Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Screen International
por Jonathan Romney
É um ato [...] maravilhosamente executado, maravilhosamente divertido, mas também a história pungente de um casamento disfuncional e uma recreação perspicaz de um período crítico e contraditório da história moderna francesa.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Ccine10
por Elisabete Alexandre
Michel, que além de dirigir, escreveu o roteiro adaptado, utiliza-se de alguns recursos específicos durante o longa, deixando uma assinatura única. Um, em específico, pode até não ser bem recebido por alguns, que é mostrar, com legendas, o que se passa na cabeça dos personagens.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
CineClick
por Thamires Viana
Com algumas sacadas bem pensadas e contatos visuais com as câmeras, Louis Garrel consegue recriar a personalidade de Godard de forma criativa e bem humorada, como as quatro ou cinco cenas em que ele escorrega e quebra seus óculos durante as manifestações políticas...
A crítica completa está disponível no site CineClick
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Longe de configurar investigação, o longa pode até ferir a sensibilidade dos fãs mais ferrenhos do franco-suíço, porém franca e cuidadosamente separa as esferas pessoal e profissional, evitando colocar em xeque o cineasta, direcionando ironia ao homem e às suas falibilidades mais prosaicas.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Variety
por Owen Gleiberman
A surpresa de "O Formidável", que revela-se um filme levemente audacioso e fascinante (se não exatamente um [filme feito] para aquecer seu coração), é que, de fato, ele está estruturado em torno do casamento de Godard com Wiazemsky, mas seu verdadeiro assunto é a vida dele como artista.
A crítica completa está disponível no site Variety
Cinepop
por Julie Nunes
"O Formidável" não é criativo enquanto obra, apesar de contar com performances boas de seu elenco, não há um desafio que os mova ou torne algum momento específico digno de menção.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Observatório do Cinema
por Vítor Guimarães
O destaque fica realmente para as cenas em que Hazanavicius retrata de maneira cômica – e beirando o absurdo – a arrogância e o comportamento completamente infantil e birrento de sua personagem principal em relação a tudo e a todos que não concordam com ele...
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Parece trivial e audacioso tratar a radicalização política e a separação matrimonial de Jean-Luc Godard como algo a ponto de uma comédia flutuante, mas é o que Michel Hazanavicius fez em "O Formidável".
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Cineweb
por Alysson Oliveira
O tom que Hazanavicius adota é o cômico, compondo um pastiche tentando emular estilos distintos (especialmente aqueles que Godard usava na época em que fez "A Chinesa"), resultando em algo irregular.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
"O Formidável" é, a rigor, uma espécie de defesa e ilustração do conformismo. Sim, "O Formidável" é competente dentro do mínimo a que aspira. Mas só pôde chegar aí vampirizando Godard descaradamente.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
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Screen International
É um ato [...] maravilhosamente executado, maravilhosamente divertido, mas também a história pungente de um casamento disfuncional e uma recreação perspicaz de um período crítico e contraditório da história moderna francesa.
Ccine10
Michel, que além de dirigir, escreveu o roteiro adaptado, utiliza-se de alguns recursos específicos durante o longa, deixando uma assinatura única. Um, em específico, pode até não ser bem recebido por alguns, que é mostrar, com legendas, o que se passa na cabeça dos personagens.
CineClick
Com algumas sacadas bem pensadas e contatos visuais com as câmeras, Louis Garrel consegue recriar a personalidade de Godard de forma criativa e bem humorada, como as quatro ou cinco cenas em que ele escorrega e quebra seus óculos durante as manifestações políticas...
Papo de Cinema
Longe de configurar investigação, o longa pode até ferir a sensibilidade dos fãs mais ferrenhos do franco-suíço, porém franca e cuidadosamente separa as esferas pessoal e profissional, evitando colocar em xeque o cineasta, direcionando ironia ao homem e às suas falibilidades mais prosaicas.
Variety
A surpresa de "O Formidável", que revela-se um filme levemente audacioso e fascinante (se não exatamente um [filme feito] para aquecer seu coração), é que, de fato, ele está estruturado em torno do casamento de Godard com Wiazemsky, mas seu verdadeiro assunto é a vida dele como artista.
Cinepop
"O Formidável" não é criativo enquanto obra, apesar de contar com performances boas de seu elenco, não há um desafio que os mova ou torne algum momento específico digno de menção.
Observatório do Cinema
O destaque fica realmente para as cenas em que Hazanavicius retrata de maneira cômica – e beirando o absurdo – a arrogância e o comportamento completamente infantil e birrento de sua personagem principal em relação a tudo e a todos que não concordam com ele...
The Hollywood Reporter
Parece trivial e audacioso tratar a radicalização política e a separação matrimonial de Jean-Luc Godard como algo a ponto de uma comédia flutuante, mas é o que Michel Hazanavicius fez em "O Formidável".
Cineweb
O tom que Hazanavicius adota é o cômico, compondo um pastiche tentando emular estilos distintos (especialmente aqueles que Godard usava na época em que fez "A Chinesa"), resultando em algo irregular.
Folha de São Paulo
"O Formidável" é, a rigor, uma espécie de defesa e ilustração do conformismo. Sim, "O Formidável" é competente dentro do mínimo a que aspira. Mas só pôde chegar aí vampirizando Godard descaradamente.