Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinemascope
por Vinícius Gonçalves
Com belos cenários e fotografias sublimes, o filme conta com um forte teor artístico (isso fica evidente nas referências a Jean Luc Godard, Cartier-Bresson ou Luís Buenel) e se destaca na categoria documentário ao utilizar uma linguagem característica de nosso tempo: o veloz, o efêmero, os selfies e o pop...
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cinepop
por Georgenor Franco Neto
A leveza, o humor, a emoção, os sonhos e dramas que passam na tela fazem deste documentário uma peça profundamente humanista. E por ter uma estrutura tão livre, o filme pincela vários temas: a condição dos trabalhadores, a situação dos animais, a memória, a amizade (refiro-me aqui à sua parte final)...
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Cineweb
por Neusa Barbosa
Uma atração à parte são as conversas entre Agnès e JR, dois artistas que se comunicam, provocam, correspondem de uma maneira que prova que a idade é uma questão de espírito. A música e a animação dos créditos são outras pérolas dentro da pequena joia que é este filme.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
É nosso olhar que se transfigura com a passagem do filme. Já se disse que o cinema, quando grande, nos faz ver algo antes invisível. [...] Deixando-se levar pelas coisas, “o acaso é meu melhor roteirista”, Varda e seus personagens enriquecem nosso olhar e sensibilidade.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Esses aspectos pessoais dos realizadores refletem questões associadas ao modo como vemos e somos vistos. Seguindo essa lógica de duplicações, "Visages, Villages" levanta o véu que encobre as imagens, mostrando que a superficialidade é de quem as olha sem enxergar.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
New York Times
por A.O. Scott
"Visages, Villages" se revela como um trabalho poderoso, complexo e radical. A modéstia da Sr. Varda é a evidência cabal de sua maestria e seu jeito descontraído é a expressão de seu sério e rigoroso comprometimento estético.
A crítica completa está disponível no site New York Times
O Globo
por André Miranda
O que sai dali é ao mesmo tempo emocionante e um sinal de que, às vezes, a simples memória é muito mais intensa do que registros ligeiros feitos sem critério por quem adora levantar um telefone celular.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rubens Ewald
por Rubens Ewald
O novo (último) filme de Varda? Pode ser, será uma pena porque é difícil encontrar uma cineasta tão sensível e criativa [...] Reluto em chamar o filme de mero documentário. Foi feito com o ritmo certo nos cortes, enquadramentos, na destreza e até poesia no registro de imagens. Um belo trabalho de uma grande realizadora.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Guardian
por Jordan Hoffman
Se há uma mensagem em "Visages, Villages" [...] é de que ninguém precisa ser torturador ou perverso para produzir arte de qualidade. Ela é a prova viva disso.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Cineplayers
por Heitor Romero
Mesmo no formato documental, [Agnès] Varda imprime muita sensibilidade ao absorver aquelas imagens majestosas de muros pintados e esculturas abstratas em contraste com paisagens bucólicas, como se de alguma forma recortasse e colasse pedaços de ficção e subjetividade contra o fundo imutável de nossa realidade...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
Um retrato de uma artista que sente o peso do tempo, que no auge dos seus 88 anos começa a repensar sua produção e sua vivência. Varda encontra em JR ecos de sua obras e pontos de diálogo, como se encontrasse no jovem artista rastros de seu passado e de seus mais diversos encontros.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Papo de Cinema
por Leonardo Ribeiro
Uma obra altamente evocativa, bem-humorada e plasticamente encantadora, que dialoga diretamente com a relação da geração atual com as imagens – do culto à autoexposição das selfies, Snapchats e Stories do Instagram.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Screen International
por Allan Hunter
Apesar de imbuído com um senso real de alegria, "Visages, Villages" também é, em algum nível, o lamento por uma França em rápido processo de desaparecimento.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Todd McCarthy
Duas mentes pensantes se comunicam e colaboram com suavidade nessa jornada guiada pela curiosidade mútua e principalmente pela incansável aplicação criativa.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
The Playlist
por Bradley Warren
O documentário [...] tem a energia de um trabalho de diretor estreante em Cannes. O vigor colaborativo entre os dois gera um documentário charmoso do início ao fim. "Visages, Villages" olha para o futuro e para o passado de maneira comovente e inteligente.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Télérama
por Louis Guichard
Embora JR seja o mais ocupado dos dois (ele partipa ativamente da colagem das imagens gigantes), "Visages, Villages" permanece, acima de tudo, fiel à fantasia criativa e ao espírito "improvisado" que atravessa a obra de Agnès Varda.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Owen Gleiberman
...Varda alça o nível no ofício com tamanha delicadeza que parece estar projetando seu filme no ar. Na glória de seus anos dourados, ela se tornou uma mágica humanitarianista.
A crítica completa está disponível no site Variety
Critikat.com
por Juliette Goffart
Através desta história de uma colaboração artística bem-sucedida na maior parte do tempo, o estilo documentário, leve e livre, mistura com alegria o imaginário e o poder da meditação autobiográfica sobre a passagem do tempo.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinemascope
Com belos cenários e fotografias sublimes, o filme conta com um forte teor artístico (isso fica evidente nas referências a Jean Luc Godard, Cartier-Bresson ou Luís Buenel) e se destaca na categoria documentário ao utilizar uma linguagem característica de nosso tempo: o veloz, o efêmero, os selfies e o pop...
Cinepop
A leveza, o humor, a emoção, os sonhos e dramas que passam na tela fazem deste documentário uma peça profundamente humanista. E por ter uma estrutura tão livre, o filme pincela vários temas: a condição dos trabalhadores, a situação dos animais, a memória, a amizade (refiro-me aqui à sua parte final)...
Cineweb
Uma atração à parte são as conversas entre Agnès e JR, dois artistas que se comunicam, provocam, correspondem de uma maneira que prova que a idade é uma questão de espírito. A música e a animação dos créditos são outras pérolas dentro da pequena joia que é este filme.
Estado de São Paulo
É nosso olhar que se transfigura com a passagem do filme. Já se disse que o cinema, quando grande, nos faz ver algo antes invisível. [...] Deixando-se levar pelas coisas, “o acaso é meu melhor roteirista”, Varda e seus personagens enriquecem nosso olhar e sensibilidade.
Folha de São Paulo
Esses aspectos pessoais dos realizadores refletem questões associadas ao modo como vemos e somos vistos. Seguindo essa lógica de duplicações, "Visages, Villages" levanta o véu que encobre as imagens, mostrando que a superficialidade é de quem as olha sem enxergar.
New York Times
"Visages, Villages" se revela como um trabalho poderoso, complexo e radical. A modéstia da Sr. Varda é a evidência cabal de sua maestria e seu jeito descontraído é a expressão de seu sério e rigoroso comprometimento estético.
O Globo
O que sai dali é ao mesmo tempo emocionante e um sinal de que, às vezes, a simples memória é muito mais intensa do que registros ligeiros feitos sem critério por quem adora levantar um telefone celular.
Rubens Ewald
O novo (último) filme de Varda? Pode ser, será uma pena porque é difícil encontrar uma cineasta tão sensível e criativa [...] Reluto em chamar o filme de mero documentário. Foi feito com o ritmo certo nos cortes, enquadramentos, na destreza e até poesia no registro de imagens. Um belo trabalho de uma grande realizadora.
The Guardian
Se há uma mensagem em "Visages, Villages" [...] é de que ninguém precisa ser torturador ou perverso para produzir arte de qualidade. Ela é a prova viva disso.
Cineplayers
Mesmo no formato documental, [Agnès] Varda imprime muita sensibilidade ao absorver aquelas imagens majestosas de muros pintados e esculturas abstratas em contraste com paisagens bucólicas, como se de alguma forma recortasse e colasse pedaços de ficção e subjetividade contra o fundo imutável de nossa realidade...
Observatório do Cinema
Um retrato de uma artista que sente o peso do tempo, que no auge dos seus 88 anos começa a repensar sua produção e sua vivência. Varda encontra em JR ecos de sua obras e pontos de diálogo, como se encontrasse no jovem artista rastros de seu passado e de seus mais diversos encontros.
Papo de Cinema
Uma obra altamente evocativa, bem-humorada e plasticamente encantadora, que dialoga diretamente com a relação da geração atual com as imagens – do culto à autoexposição das selfies, Snapchats e Stories do Instagram.
Screen International
Apesar de imbuído com um senso real de alegria, "Visages, Villages" também é, em algum nível, o lamento por uma França em rápido processo de desaparecimento.
The Hollywood Reporter
Duas mentes pensantes se comunicam e colaboram com suavidade nessa jornada guiada pela curiosidade mútua e principalmente pela incansável aplicação criativa.
The Playlist
O documentário [...] tem a energia de um trabalho de diretor estreante em Cannes. O vigor colaborativo entre os dois gera um documentário charmoso do início ao fim. "Visages, Villages" olha para o futuro e para o passado de maneira comovente e inteligente.
Télérama
Embora JR seja o mais ocupado dos dois (ele partipa ativamente da colagem das imagens gigantes), "Visages, Villages" permanece, acima de tudo, fiel à fantasia criativa e ao espírito "improvisado" que atravessa a obra de Agnès Varda.
Variety
...Varda alça o nível no ofício com tamanha delicadeza que parece estar projetando seu filme no ar. Na glória de seus anos dourados, ela se tornou uma mágica humanitarianista.
Critikat.com
Através desta história de uma colaboração artística bem-sucedida na maior parte do tempo, o estilo documentário, leve e livre, mistura com alegria o imaginário e o poder da meditação autobiográfica sobre a passagem do tempo.