Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Plano Crítico
por Marcelo Sobrinho
É sobre vidas humanas que se misturam a um panorama político. É sobre como não se pode pensar a política sem compreender as histórias das pessoas atingidas por ela.
A crítica completa está disponível no site Plano Crítico
Screen International
por Lisa Nesselson
A força de Ayouch está em mostrar como a imposição das ordens islâmicas afeta pessoas de todas as idades, profissões, crenças e classes. [...] Nada de bom pode vir das desigualdades gritantes entre ricos e pobres, retratados no filme através de personagens memoravelmente humanos.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Jordan Mintzer
"Primavera em Casablanca" não é uma exposição sutil dos problemas enfrentados por Casablanca e Marrocos como um todo, mas sim uma obra sobre pessoas levadas à beira por um sistema injusto.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Frédéric Strauss
Talentoso nos retratos, o diretor observa cada personagem intensamente. [...] Com coragem, "Primavera em Casablanca" mostra uma nação de ideólogos, baseados em ditados morais e religiosos. Mesmo assim, o filme não é acusador.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
A sucessão de diferentes pontos de vista gera dispersão, com segmentos sobressaindo mais que outros. Mesmo combalido por essa polifonia desequilibrada, "Primavera em Casablanca" possui méritos suficientes para se apresentar como um exemplar de valor notável.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Cineweb
por Neusa Barbosa
De algum modo, funciona sua opção pelo mosaico de uma sociedade visivelmente multifacetada e dividida, embora seja de se lamentar que Nayoub não inclua uma ligação pelo menos de algum desses personagens com essa ebulição das “primaveras”.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
O Globo
por Susana Schild
Apesar de abordar mais temas do que dá conta, a produção exibe fotografia expressiva, montagem vigorosa e trilha inspirada. No ótimo elenco, destaque para Amine Ennaji como o professor.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Variety
por Scott Tobias
Se coragem política fosse uma medida de mérito artístico, “Primavera em Casablanca” seria uma conquista formidável [...] Ayouch idealiza "Casablanca" com a visão de como ele quer, cheia de romance e resistência, mas tem forte senso de como é na verdade, tomado pela ideologia repressiva.
A crítica completa está disponível no site Variety
Carmattos
por Carlos Alberto Mattos
Se por um lado "Primavera em Casablanca" nos apresenta esse painel com certa eficácia superficial, por outro sacrifica a densidade dos personagens e a sutileza em prol da mera exposição. Tudo é bastante estereotipado, especialmente as classes mais abastadas.
A crítica completa está disponível no site Carmattos
Folha de São Paulo
por Sérgio Alpendre
Parece-me necessário apontar as falhas de mais este filme painel [...], que se vende como humanista, mas não passa de um amontoado de clichês, a despeito de um ou outro funcionar dentro da narrativa caleidoscópica.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Critikat.com
por Thomas Choury
O filme procura constantemente se persuadir de sua própria amplitude, sem conseguir dar vida à imponente construção de roteiro e uma direção cheia de efeitos forçados (cortes bruscos, câmera giratória, música melodramática) até se tornar indigesta.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Plano Crítico
É sobre vidas humanas que se misturam a um panorama político. É sobre como não se pode pensar a política sem compreender as histórias das pessoas atingidas por ela.
Screen International
A força de Ayouch está em mostrar como a imposição das ordens islâmicas afeta pessoas de todas as idades, profissões, crenças e classes. [...] Nada de bom pode vir das desigualdades gritantes entre ricos e pobres, retratados no filme através de personagens memoravelmente humanos.
The Hollywood Reporter
"Primavera em Casablanca" não é uma exposição sutil dos problemas enfrentados por Casablanca e Marrocos como um todo, mas sim uma obra sobre pessoas levadas à beira por um sistema injusto.
Télérama
Talentoso nos retratos, o diretor observa cada personagem intensamente. [...] Com coragem, "Primavera em Casablanca" mostra uma nação de ideólogos, baseados em ditados morais e religiosos. Mesmo assim, o filme não é acusador.
Papo de Cinema
A sucessão de diferentes pontos de vista gera dispersão, com segmentos sobressaindo mais que outros. Mesmo combalido por essa polifonia desequilibrada, "Primavera em Casablanca" possui méritos suficientes para se apresentar como um exemplar de valor notável.
Cineweb
De algum modo, funciona sua opção pelo mosaico de uma sociedade visivelmente multifacetada e dividida, embora seja de se lamentar que Nayoub não inclua uma ligação pelo menos de algum desses personagens com essa ebulição das “primaveras”.
O Globo
Apesar de abordar mais temas do que dá conta, a produção exibe fotografia expressiva, montagem vigorosa e trilha inspirada. No ótimo elenco, destaque para Amine Ennaji como o professor.
Variety
Se coragem política fosse uma medida de mérito artístico, “Primavera em Casablanca” seria uma conquista formidável [...] Ayouch idealiza "Casablanca" com a visão de como ele quer, cheia de romance e resistência, mas tem forte senso de como é na verdade, tomado pela ideologia repressiva.
Carmattos
Se por um lado "Primavera em Casablanca" nos apresenta esse painel com certa eficácia superficial, por outro sacrifica a densidade dos personagens e a sutileza em prol da mera exposição. Tudo é bastante estereotipado, especialmente as classes mais abastadas.
Folha de São Paulo
Parece-me necessário apontar as falhas de mais este filme painel [...], que se vende como humanista, mas não passa de um amontoado de clichês, a despeito de um ou outro funcionar dentro da narrativa caleidoscópica.
Critikat.com
O filme procura constantemente se persuadir de sua própria amplitude, sem conseguir dar vida à imponente construção de roteiro e uma direção cheia de efeitos forçados (cortes bruscos, câmera giratória, música melodramática) até se tornar indigesta.