expectativa e pode segurá-la até quando quiser. A conjunção dos seus elementos fílmicos cria um grande quadro familiar. Do fio da meada, ou seja, a partir de Gildo e Luzimar, derivam-se os outros personagens da trama...
A crítica completa está disponível no site Cine Festivais
Cineplayers
por Francisco Carbone
No fim das contas, sobram belas imagens, sobram talentos envolvidos, mas infelizmente sobra também uma vontade tão genuinamente forte de ser um filme miúdo que essa pequeneza fica evidente e arranha o resultado final, deixando de ser miúdo pelas suas prováveis "intenções".
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
O Globo
por Susana Schild
O embate e, sobretudo, seu desfecho não correspondem totalmente às expectativas. Apesar de atores excelentes, Julio Andrade (Gildo, o que fica) e Irandhir Santos (Luzimar, o que volta) exibem poucas nuances na interpretação de tipos bem marcados.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
José luiz Villamarim [...] estreia no longa-metragem com "Redemoinho". Talento não falta ao cineasta ao compor um registro, ao mesmo tempo explosivo e singelo, da amizade de dois homens que o tempo afastou.
A crítica completa está disponível no site Veja
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
O problema é que a dupla central é talentosa demais para um roteiro que começa enigmático, mas não demora a entregar tudo de bandeja. O que era para ser revelação fica às claras antes do tempo.
A crítica completa está disponível no site Preview
Rolling Stone
por André Rodrigues
A fotografia de Walter Carvalho nos conduz com elegância por estradas de ferro, ruas sujas e pontes fantasmagóricas. Já o roteiro de George Moura infelizmente parece rodopiar sem rumo. A história baseada em obra de Luiz Ruffato desanda e, no lugar da comoção, surge uma sucessão de más escolhas.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Folha de São Paulo
A beleza e o impacto do filme estão, em grande parte, fundados em sua austeridade, em sua recusa aos ornamentos narrativos e estéticos. Assim são os diálogos do roteiro de George Moura, que se prendem apenas ao que está embuído de sentido.
Ccine10
Villamarim aproveita a linguagem cinematográfica que lhe dá mais liberdade criativa e usa sua lenta para criar enquadramentos belíssimos, dando para a produção um toque poético, ainda mais por usar das simbologias, o silencio e os ruídos latentes para narrar sua trama.
CineClick
Com tanto azul, "Redemoinho" navega por caminhos tortos para deixar uma mensagem otimista. Uma história de erros que pode desaguar num acerto final que não requer justificativas ou explicações.
Cinema com Rapadura
[...] o diretor realiza, em sua estreia cinematográfica, um feito mais difícil do que parece para os realizadores brasileiros: unir o que há de melhor das nossas internacionalmente reconhecidas novelas, com a potência de nosso audiovisual.
Cineweb
Irandhir e Julio mostram, mais uma vez, porque são dois dos melhores atores do cinema brasileiro atual, desdobrando as camadas de emoções represadas por décadas, que vão explodindo aos borbotões, à medida que a noite cai e que a cerveja solta as amarras.
Críticos.Com.Br
[...] o diretor José Luiz Villamarim, egresso da TV, onde desenvolve uma carreira mais do que respeitável, deve amar os westerns, deve adorar Sergio Leone e Clint Eastwood, porque coloca os dois protagonistas perambulando em volta de uma linha de trem até o encontro casual, na casa da mãe de Guido...
Papo de Cinema
"Redemoinho" acaba não conseguindo debater com maior profundidade o que parecia ser seu mote principal: o conflito entre a permanência numa vida interiorana medíocre e a partida para a cidade grande em busca de algo novo.
Cine Festivais
"Redemoinho" fabrica uma expectativa e pode segurá-la até quando quiser. A conjunção dos seus elementos fílmicos cria um grande quadro familiar. Do fio da meada, ou seja, a partir de Gildo e Luzimar, derivam-se os outros personagens da trama...
Cineplayers
No fim das contas, sobram belas imagens, sobram talentos envolvidos, mas infelizmente sobra também uma vontade tão genuinamente forte de ser um filme miúdo que essa pequeneza fica evidente e arranha o resultado final, deixando de ser miúdo pelas suas prováveis "intenções".
O Globo
O embate e, sobretudo, seu desfecho não correspondem totalmente às expectativas. Apesar de atores excelentes, Julio Andrade (Gildo, o que fica) e Irandhir Santos (Luzimar, o que volta) exibem poucas nuances na interpretação de tipos bem marcados.
Veja
José luiz Villamarim [...] estreia no longa-metragem com "Redemoinho". Talento não falta ao cineasta ao compor um registro, ao mesmo tempo explosivo e singelo, da amizade de dois homens que o tempo afastou.
Preview
O problema é que a dupla central é talentosa demais para um roteiro que começa enigmático, mas não demora a entregar tudo de bandeja. O que era para ser revelação fica às claras antes do tempo.
Rolling Stone
A fotografia de Walter Carvalho nos conduz com elegância por estradas de ferro, ruas sujas e pontes fantasmagóricas. Já o roteiro de George Moura infelizmente parece rodopiar sem rumo. A história baseada em obra de Luiz Ruffato desanda e, no lugar da comoção, surge uma sucessão de más escolhas.