Em "O Som do Silêncio", filme dirigido e co-escrito por Darius Marder, acompanharemos a história de Ruben Stone (Riz Ahmed), baterista de um duo musical, ao lado da sua namorada vocalista Lou (Olivia Cooke). Quando o filme inicia, tudo está indo de vento em popa na sua vida; até o momento em que ele percebe que está tendo uma perda auditiva considerada, que se torna definitiva em poucos dias.
O roteiro escrito por Darius e Abraham Marder aborda justamente a adaptação de Ruben à sua nova condição como deficiente auditivo. Inserido em uma comunidade formada por pessoas como ele, Ruben passa a conviver com a cultura surda, com a linguagem de sinais; ao mesmo tempo em que reaprende a viver com as suas limitações.
O filme é muito feliz na forma como aborda esta jornada, tendo como pano de fundo a pessoa de Ruben - alguém que foi dependente químico, que estava feliz no amor e na profissão e que, ao se tornar deficiente auditivo, lida também com as incertezas sobre o seu próprio futuro, sobre a identidade que ele tem de si mesmo, sobre quais serão os próximos passos de sua vida e sobre como ele pode se reencontrar diante do caos em que ele se encontra.
Falando em caos, é importante perceber a forma sutil com a qual o diretor Darius Marber tenta nos inserir diretamente na nova realidade de Ruben. Neste sentido, é importantíssimo o trabalho de design de som de "O Som do Silêncio". Somos confrontados com todos os ruídos, barulhos, músicas, conversas (de um lado) e com o silêncio (de outro), que representam o mundo de ouvintes e de não ouvintes.
Ao final de tudo, esta é uma jornada sobre aprender a se encontrar no silêncio - que é incômodo, que nos obriga a jogar o olhar para nós mesmos, que nos faz enxergar as nossas vulnerabilidades e que também pode nos auxiliar a nos deparar com a paz. Dentro do turbilhão que é Ruben, o maior aprendizado dele é justamente esse: o de encontrar a paz dentro de si mesmo, o que passa pela aceitação direta da sua nova condição. Por isso mesmo, ao lado do design de som, o elemento mais poderoso de "O Som do Silêncio" acaba sendo a atuação maravilhosa de Riz Ahmed - que merece ser lembrado na próxima temporada de premiações.