A 1ª opção para o papel principal de Gladiador foi Mel Gibson, que chegou a ser contactado pelo diretor Ridley Scott e ler o roteiro do filme. Entretanto, Gibson recusou o papel porque não queria fazer um filme de temática semelhante a Coração Valente.
Para compôr o cenário de Gladiador o diretor Ridley Scott mandou erguer uma réplica do famoso Coliseu em tamanho natural, em pleno Marrocos, onde boa parte do filme foi rodado.
Durante as filmagens de Gladiador o veterano ator Oliver Reed faleceu, vítima de um ataque cardíaco. Como Reed havia participado de cenas capitais do filme, Ridley Scott pediu - e conseguiu - autorização da família para usar as imagens disponíveis e manter o personagem. Entretanto, o destino de seu personagem teve que ser modificado: ao invés de sobreviver, Proximus morre tentando salvar Maximus. As filmagens desta cena adicional tiveram o auxílio de outro ator, que teve seu rosto substituído digitalmente pelo de Reed.
Este é o 1º de 5 filmes em que o diretor Ridley Scott e o ator Russell Crowe trabalharam juntos. Os demais foram Um Bom Ano (2006), O Gângster (2007), Rede de Mentiras (2008) e Robin Hood (2010).
OSCAR
2001
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Ator - Russell Crowe
Melhor Figurino
Melhor Som
Melhores Efeitos Especiais
GLOBO DE OURO
2001
Ganhou
Melhor Filme - Drama
Melhor Trilha Sonora
BAFTA
2001
Ganhou
Melhor Filme
Melhor Fotografia
Melhor Direção de Arte
Melhor Edição
MTV MOVIE AWARDS
2001
Ganhou
Melhor Filme