Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Folha de São Paulo
por Lúcia Monteiro
Inspirada na trajetória real dos três atores, a trama contribui para uma visão do interior nordestino que combina tradições populares, tecnologia atual, revolução dos costumes. Remete, nesse sentido, ao melhor do cinema de Karim Aïnouz.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Uma nova configuração familiar – dois rapazes e uma moça – se forma num ambiente sertanejo pouco propício a inovações, marcado pelo preconceito e pelo machismo. Ousado e necessário.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por Daniel Schenker
O roteiro resulta da inspiração em experiências de Mila Suzarte, Gilmar Araújo e Igor Santos — que, não por acaso, emprestam seus próprios nomes aos personagens — e, ao mesmo tempo, da evocação do drama de indivíduos obrigados a deixar suas casas e migrar para terra desconhecida.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Rodrigo de Oliveira
Gilmar tem química muito forte tanto com Milla quanto com Igor, nos mostrando uma bela e liberta relação. Embora Igor não pareça tão à vontade em tela quanto seus parceiros, algumas cenas das mais comoventes e contundentes são estreladas por ele.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Este segundo longa da dupla de diretores baianos (fizeram antes Depois da Chuva, 1013, que não assisti) é um curto mas um sensível trabalho, que conta uma história muito brasileira.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Ccine10
por Kadu Silva
A direção da dupla é super criativa, conseguindo através dos enquadramentos da câmera contextualizar a hostilidade dos moradores em relação ao comportamento do trio, muitas vezes sem nunca utilizar o diálogo para isso.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
Plano Crítico
por Luiz Santiago
Dada a enorme simpatia dos protagonistas, fica difícil não criar um vínculo emotivo com eles e acompanhar, com muita curiosidade, o desenvolvimento do drama do casal — questões internas que precisam ser resolvidas — e a forma como eles são rejeitados pela cidade onde moram.
A crítica completa está disponível no site Plano Crítico
Cine Festivais
por Adriano Garrett
A ideia de interpretação não-naturalista que permeia a projeção, aliada à falta de peso de muitos diálogos, gera uma dureza nas atuações que acaba por retirar muito da potência cinematográfica que o projeto poderia alcançar.
A crítica completa está disponível no site Cine Festivais
Cineweb
por Neusa Barbosa
O filme se nutre de um certo naturalismo documental, que reforça o seu realismo. Mas não articula tão bem a ligação entre seu contexto histórico e o desenvolvimento dos personagens principais.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Preview
por Edu Fernandes
A pegada social fica em segundo plano e se torna até um apêndice narrativo diante das questões levantadas pelo relacionamento amoroso entre os personagens, o mesmo que os atores partilham na vida real. Mais um fator que incomoda no longa é a irregularidade no elenco.
A crítica completa está disponível no site Preview
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Na intenção de fazer um registro autêntico, os diretores escolheram iniciantes para os papéis principais, enfraquecendo a dramaturgia. O objetivo de focar numa família moderna em ambiente machista e conservador se sobressai.
A crítica completa está disponível no site Veja
Cineplayers
por Heitor Romero
Em resumo: uma picaretagem para se propor mais complexo, quando na verdade é apenas artificial. O fundo sobre a cidade e aquela população que perdeu suas raízes simplesmente é abandonado [...], jamais se encaixando de alguma forma para contribuir para o fechamento dos arcos dramáticos.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
As intenções são ótimas, porém falam alto demais. O filme se arma de uma maneira bastante didática […] Com dificuldades na atuação dos atores de teatro amador, a encenação frequentemente se mostra naïf.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
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Folha de São Paulo
Inspirada na trajetória real dos três atores, a trama contribui para uma visão do interior nordestino que combina tradições populares, tecnologia atual, revolução dos costumes. Remete, nesse sentido, ao melhor do cinema de Karim Aïnouz.
Estado de São Paulo
Uma nova configuração familiar – dois rapazes e uma moça – se forma num ambiente sertanejo pouco propício a inovações, marcado pelo preconceito e pelo machismo. Ousado e necessário.
O Globo
O roteiro resulta da inspiração em experiências de Mila Suzarte, Gilmar Araújo e Igor Santos — que, não por acaso, emprestam seus próprios nomes aos personagens — e, ao mesmo tempo, da evocação do drama de indivíduos obrigados a deixar suas casas e migrar para terra desconhecida.
Papo de Cinema
Gilmar tem química muito forte tanto com Milla quanto com Igor, nos mostrando uma bela e liberta relação. Embora Igor não pareça tão à vontade em tela quanto seus parceiros, algumas cenas das mais comoventes e contundentes são estreladas por ele.
Rubens Ewald
Este segundo longa da dupla de diretores baianos (fizeram antes Depois da Chuva, 1013, que não assisti) é um curto mas um sensível trabalho, que conta uma história muito brasileira.
Ccine10
A direção da dupla é super criativa, conseguindo através dos enquadramentos da câmera contextualizar a hostilidade dos moradores em relação ao comportamento do trio, muitas vezes sem nunca utilizar o diálogo para isso.
Plano Crítico
Dada a enorme simpatia dos protagonistas, fica difícil não criar um vínculo emotivo com eles e acompanhar, com muita curiosidade, o desenvolvimento do drama do casal — questões internas que precisam ser resolvidas — e a forma como eles são rejeitados pela cidade onde moram.
Cine Festivais
A ideia de interpretação não-naturalista que permeia a projeção, aliada à falta de peso de muitos diálogos, gera uma dureza nas atuações que acaba por retirar muito da potência cinematográfica que o projeto poderia alcançar.
Cineweb
O filme se nutre de um certo naturalismo documental, que reforça o seu realismo. Mas não articula tão bem a ligação entre seu contexto histórico e o desenvolvimento dos personagens principais.
Preview
A pegada social fica em segundo plano e se torna até um apêndice narrativo diante das questões levantadas pelo relacionamento amoroso entre os personagens, o mesmo que os atores partilham na vida real. Mais um fator que incomoda no longa é a irregularidade no elenco.
Veja
Na intenção de fazer um registro autêntico, os diretores escolheram iniciantes para os papéis principais, enfraquecendo a dramaturgia. O objetivo de focar numa família moderna em ambiente machista e conservador se sobressai.
Cineplayers
Em resumo: uma picaretagem para se propor mais complexo, quando na verdade é apenas artificial. O fundo sobre a cidade e aquela população que perdeu suas raízes simplesmente é abandonado [...], jamais se encaixando de alguma forma para contribuir para o fechamento dos arcos dramáticos.
Carmattos
As intenções são ótimas, porém falam alto demais. O filme se arma de uma maneira bastante didática […] Com dificuldades na atuação dos atores de teatro amador, a encenação frequentemente se mostra naïf.