Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
O horror da política, associado a interesses econômicos obscuros, pinta o retrato da trágica questão indígena brasileira. Com seu painel dantesco, fruto da compaixão, mas também da indignação política, Carelli compôs um clássico imediato do documentário brasileiro.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por Susana Schild
Muitas vezes, as falas dos índios não têm tradução. E não é necessário. A indignação, a revolta, a tristeza, e também a dignidade e a resistência estão expressas em cada depoimento de velhos e jovens — e no olhar das crianças.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Ccine10
por Pedro Vieira
Fatos históricos surgem em contraponto com o modo de vida dos índios, possibilitando-nos conhecer um pouco melhor o desenvolvimento de certos preconceitos que são inferidos à população indígena – como a ideia errônea de que os índios são parte aculturada e não civilizada do povo brasileiro.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Cineweb
por Neusa Barbosa
Recorrendo a materiais filmados por ele mesmo desde 25 anos atrás [...], Carelli [...] situa muito bem a expropriação das terras desse povo, mencionando a Guerra do Paraguai, o ciclo do plantio do mate, as intervenções do Marechal Rondon e de Getúlio Vargas, chegando até o momento atual.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Papo de Cinema
por Renato Cabral
Em seu formato, a produção é didática e nada excepcional. Mas, para o assunto e tom de denúncia que se propõe, é mais que necessário deixar de lado certos floreios e partir para algo objetivo e claro ao entendimento do público.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Zero Hora
por Daniel Feix
O histórico de defesa da preservação da cultura das comunidades indígenas aproximou Carelli desses povos. Apesar disso, em "Martírio", [...] não fez um filme por princípio "a favor" dos Guarani Kaiowá. Concedeu, isso sim, a palavra a agricultores brancos e seus representantes...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cineplayers
por Felipe Leal
Há uma espécie de ultrapassagem desnecessária da passionalidade que poderia ter se dado de outras formas. Herzog expressa seu afeto pelo mundo e suas excentricidades tomando todo o cuidado possível com seus objetos...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Assim como políticas equivocadas acabaram com os índios, o HD parece por vezes querer destruir o cinema. Não se monta: acumulam-se imagens. Não se articulam ideias: empilham-se.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Estado de São Paulo
O horror da política, associado a interesses econômicos obscuros, pinta o retrato da trágica questão indígena brasileira. Com seu painel dantesco, fruto da compaixão, mas também da indignação política, Carelli compôs um clássico imediato do documentário brasileiro.
O Globo
Muitas vezes, as falas dos índios não têm tradução. E não é necessário. A indignação, a revolta, a tristeza, e também a dignidade e a resistência estão expressas em cada depoimento de velhos e jovens — e no olhar das crianças.
Ccine10
Fatos históricos surgem em contraponto com o modo de vida dos índios, possibilitando-nos conhecer um pouco melhor o desenvolvimento de certos preconceitos que são inferidos à população indígena – como a ideia errônea de que os índios são parte aculturada e não civilizada do povo brasileiro.
Cineweb
Recorrendo a materiais filmados por ele mesmo desde 25 anos atrás [...], Carelli [...] situa muito bem a expropriação das terras desse povo, mencionando a Guerra do Paraguai, o ciclo do plantio do mate, as intervenções do Marechal Rondon e de Getúlio Vargas, chegando até o momento atual.
Papo de Cinema
Em seu formato, a produção é didática e nada excepcional. Mas, para o assunto e tom de denúncia que se propõe, é mais que necessário deixar de lado certos floreios e partir para algo objetivo e claro ao entendimento do público.
Zero Hora
O histórico de defesa da preservação da cultura das comunidades indígenas aproximou Carelli desses povos. Apesar disso, em "Martírio", [...] não fez um filme por princípio "a favor" dos Guarani Kaiowá. Concedeu, isso sim, a palavra a agricultores brancos e seus representantes...
Cineplayers
Há uma espécie de ultrapassagem desnecessária da passionalidade que poderia ter se dado de outras formas. Herzog expressa seu afeto pelo mundo e suas excentricidades tomando todo o cuidado possível com seus objetos...
Folha de São Paulo
Assim como políticas equivocadas acabaram com os índios, o HD parece por vezes querer destruir o cinema. Não se monta: acumulam-se imagens. Não se articulam ideias: empilham-se.