Minha conta
    Fogo ao Mar
    Média
    3,7
    publicações
    • Estado de São Paulo
    • Cineweb
    • Cineplayers
    • Folha de São Paulo
    • O Globo
    • Papo de Cinema
    • Screen International
    • The Guardian
    • The Playlist
    • CineClick
    • Cinemascope
    • Rubens Ewald

    Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

    críticas da imprensa

    Estado de São Paulo

    por Luiz Zanin Oricchio

    Rosi lida com material humano muito rico e variado. Trabalha no registro de um encontro entre civilizações muito diferentes. Mas, ao contrário do que apregoam os defensores de um irredutível choque de culturas, vê aqui a possibilidade de um encontro...

    A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

    Cineweb

    por Neusa Barbosa

    Mais do que entrevistas e evitando a narração, o diretor prefere mostrar uma série imensa de rostos, captando emoções que ator algum conseguiria reproduzir, medo, tristeza, alívio, incerteza quanto ao futuro.

    A crítica completa está disponível no site Cineweb

    Cineplayers

    por Francisco Carbone

    O diretor se cerca do prosaico de cada cotidiano para lentamente, entre uma canção ou outra, explicitar o olhar dos moradores para a sombra daqueles novos habitantes, um misto de hóspedes e intrusos que vez ou outra fica explícito demais para não nos espantar.

    A crítica completa está disponível no site Cineplayers

    Folha de São Paulo

    por Cássio Starling Carlos

    A costura do normal ao excepcional, do banal ao trágico agrega intensidade a "Fogo no Mar" sem que se perceba de imediato como o filme expõe o abismo que diferencia a economia e a política da vida de um europeu da de seus milhões de vizinhos.

    A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

    O Globo

    por André Miranda

    Rosi filmou e montou “Fogo no Mar” de um jeito que não aparece um único personagem olhando para a câmera — um feito técnico impressionante nas sequências em que mostra os barcos de imigrantes bem de perto.

    A crítica completa está disponível no site O Globo

    Papo de Cinema

    por Leonardo Ribeiro

    A postura muitas vezes voyeurística do cineasta pode ser questionada [...] De qualquer forma, a força destas imagens é inegável, e talvez esta opção pela não interferência, além de certo distanciamento, seja mesmo com o intuito de reservar ao espectador a tarefa da reflexão e do debate.

    A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

    Screen International

    por Lee Marshall

    A crise dos refugiados na Europa encontrou sua representação perfeita em "Fogo no Mar", o poderoso documentário, ora chocante, ora intensamente humano, do diretor italiano Gianfranco Rosi...

    A crítica completa está disponível no site Screen International

    The Guardian

    por Andrew Pulver

    O método do diretor Gianfranco Rosi não é estridente; não existe nenhuma grande ação aqui. Seu foco se mantém principalmente nas pessoas [...] Este é um tipo de cinema silencioso e pouco chamativo que, acima de tudo, possui uma força poderosa em si.

    A crítica completa está disponível no site The Guardian

    The Playlist

    por Demetrios Matheou

    Este filme não é controverso, nem polêmico, ele não oferece um confronto entre os moradores da ilha e os imigrantes. [...] Este não é apenas um documentário competente, e sim um filme muito bom.

    A crítica completa está disponível no site The Playlist

    CineClick

    por Iara Vasconcelos

    A produção parece querer apenas chocar o espectador, sem aprofundar a discussão ou dar voz aos refugiados, que são meros recursos visuais e dramáticos. Também não fica claro como a crise imigratória afeta Samuele e sua família, já que seu cotidiano não parece mudar.

    A crítica completa está disponível no site CineClick

    Cinemascope

    por Verônica Petrelli

    Por fim, ficou faltando um debate político na obra de Rosi [...] A impressão que fica é de um documentário bem raso que deixa de abordar questões extremamente importantes para o mundo contemporâneo.

    A crítica completa está disponível no site Cinemascope

    Rubens Ewald

    por Rubens Ewald Filho

    Embora tenha sido vencedor do prêmio Urso de Ouro de Berlim, também do Ecumênico, da Anistia, é decepcionante este documentário que ficou também entre os cinco finalistas do Oscar de 17. Lento e básico, traz praticamente nada nem mesmo depoimentos das vítimas...

    A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top