Minha conta
    A Amante
    Média
    3,7
    publicações
    • Cinepop
    • Cinepop
    • Cineweb
    • Critikat.com
    • Estado de São Paulo
    • O Globo
    • The Hollywood Reporter
    • Télérama
    • Variety
    • Cinemascope
    • Papo de Cinema
    • Folha de São Paulo
    • Screen International
    • Veja
    • Carmattos

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Cinepop

    por Pablo Bazarello

    [...] a obra de Attia guarda ainda o forte soco no estômago de doer o coração, necessário para que transcendesse o simples e esperado conto de fadas moderno. Uma produção singela, mas ainda assim mais real do que gostaríamos de admitir.

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Cinepop

    por Pablo Bazarello

    "A Amante" é um filme extremamente identificável e humano, que nos sacode para que reavaliemos nossas próprias vidas e caminhos. Para que percebamos muitas vezes estar inertes diante de situações, guiados apenas pelo comodismo, falta de iniciativa ou medo da desaprovação...

    A crítica completa está disponível no site Cinepop

    Cineweb

    por Luiz Vita

    Hedi pode tomar finalmente as rédeas de seu destino, mas não é uma decisão tão fácil de ser tomada. A alguns quilômetros dali o espera a Tunísia antiga, das tradições que precisam ser respeitadas e para as quais ele oscila entre a revolta e o conformismo.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Critikat.com

    por Axel Scoffier

    "A Amante" merece ser visto pelo seu tratamento fenomenológico de um percurso social e psicológico tortuoso, de um equilíbrio entre a prisão e a liberação.

    A crítica completa está disponível no site Critikat.com

    Estado de São Paulo

    por Luiz Carlos Merten

    Hedi terá de decidir em seguir a sua via ou voltar àquela traçada pela mãe. Ben Attia filma a família como forma de entender o que se passa na Tunísia. Usa o cinema como um espelho para refletir a realidade.

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    O Globo

    por Ely Azeredo

    A Tunísia permanecia em grande parte invisível nas telonas. Ao contrário, “A amante”, com amplas locações em áreas rurais e balneárias, expõe seus encantos na fotografia dirigida pelo caprichoso Frederic Noirhomme.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    The Hollywood Reporter

    por Deborah Young

    [Mohamed] Attia dirige seu elenco com uma maturidade na medida, controlando [Majd] Mastoura até as cenas do clímax. Presenciar a forma como o personagem encara sua mãe e seu irmão mais velho pela primeira vez em sua vida é uma experiência tão libertadora para o público quanto para Hedi.

    A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

    Télérama

    por Frédéric Strauss

    Mohamed Ben Attia constrói um primeiro filme cheio de charme e de força. Com habilidade, o diretor mistura a tensão que nasce da perspectiva de uma grande festa arruinada e a errância de Hedi.

    A crítica completa está disponível no site Télérama

    Variety

    por Jay Weissberg

    Por um lado, "Heidi" é uma história universal, sobre um jovem adulto que precisa escolher entre dever e paixão. Porém, separar o filme de sua cultura diminuiria grande parte do que faz o filme tão rico e observador.

    A crítica completa está disponível no site Variety

    Cinemascope

    por Eduardo Ferrarini

    É bastante inteligente a forma como Attia usa os enquadramentos inicialmente para sempre isolar Hedi, mesmo quando está em um ambiente cheio de pessoas, são diversos os planos onde a câmera se encontra não apenas próxima a ele, mas o isolando, já evocando a solidão patente do protagonista.

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Papo de Cinema

    por Robledo Milani

    "A Amante" pode ser que por aqui atraia um público em busca de desenlaces de luxúria e segredos, mas o que irá encontrar é um mergulho na alma de alguém que precisa, desesperadamente, respirar.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Folha de São Paulo

    por Alexandre Agabiti Fernandez

    Ao mesmo tempo, e sem carregar nas tintas, o filme estabelece um paralelo entre as potencialidades da Primavera Árabe –que começou exatamente na Tunísia—, desejo de libertação de um país, e a autodescoberta de Hedi, que reflete sobre seu destino e também pode se libertar.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    Screen International

    por Wendy Ide

    O escritor/diretor Mohamed Ben Attia preenche o cenário sócio-político com um leve toque, permitindo que a história de amor e a jornada pessoal de Hedi ocupem o centro do palco.

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    Veja

    por Miguel Barbieri Jr.

    Nascido em um dos países mais liberais do mundo árabe, o tunisiano Mohamed Ben Attia dirige uma história de amor com conflitos íntimos e realistas e não abre mão de abordar as tradições arcaicas enraizadas.

    A crítica completa está disponível no site Veja

    Carmattos

    por Carlos Alberto Mattos

    O filme se alimenta, então, de um contraste bastante óbvio entre os dois lados. Rapaz apático e submisso encontra moça liberada e cheia de energia. O resto se dá de maneira previsível, bem longe do modelo do conto de fadas.

    A crítica completa está disponível no site Carmattos
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top