Média
3,7
publicações

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

críticas da imprensa

Cinepop

por Pablo Bazarello

[...] a obra de Attia guarda ainda o forte soco no estômago de doer o coração, necessário para que transcendesse o simples e esperado conto de fadas moderno. Uma produção singela, mas ainda assim mais real do que gostaríamos de admitir.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cinepop

por Pablo Bazarello

"A Amante" é um filme extremamente identificável e humano, que nos sacode para que reavaliemos nossas próprias vidas e caminhos. Para que percebamos muitas vezes estar inertes diante de situações, guiados apenas pelo comodismo, falta de iniciativa ou medo da desaprovação...

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Cineweb

por Luiz Vita

Hedi pode tomar finalmente as rédeas de seu destino, mas não é uma decisão tão fácil de ser tomada. A alguns quilômetros dali o espera a Tunísia antiga, das tradições que precisam ser respeitadas e para as quais ele oscila entre a revolta e o conformismo.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Critikat.com

por Axel Scoffier

"A Amante" merece ser visto pelo seu tratamento fenomenológico de um percurso social e psicológico tortuoso, de um equilíbrio entre a prisão e a liberação.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Hedi terá de decidir em seguir a sua via ou voltar àquela traçada pela mãe. Ben Attia filma a família como forma de entender o que se passa na Tunísia. Usa o cinema como um espelho para refletir a realidade.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

O Globo

por Ely Azeredo

A Tunísia permanecia em grande parte invisível nas telonas. Ao contrário, “A amante”, com amplas locações em áreas rurais e balneárias, expõe seus encantos na fotografia dirigida pelo caprichoso Frederic Noirhomme.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

[Mohamed] Attia dirige seu elenco com uma maturidade na medida, controlando [Majd] Mastoura até as cenas do clímax. Presenciar a forma como o personagem encara sua mãe e seu irmão mais velho pela primeira vez em sua vida é uma experiência tão libertadora para o público quanto para Hedi.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Frédéric Strauss

Mohamed Ben Attia constrói um primeiro filme cheio de charme e de força. Com habilidade, o diretor mistura a tensão que nasce da perspectiva de uma grande festa arruinada e a errância de Hedi.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weissberg

Por um lado, "Heidi" é uma história universal, sobre um jovem adulto que precisa escolher entre dever e paixão. Porém, separar o filme de sua cultura diminuiria grande parte do que faz o filme tão rico e observador.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinemascope

por Eduardo Ferrarini

É bastante inteligente a forma como Attia usa os enquadramentos inicialmente para sempre isolar Hedi, mesmo quando está em um ambiente cheio de pessoas, são diversos os planos onde a câmera se encontra não apenas próxima a ele, mas o isolando, já evocando a solidão patente do protagonista.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"A Amante" pode ser que por aqui atraia um público em busca de desenlaces de luxúria e segredos, mas o que irá encontrar é um mergulho na alma de alguém que precisa, desesperadamente, respirar.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Folha de São Paulo

por Alexandre Agabiti Fernandez

Ao mesmo tempo, e sem carregar nas tintas, o filme estabelece um paralelo entre as potencialidades da Primavera Árabe –que começou exatamente na Tunísia—, desejo de libertação de um país, e a autodescoberta de Hedi, que reflete sobre seu destino e também pode se libertar.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Screen International

por Wendy Ide

O escritor/diretor Mohamed Ben Attia preenche o cenário sócio-político com um leve toque, permitindo que a história de amor e a jornada pessoal de Hedi ocupem o centro do palco.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Veja

por Miguel Barbieri Jr.

Nascido em um dos países mais liberais do mundo árabe, o tunisiano Mohamed Ben Attia dirige uma história de amor com conflitos íntimos e realistas e não abre mão de abordar as tradições arcaicas enraizadas.

A crítica completa está disponível no site Veja

Carmattos

por Carlos Alberto Mattos

O filme se alimenta, então, de um contraste bastante óbvio entre os dois lados. Rapaz apático e submisso encontra moça liberada e cheia de energia. O resto se dá de maneira previsível, bem longe do modelo do conto de fadas.

A crítica completa está disponível no site Carmattos
Quer ver mais críticas?