Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cineweb
por Neusa Barbosa
A câmera claustrofóbica, que evita planos médios e panorâmicas, fechada no ponto de vista de Iris, contribui para a sensação de sufocamento e também de pesadelo.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
"Entardecer" é um trabalho muito bonito, original, inteligente do ponto de vista da filmagem, um tanto hermético pela proposta de jamais dar respostas fáceis a questões difíceis.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Felipe Arrojo Poroger
László Nemes é obcecado por suas personagens. Com a câmera próxima feito sombra, fechada no rosto da moça na quase totalidade da narrativa, o diretor insiste na identificação integral da protagonista com o espectador.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por André Miranda
Ao mesmo tempo que lindos, há uma tensão crescente em cada plano da história passada em uma Budapeste pouco antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial, sobre uma jovem que tenta se reencontrar com suas origens. “Entardecer” é, assim, um filme esplendoroso e sufocante.
A crítica completa está disponível no site O Globo
The Guardian
por Peter Bradshaw
É um filme muito misterioso e até bizarro de muitas maneiras. O diálogo é freqüentemente falado em um murmúrio moderado, como se cada falante estivesse em posse de um segredo. [...] É um filme totalmente absorvente.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
É um filme rigoroso, opressivo e belo – à sua maneira. Música, fotografia, direção de arte e figurinos recriam um mundo destinado a desaparecer. [...] O limite, a forma impõe-se ao conteúdo e o filme provoca uma admiração gélida.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Screen International
por Lee Marshall
"Entardecer" oferece uma rica experiência para explorar. [...] A partitura destaca um humor com uma sucessão de acordes sombrios com uma sensação de ironia sombria, pela música clássica da época. Enquanto isso, gritos, murmúrios e sussurros emergem do fundo em fragmentos de diálogo.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Playlist
por Victor Stiff
Este ponto de vista limitado retira um pouco da emoção do filme, e será compreensível se as pessoas acharem "Entardecer" entediante. No entanto, quando a ação chega, esta perspectiva restrita se torna ameaçadora.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
O roteiro deixa inúmeras pontas soltas, permitindo a existência de passagens praticamente destituídas de valor individual. O intuito, quiçá infrutífero, é sobrecarregar o conjunto com doses de instabilidade. O resultado é um amontoado de eventos esvaziados de impacto emocional.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
O filme tece uma atmosfera fascinante de ameaça à jovem heroína Irisz, mas seu forte simbolismo e propensão para criar mistérios não resolvidos o afasta da pungência de "O Filho de Saul". Com uma duração de quase duas horas e meia, pode ser cansativo e frustrante para muitos.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Variety
por Jay Weissberg
Impressiona em termos de puro impacto visual, mas a estonteante história de uma jovem mulher encontrando violência desestabiliza sem ser interessante. [...] O filme visa criar uma atmosfera desestabilizadora em que as classes superiores decadentes se entregam a perversas maquinações.
A crítica completa está disponível no site Variety
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Cineweb
A câmera claustrofóbica, que evita planos médios e panorâmicas, fechada no ponto de vista de Iris, contribui para a sensação de sufocamento e também de pesadelo.
Estado de São Paulo
"Entardecer" é um trabalho muito bonito, original, inteligente do ponto de vista da filmagem, um tanto hermético pela proposta de jamais dar respostas fáceis a questões difíceis.
Folha de São Paulo
László Nemes é obcecado por suas personagens. Com a câmera próxima feito sombra, fechada no rosto da moça na quase totalidade da narrativa, o diretor insiste na identificação integral da protagonista com o espectador.
O Globo
Ao mesmo tempo que lindos, há uma tensão crescente em cada plano da história passada em uma Budapeste pouco antes da eclosão da Primeira Guerra Mundial, sobre uma jovem que tenta se reencontrar com suas origens. “Entardecer” é, assim, um filme esplendoroso e sufocante.
The Guardian
É um filme muito misterioso e até bizarro de muitas maneiras. O diálogo é freqüentemente falado em um murmúrio moderado, como se cada falante estivesse em posse de um segredo. [...] É um filme totalmente absorvente.
Estado de São Paulo
É um filme rigoroso, opressivo e belo – à sua maneira. Música, fotografia, direção de arte e figurinos recriam um mundo destinado a desaparecer. [...] O limite, a forma impõe-se ao conteúdo e o filme provoca uma admiração gélida.
Screen International
"Entardecer" oferece uma rica experiência para explorar. [...] A partitura destaca um humor com uma sucessão de acordes sombrios com uma sensação de ironia sombria, pela música clássica da época. Enquanto isso, gritos, murmúrios e sussurros emergem do fundo em fragmentos de diálogo.
The Playlist
Este ponto de vista limitado retira um pouco da emoção do filme, e será compreensível se as pessoas acharem "Entardecer" entediante. No entanto, quando a ação chega, esta perspectiva restrita se torna ameaçadora.
Papo de Cinema
O roteiro deixa inúmeras pontas soltas, permitindo a existência de passagens praticamente destituídas de valor individual. O intuito, quiçá infrutífero, é sobrecarregar o conjunto com doses de instabilidade. O resultado é um amontoado de eventos esvaziados de impacto emocional.
The Hollywood Reporter
O filme tece uma atmosfera fascinante de ameaça à jovem heroína Irisz, mas seu forte simbolismo e propensão para criar mistérios não resolvidos o afasta da pungência de "O Filho de Saul". Com uma duração de quase duas horas e meia, pode ser cansativo e frustrante para muitos.
Variety
Impressiona em termos de puro impacto visual, mas a estonteante história de uma jovem mulher encontrando violência desestabiliza sem ser interessante. [...] O filme visa criar uma atmosfera desestabilizadora em que as classes superiores decadentes se entregam a perversas maquinações.