Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Um filme que usa a produção de forma inteligente e elegante a parecer que foi feito modestamente com as mesmas técnicas de guerrilha que retrata, para dar o poder de volta ao cidadão.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Se o que fica explícito, o tempo todo, é a situação de injustiça social, evita-se o caminho fácil da denúncia ou do miserabilismo cristão. Destaca-se a luta e esta ganha corpo, e muito corpo, no trabalho de ficção e mise-en-scène.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Preview
por Fátima Gigliotti
Rodado in loco, com direção de arte de Sandra Caffé e fotografia de Bruno Risas, impecáveis, o filme denuncia, com humanidade, sensibilidade e beleza, a realidade crua e tantas vezes ignorada dos desterrados de dentro e de fora do País. Obrigatório.
A crítica completa está disponível no site Preview
Ccine10
por Kadu Silva
O grande legado do filme é abrir a mente da população em geral sobre a desigualdade social, que é a responsável por momentos tão tocantes (tristes) como os mostrados no final do filme, que infelizmente não têm nada de ficção.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Cineweb
por Neusa Barbosa
Ao problematizar um princípio de preconceito dos sem-teto brasileiros contra os estrangeiros, numa reunião, o filme presta um serviço a uma reflexão sobre a tolerância. As histórias destes estrangeiros são, certamente, as mais dramáticas dentro da narrativa.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
O longa se utiliza de um dos mais potentes artifícios do cinema atual: os limites entre o documentário e a ficção, um achatamento total das dimensões ficcionais e do pretenso registro do real.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Zero Hora
por Marcelo Perrone
Reais ou inventados, os personagens de "Era o Hotel Cambridge" compõem uma rica galeria de tipos que lutam pela sobrevivência na selva urbana. [...] O desfecho de ocupações como essa, mostrado no filme, quase sempre atende a esse justiçamento virtual.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Papo de Cinema
por Wallace Andreoli
Trata-se, no fim das contas, de um filme sobre empatia, sobre colocar-se no lugar do outro. Mas não qualquer outro: interessa à diretora o marginalizado que resiste à ordem hegemônica, ao poder financeiro e político.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Da mesma forma que esses estrangeiros são refugiados do mundo, muitos por razões involuntárias, os brasileiros vivem o mesmo status em seu próprio país, como aponta o senhor palestino no diálogo mais incisivo do filme.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
A cineasta se dá bem ao misturar profissionais da atuação (como José Dumont e Suely Franco) com moradores reais da ocupação. [...] Mas em uma experiência arriscada nem tudo é perfeito. Os ensaios teatrais são dispensáveis, assim como algumas passagens forçadamente realistas.
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
Um filme que usa a produção de forma inteligente e elegante a parecer que foi feito modestamente com as mesmas técnicas de guerrilha que retrata, para dar o poder de volta ao cidadão.
Estado de São Paulo
Se o que fica explícito, o tempo todo, é a situação de injustiça social, evita-se o caminho fácil da denúncia ou do miserabilismo cristão. Destaca-se a luta e esta ganha corpo, e muito corpo, no trabalho de ficção e mise-en-scène.
Preview
Rodado in loco, com direção de arte de Sandra Caffé e fotografia de Bruno Risas, impecáveis, o filme denuncia, com humanidade, sensibilidade e beleza, a realidade crua e tantas vezes ignorada dos desterrados de dentro e de fora do País. Obrigatório.
Ccine10
O grande legado do filme é abrir a mente da população em geral sobre a desigualdade social, que é a responsável por momentos tão tocantes (tristes) como os mostrados no final do filme, que infelizmente não têm nada de ficção.
Cineweb
Ao problematizar um princípio de preconceito dos sem-teto brasileiros contra os estrangeiros, numa reunião, o filme presta um serviço a uma reflexão sobre a tolerância. As histórias destes estrangeiros são, certamente, as mais dramáticas dentro da narrativa.
Observatório do Cinema
O longa se utiliza de um dos mais potentes artifícios do cinema atual: os limites entre o documentário e a ficção, um achatamento total das dimensões ficcionais e do pretenso registro do real.
Zero Hora
Reais ou inventados, os personagens de "Era o Hotel Cambridge" compõem uma rica galeria de tipos que lutam pela sobrevivência na selva urbana. [...] O desfecho de ocupações como essa, mostrado no filme, quase sempre atende a esse justiçamento virtual.
Papo de Cinema
Trata-se, no fim das contas, de um filme sobre empatia, sobre colocar-se no lugar do outro. Mas não qualquer outro: interessa à diretora o marginalizado que resiste à ordem hegemônica, ao poder financeiro e político.
Folha de São Paulo
Da mesma forma que esses estrangeiros são refugiados do mundo, muitos por razões involuntárias, os brasileiros vivem o mesmo status em seu próprio país, como aponta o senhor palestino no diálogo mais incisivo do filme.
Veja
A cineasta se dá bem ao misturar profissionais da atuação (como José Dumont e Suely Franco) com moradores reais da ocupação. [...] Mas em uma experiência arriscada nem tudo é perfeito. Os ensaios teatrais são dispensáveis, assim como algumas passagens forçadamente realistas.