Torquato Neto - Todas as Horas do Fim : críticas imprensa
Torquato Neto - Todas as Horas do Fim
Média
3,9
publicações
Cinemascope
Papo de Cinema
Cineweb
Estado de São Paulo
O Globo
Zero Hora
Diário de Pernambuco
Veja
Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinemascope
por Vinícius Gonçalves
O documentário dirigido por Eduardo Ades e Marcus Fernando é um filme que convoca perguntas do passado, atualizando-as de um modo extraordinário na medida em que pensa essas questões visando uma reflexão contemporânea...
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Papo de Cinema
por Bianca Zasso
A montagem inteligente de João Felipe Freitas, o roteiro poético pautado pelos temas caros ao personagem e o respeito com o qual é tratado a partida tão prematura de Torquato fazem deste um documentário que precisa ser visto em tempos sombrios como os que estamos vivendo...
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Cineweb
por Neusa Barbosa
Um bom recurso para reviver a poesia densa de Torquato é apresentá-la, no filme, pela voz do ator Jesuíta Barbosa, que injeta energia e foge da solenidade ao dizer seus versos, assim como trechos de diários e colunas de jornal, traduzindo uma verve profunda, apaixonada e desesperada.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
Só um ator para colocar tudo isso na tela: Jesuíta Barbosa. [...] O importante é que, atravessado pela morte – o suicídio é referido de cara –, o filme foi feito para celebrar a vida. É muito bom.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por A redação
Um filme de estrutura singular, qualidade perceptível na inclusão de cenas de produções emblemáticas como recurso dramatúrgico, na estética gasta das imagens e nos depoimentos em off.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Zero Hora
por Fernanda Grabauska
Se o filme esbarra na falta de registros mais formais (há apenas um áudio da voz de Torquato, fragmentado ao longo dos 80 minutos de narrativa), apresenta de forma sensível a atuação artística e a eterna insatisfação do piauiense.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Diário de Pernambuco
por Redação
O filme traz momentos múltiplos de Torquato, desde a indisposição com a mãe (pela letra de Mamãe, coragem), a intenção firme de ele promover poesia para além do aparato dos livros, as marcas da "severinidade" e a habilidosa relação com a paternidade — Thiago Nunes, o filho, aponta "pessoas" diferentes no pai.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Para fugir do formato tradicional, os diretores usam a voz em off dos entrevistados sobrepostas em rápidas imagens dos mesmos. A maneirice, porém, não tira o brilho e a importância histórica do documentário, que faz um registro polpudo do poeta e compositor piauiense.
A crítica completa está disponível no site Veja
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Cinemascope
O documentário dirigido por Eduardo Ades e Marcus Fernando é um filme que convoca perguntas do passado, atualizando-as de um modo extraordinário na medida em que pensa essas questões visando uma reflexão contemporânea...
Papo de Cinema
A montagem inteligente de João Felipe Freitas, o roteiro poético pautado pelos temas caros ao personagem e o respeito com o qual é tratado a partida tão prematura de Torquato fazem deste um documentário que precisa ser visto em tempos sombrios como os que estamos vivendo...
Cineweb
Um bom recurso para reviver a poesia densa de Torquato é apresentá-la, no filme, pela voz do ator Jesuíta Barbosa, que injeta energia e foge da solenidade ao dizer seus versos, assim como trechos de diários e colunas de jornal, traduzindo uma verve profunda, apaixonada e desesperada.
Estado de São Paulo
Só um ator para colocar tudo isso na tela: Jesuíta Barbosa. [...] O importante é que, atravessado pela morte – o suicídio é referido de cara –, o filme foi feito para celebrar a vida. É muito bom.
O Globo
Um filme de estrutura singular, qualidade perceptível na inclusão de cenas de produções emblemáticas como recurso dramatúrgico, na estética gasta das imagens e nos depoimentos em off.
Zero Hora
Se o filme esbarra na falta de registros mais formais (há apenas um áudio da voz de Torquato, fragmentado ao longo dos 80 minutos de narrativa), apresenta de forma sensível a atuação artística e a eterna insatisfação do piauiense.
Diário de Pernambuco
O filme traz momentos múltiplos de Torquato, desde a indisposição com a mãe (pela letra de Mamãe, coragem), a intenção firme de ele promover poesia para além do aparato dos livros, as marcas da "severinidade" e a habilidosa relação com a paternidade — Thiago Nunes, o filho, aponta "pessoas" diferentes no pai.
Veja
Para fugir do formato tradicional, os diretores usam a voz em off dos entrevistados sobrepostas em rápidas imagens dos mesmos. A maneirice, porém, não tira o brilho e a importância histórica do documentário, que faz um registro polpudo do poeta e compositor piauiense.