Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Thiago Florencio
Apesar das boas atuações, com destaque para o brasileiro Thiago Justino que assina a preparação de atores, o acento exagerado numa caracterização clássica e tipológica dos personagens não contribui para que a narrativa flua junto ao ritmo do trem, de suas paisagens e de seus conflitos.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
Já são bem conhecidos os “milagres” que Licínio Azevedo consegue operar com a produção e o elenco num país que nunca conseguiu profissionalizar seu cinema. Mas o que ele obtém em "Comboio de Sal e Açúcar" é uma verdadeira façanha na dimensão do épico.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
Cineweb
por Alysson Oliveira
O trem serve também como uma metáfora, uma jornada de amadurecimento de Rosa – mas, claro, não apenas dela. É também a possibilidade de uma nova vida, de um pouco de esperança para dezenas de pessoas que também estão ali.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
O Globo
por Simone Zuccolotto
O relacionamento de Taiar e a enfermeira Rosa (Melanie de Vales Rafael) é um traço de humanidade, mas demora a tomar força. A opção pelo grupo em detrimento do indivíduo tece uma atmosfera panorâmica e até a iminente tensão militar é diluída.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Preview
por Clarissa Kuschnir
Apesar do ritmo lento, os personagens são cativantes e o diretor recria com concisão um importante momento histórico daquele país.
A crítica completa está disponível no site Preview
Cineplayers
por Felipe Leal
Num alcance dramático de ator global sob contrato para comerciais elaborados, suntuosos, micronarrativos, pode não chegar a ser um destrato à história que as performances não passem de corpos com direções e decorebas...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Em "Comboio de Sal e Açúcar" o suspense é subaproveitado, primeiro, em virtude da falta de habilidade do diretor Licinio Azevedo para conferir contundência às eventuais ofensivas ao trem e, segundo, pela opção de alçar ao protagonismo as relações ordinárias que se criam.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Há um amplo registro histórico moçambicano e, ao mesmo tempo, pessoal em "Comboio de Sal e Açúcar". [...] A intenção da denúncia é válida, mas a construção narrativa e personagens extremistas acabam esmaecendo a veracidade.
A crítica completa está disponível no site Veja
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Almanaque Virtual
Apesar das boas atuações, com destaque para o brasileiro Thiago Justino que assina a preparação de atores, o acento exagerado numa caracterização clássica e tipológica dos personagens não contribui para que a narrativa flua junto ao ritmo do trem, de suas paisagens e de seus conflitos.
Carmattos
Já são bem conhecidos os “milagres” que Licínio Azevedo consegue operar com a produção e o elenco num país que nunca conseguiu profissionalizar seu cinema. Mas o que ele obtém em "Comboio de Sal e Açúcar" é uma verdadeira façanha na dimensão do épico.
Cineweb
O trem serve também como uma metáfora, uma jornada de amadurecimento de Rosa – mas, claro, não apenas dela. É também a possibilidade de uma nova vida, de um pouco de esperança para dezenas de pessoas que também estão ali.
O Globo
O relacionamento de Taiar e a enfermeira Rosa (Melanie de Vales Rafael) é um traço de humanidade, mas demora a tomar força. A opção pelo grupo em detrimento do indivíduo tece uma atmosfera panorâmica e até a iminente tensão militar é diluída.
Preview
Apesar do ritmo lento, os personagens são cativantes e o diretor recria com concisão um importante momento histórico daquele país.
Cineplayers
Num alcance dramático de ator global sob contrato para comerciais elaborados, suntuosos, micronarrativos, pode não chegar a ser um destrato à história que as performances não passem de corpos com direções e decorebas...
Papo de Cinema
Em "Comboio de Sal e Açúcar" o suspense é subaproveitado, primeiro, em virtude da falta de habilidade do diretor Licinio Azevedo para conferir contundência às eventuais ofensivas ao trem e, segundo, pela opção de alçar ao protagonismo as relações ordinárias que se criam.
Veja
Há um amplo registro histórico moçambicano e, ao mesmo tempo, pessoal em "Comboio de Sal e Açúcar". [...] A intenção da denúncia é válida, mas a construção narrativa e personagens extremistas acabam esmaecendo a veracidade.