Uma das milhares de histórias que temos da segunda guerra mundial. Um relato de um jovem soldado alemão desertor que em sua jornada de fuga e saques encontra um uniforme de um capitão alemão, além do carro. Tamanha ousadia do rapaz ao assumir a identidade do oficial. Indo além, ao recrutar outros desertores, formando um pelotão em missão especial diretamente dada pelo Furher.
Ao chegar em uma campo de prisão condicional de Alemães Desertores, este oficial lidera um julgamento de exceção, realizando e permitindo atrocidades com seus "exs" companheiros de farda. Diga-se de passagem, a duas semanas do fim da guerra, que por sinal já era notório a derrota alemã.
O filme que é feito em preto e branco lhe dá uma conotação do exagero humano, de como o comando em regimes ditatoriais dá uma áurea de segurança, porém neste caso vai além, os alemães eram realmente devotos desse regime, quem participou realmente acreditava nessa predominância ariana.
Filme recomendadíssimo. Há uma cena, nos créditos finais, excepcional, dos atores em trajes do próprio filme desfilando de carro pela cidade e abordando algumas pessoas.