Há trinta anos, o diretor Luiz Paulino dos Santos realizou um curta-metragem sobre os costumes e práticas dos índios Zoró. Hoje, ele retorna ao local, para exibir pela primeira vez seu filme aos índios, e descobrir o que mudou neste tempo. O cineasta encontra um grupo transformado pela tecnologia, pelo acesso aos bens de consumo e pela assimilação da religião cristã.
Classificação indicativa: a definir por http://www.culturadigital.br/classind
Críticas AdoroCinema
1,5
Ruim
Índios Zoró - Antes, Agora e Depois?
Turismo exótico
por Bruno Carmelo
A premissa deste documentário é fascinante: em 1982, o diretor Luiz Paulino dos Santos criou o curta-metragem Ikatena? Vamos Caçar, a respeito da tribo Zoró. 30 anos mais tarde, ele retorna ao local das filmagens para apresentar seu trabalho aos índios, pela primeira vez. No local, descobre uma tribo transformada, tendo assimilado a religião cristã.
O embate entre cultura, religião e identidade poderia gerar uma discussão calorosa. No entanto, nenhuma destas questões é aprofundada no filme. As exibições aos índios são mostradas de modo protocolar: filma-se as sessões, as expressões indiferentes nos rostos, mas não se pergunta aos índios uma opinião, um sentimento em relação ao registro de sua cultura. Nos raros momentos em que o cineasta dá voz aos índios, ele fica impaciente com a demora nas respostas e tira suas próprias conclusões, respondendo por eles.O tema da evangelização também é
Mais de cem longas e curtas-metragens serão apresentados ao público mineiro gratuitamente.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
Fotos
Detalhes técnicos
Nacionalidade Brasil
Distribuidor-
Ano de produção2015
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades-
Orçamento-
Idiomas
Português
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade