Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Folha de São Paulo
por Thales de Menezes
Como em "Alien", a diversão é ver quem a criatura vai matar em seguida. Mas "Vida" ganha força no desenvolvimento de seu monstro. Durante a narrativa, as capacidades de Calvin vão surpreendendo o espectador...
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Cinemação
por Lucas Albuquerque
"Vida" também é um prato cheio para biólogos trabalharem os temas em sala de aula com os alunos (seja para falar de evolução, seja para apontar possíveis derrapadas).
A crítica completa está disponível no site Cinemação
Críticos.Com.Br
por Octavio Caruso
“Vida”, dirigido pelo sueco Daniel Espinosa, é um terror sci-fi extremamente competente, infelizmente prejudicado pelo setor de marketing que o vende como uma homenagem ao “Alien” de Ridley Scott. Esse tipo de estratégia causa um problema grave, insere o elemento da expectativa na equação.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
The Playlist
por Drew Taylor
O que torna "Vida" tão surpreendente é que ele segue à risca a fórmula sem desviar do caminho, sem reinventar ou refletir. É apenas um filme de alienígena-assassino-numa-aeronave. Só isso. E, no fim das contas, não tem problema nenhum nisso.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Cinema com Rapadura
por Rogério Montanare
Apesar do roteiro trivial e atuações acanhadas, o longa consegue sobressair de verdade no suspense, no plot e em sua climatização. Não obstante, ao final da sessão, com objetivo cumprido de forma medíocre, pelo menos o longa responde corajosamente a pergunta que propõe.
A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
O que a tripulação vai enfrentar é o mais puro terror, e o espectador pega carona nessa montanha-russa claustrofóbica. Espinosa faz bom proveito da falta de gravidade e dos espaços restritos para criar a sensação de pânico e isolamento.
A crítica completa está disponível no site Preview
Washington Post
por Michael O'Sullivan
"Vida" tem efeitos legais, um suspense real e um decorrer doce. Não é muito complexo, mas faz bem o que se propõe - até mesmo, podemos dizer, com um tipo de genialidade.
A crítica completa está disponível no site Washington Post
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
Sem grandes ambições cinematográficas, o longa tem êxito ao sustentar a tensão do público nos momentos de suspense, por mais que os meios para isso não sejam exatamente os mais inovadores.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cineplayers
por Francisco Carbone
Não é por não ser um artesão imagético que Espinosa se furta em construir sequências de tirar o fôlego, e após a abertura voltamos a ficar impressionados com o surgimento da vida alienígena ao alcance dos dedos...
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Alysson Oliveira
Talvez exatamente pela sua previsibilidade, "Vida" é tenso – mais tenso do que muito suspense que leva essa etiqueta quase gratuitamente. Sabemos que esses personagens não têm saída. Calvin é uma criatura resistente a praticamente tudo, até fogo.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Collider
por Matt Goldberg
Embora a ficção científica de Daniel Espinosa parta de uma boa premissa - e se pessoas espertas fossem confrontadas a um alienígena hostil? - a história rapidamente se perde quando vemos que os personagens são burros e o alienígena é praticamente indestrutível.
A crítica completa está disponível no site Collider
O Globo
por Mário Abbade
Habilmente, Espinosa deixa o mote emocional, de sentimentos como medo e angústia, com o espectador, pela forma como captura as imagens e insere o público dentro da trama. Esta escolha ganha força pelo bom desempenho do elenco, que aposta na diversidade.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Papo de Cinema
por Rodrigo de Oliveira
"Vida", no fim das contas, não chega a ser um filme ruim. É bastante derivativo, mas pode agradar a quem nunca assistiu às produções para as quais ele paga tributo. Ou mesmo a quem as assistiu e não se importa de conferir um trabalho um tanto requentado.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rolling Stone
por André Rodrigues
Sem as metáforas maternas de "Alien" ou personagens bem desenvolvidos, Vida aposta em causar medo de forma constante. E consegue. A ação não para, elencando uma sequência arrepiante atrás da outra até chegar a um dos finais mais impactantes dos últimos tempos.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Wendy Ide
A impressão digital - ou, melhor dizendo, as marcas dos dentes - do filme "Alien" de Ridley Scott estão em evidência em "Vida". [...] Há problemas de ritmo, particularmente no final do segundo ato, quando alguns personagens perdem tempo tentando fugir dos tentáculos implacáveis de Calvin...
A crítica completa está disponível no site Screen International
ScreenCrush
por Matt Singer
"Vida" pertence ao subgênero do suspense que eu chamo de "filme de pessoas espertas burras", no qual homens e mulheres com os títulos de doutores mais avançados em suas áreas simultaneamente passam a agir como completos idiotas. (Ver também: "Jurassic World").
A crítica completa está disponível no site ScreenCrush
The Guardian
por Peter Bradshaw
As expressões nos rostos dos astronautas aqui podem mexer com os sentimentos de Ridley Scott e todos os envolvidos no clássico "Alien", de 1979. [...] É um filme passável e assistível, mas totalmente não original.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Variety
por Peter Debruge
"Vida" é excitante em seus momentos inteligentes, mas é ainda mais emocionante quando os personagens se mostram idiotas - o que é, no fim das contas, um paradoxo que o filme usa com orgulho, para a possível extinção da raça humana.
A crítica completa está disponível no site Variety
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
Nem o trabalho de câmera, nem o realismo concebido fazem de "Vida" um intenso thriller espacial, a tensão por poucas vezes aparece, o clima de urgência ascendente vai se esvaindo ao longo da projeção e todo isso pois o longa, como um todo ,aposta na chave da obviedade.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Screen Rant
por Sandy Schaefer
"Vida" é parcialmente bem-sucedido em pegar o conceito familiar de pessoas presas numa espaçonave com um monstro extraterrestre [...] e trazer variações narrativas. O problema é que, para fazer isso, "Vida" incorpora clichês que tornam suas reviravoltas fáceis de antecipar.
A crítica completa está disponível no site Screen Rant
Boston Globe
por Ty Burr
Para pegar o exemplo mais óbvio, o original "Alien" exalava uma sensação muito mais primitiva de medo, com uma criatura que parecia ter saído de um pesadelo freudiano. "Vida", em contrapartida, é um breve sonho ruim esquecível em algumas horas.
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
Chicago Sun-Times
por Richard Roeper
O estiloso e incrivelmente sangrento "Vida", do diretor Daniel Espinosa, apresenta um elenco internacional diverso, algumas surpresas grotescas e uma espaçonave muito legal e curiosa - mas em alguns momentos se perde devido a uma sequência de falhas.
A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times
Critikat.com
por Josué Morel
Com exceção da reviravolta final previsível, mas ainda assim assustadora, o filme nunca consegue repetir a intensidade da boa sequência [do alienígena neutralizando um adversário] e passa a vegetar, com situações repetidas em ciclos.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
New York Times
por Ben Kenigsberg
O filme não é, parafraseando uma linha de "S.O.S. - Tem um louco solto no espaço", a combinação mais estúpida que você já ouviu falar. Mas também não é muito bom.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Omelete
por Rafael Gonzaga
A premissa é fraca, a história é óbvia e, para enumerar algo de realmente positivo no longa, o visual é bastante caprichado. Verdade seja dita, o filme em momento nenhum aparenta ter a pretensão de ser mais do que apenas divertido e cumpre essa missão.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Quarto Ato
por Arthur S. Gadelha
Tornando envolvente um processo abertamente inverossímil, o filme não exige muito de seu espectador; tendo visto tudo aquilo anteriormente, a ele satisfará as impactantes cenas “violentas” e a pequena ideia finalmente boa que surge antes dos créditos.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Infelizmente não há como negar que este filme de ficção científica e terror não é apenas uma versão não muito disfarçada de "Alien, o Oitavo Passageiro" [...], mas o problema é que é difícil se aproximar do clássico ainda mais porque muito em breve teremos mais uma continuação da Saga.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Hollywood Reporter
por John DeFore
Com uma criatura que gasta a maior parte do filme correndo de um canto para o outro da estação espacial enquanto os heróis tentam privá-lo de oxigênio, o filme pode acabar se sufocando na atmosfera antecipada envolvendo "Alien: Covenant"...
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
As décadas passaram, mas os roteiristas insistem em dar nova roupagem ao clássico da ficção científica de Ridley Scott, com a intenção de provocar sustos e chocar a plateia com cenas de horror.
A crítica completa está disponível no site Veja
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Folha de São Paulo
Como em "Alien", a diversão é ver quem a criatura vai matar em seguida. Mas "Vida" ganha força no desenvolvimento de seu monstro. Durante a narrativa, as capacidades de Calvin vão surpreendendo o espectador...
Cinemação
"Vida" também é um prato cheio para biólogos trabalharem os temas em sala de aula com os alunos (seja para falar de evolução, seja para apontar possíveis derrapadas).
Críticos.Com.Br
“Vida”, dirigido pelo sueco Daniel Espinosa, é um terror sci-fi extremamente competente, infelizmente prejudicado pelo setor de marketing que o vende como uma homenagem ao “Alien” de Ridley Scott. Esse tipo de estratégia causa um problema grave, insere o elemento da expectativa na equação.
The Playlist
O que torna "Vida" tão surpreendente é que ele segue à risca a fórmula sem desviar do caminho, sem reinventar ou refletir. É apenas um filme de alienígena-assassino-numa-aeronave. Só isso. E, no fim das contas, não tem problema nenhum nisso.
Cinema com Rapadura
Apesar do roteiro trivial e atuações acanhadas, o longa consegue sobressair de verdade no suspense, no plot e em sua climatização. Não obstante, ao final da sessão, com objetivo cumprido de forma medíocre, pelo menos o longa responde corajosamente a pergunta que propõe.
Preview
O que a tripulação vai enfrentar é o mais puro terror, e o espectador pega carona nessa montanha-russa claustrofóbica. Espinosa faz bom proveito da falta de gravidade e dos espaços restritos para criar a sensação de pânico e isolamento.
Washington Post
"Vida" tem efeitos legais, um suspense real e um decorrer doce. Não é muito complexo, mas faz bem o que se propõe - até mesmo, podemos dizer, com um tipo de genialidade.
Almanaque Virtual
Sem grandes ambições cinematográficas, o longa tem êxito ao sustentar a tensão do público nos momentos de suspense, por mais que os meios para isso não sejam exatamente os mais inovadores.
Cineplayers
Não é por não ser um artesão imagético que Espinosa se furta em construir sequências de tirar o fôlego, e após a abertura voltamos a ficar impressionados com o surgimento da vida alienígena ao alcance dos dedos...
Cineweb
Talvez exatamente pela sua previsibilidade, "Vida" é tenso – mais tenso do que muito suspense que leva essa etiqueta quase gratuitamente. Sabemos que esses personagens não têm saída. Calvin é uma criatura resistente a praticamente tudo, até fogo.
Collider
Embora a ficção científica de Daniel Espinosa parta de uma boa premissa - e se pessoas espertas fossem confrontadas a um alienígena hostil? - a história rapidamente se perde quando vemos que os personagens são burros e o alienígena é praticamente indestrutível.
O Globo
Habilmente, Espinosa deixa o mote emocional, de sentimentos como medo e angústia, com o espectador, pela forma como captura as imagens e insere o público dentro da trama. Esta escolha ganha força pelo bom desempenho do elenco, que aposta na diversidade.
Papo de Cinema
"Vida", no fim das contas, não chega a ser um filme ruim. É bastante derivativo, mas pode agradar a quem nunca assistiu às produções para as quais ele paga tributo. Ou mesmo a quem as assistiu e não se importa de conferir um trabalho um tanto requentado.
Rolling Stone
Sem as metáforas maternas de "Alien" ou personagens bem desenvolvidos, Vida aposta em causar medo de forma constante. E consegue. A ação não para, elencando uma sequência arrepiante atrás da outra até chegar a um dos finais mais impactantes dos últimos tempos.
Screen International
A impressão digital - ou, melhor dizendo, as marcas dos dentes - do filme "Alien" de Ridley Scott estão em evidência em "Vida". [...] Há problemas de ritmo, particularmente no final do segundo ato, quando alguns personagens perdem tempo tentando fugir dos tentáculos implacáveis de Calvin...
ScreenCrush
"Vida" pertence ao subgênero do suspense que eu chamo de "filme de pessoas espertas burras", no qual homens e mulheres com os títulos de doutores mais avançados em suas áreas simultaneamente passam a agir como completos idiotas. (Ver também: "Jurassic World").
The Guardian
As expressões nos rostos dos astronautas aqui podem mexer com os sentimentos de Ridley Scott e todos os envolvidos no clássico "Alien", de 1979. [...] É um filme passável e assistível, mas totalmente não original.
Variety
"Vida" é excitante em seus momentos inteligentes, mas é ainda mais emocionante quando os personagens se mostram idiotas - o que é, no fim das contas, um paradoxo que o filme usa com orgulho, para a possível extinção da raça humana.
Observatório do Cinema
Nem o trabalho de câmera, nem o realismo concebido fazem de "Vida" um intenso thriller espacial, a tensão por poucas vezes aparece, o clima de urgência ascendente vai se esvaindo ao longo da projeção e todo isso pois o longa, como um todo ,aposta na chave da obviedade.
Screen Rant
"Vida" é parcialmente bem-sucedido em pegar o conceito familiar de pessoas presas numa espaçonave com um monstro extraterrestre [...] e trazer variações narrativas. O problema é que, para fazer isso, "Vida" incorpora clichês que tornam suas reviravoltas fáceis de antecipar.
Boston Globe
Para pegar o exemplo mais óbvio, o original "Alien" exalava uma sensação muito mais primitiva de medo, com uma criatura que parecia ter saído de um pesadelo freudiano. "Vida", em contrapartida, é um breve sonho ruim esquecível em algumas horas.
Chicago Sun-Times
O estiloso e incrivelmente sangrento "Vida", do diretor Daniel Espinosa, apresenta um elenco internacional diverso, algumas surpresas grotescas e uma espaçonave muito legal e curiosa - mas em alguns momentos se perde devido a uma sequência de falhas.
Critikat.com
Com exceção da reviravolta final previsível, mas ainda assim assustadora, o filme nunca consegue repetir a intensidade da boa sequência [do alienígena neutralizando um adversário] e passa a vegetar, com situações repetidas em ciclos.
New York Times
O filme não é, parafraseando uma linha de "S.O.S. - Tem um louco solto no espaço", a combinação mais estúpida que você já ouviu falar. Mas também não é muito bom.
Omelete
A premissa é fraca, a história é óbvia e, para enumerar algo de realmente positivo no longa, o visual é bastante caprichado. Verdade seja dita, o filme em momento nenhum aparenta ter a pretensão de ser mais do que apenas divertido e cumpre essa missão.
Quarto Ato
Tornando envolvente um processo abertamente inverossímil, o filme não exige muito de seu espectador; tendo visto tudo aquilo anteriormente, a ele satisfará as impactantes cenas “violentas” e a pequena ideia finalmente boa que surge antes dos créditos.
Rubens Ewald
Infelizmente não há como negar que este filme de ficção científica e terror não é apenas uma versão não muito disfarçada de "Alien, o Oitavo Passageiro" [...], mas o problema é que é difícil se aproximar do clássico ainda mais porque muito em breve teremos mais uma continuação da Saga.
The Hollywood Reporter
Com uma criatura que gasta a maior parte do filme correndo de um canto para o outro da estação espacial enquanto os heróis tentam privá-lo de oxigênio, o filme pode acabar se sufocando na atmosfera antecipada envolvendo "Alien: Covenant"...
Veja
As décadas passaram, mas os roteiristas insistem em dar nova roupagem ao clássico da ficção científica de Ridley Scott, com a intenção de provocar sustos e chocar a plateia com cenas de horror.