O documentário acompanha a rotina de pessoas, ao redor do país, que escolhem viver a vida utilizando aquilo que tem de melhor: o bom humor.
Críticas AdoroCinema
2,5
Regular
Piadeiros
Quando a forma vale mais que o conteúdo
por Renato Hermsdorff
O documentarista Gustavo Rosa de Moura (Cildo) percorreu as cinco regiões do Brasil – e mais uma boa parte de Portugal – com uma missão original, mas, em princípio, pouco cinematográfica: buscar pessoas anônimas (portanto não profissionais) que saibam contar piadas, daí o título Piadeiros.O primeiro risco se dá na medida em que a ideia do projeto tem como base mapear um comportamento, antes de tudo, baseado na tradição da oralidade, ou seja, pouco imagético – do qual a literatura talvez fosse um destino final mais apropriado; um segundo desafio, exposto na obra, passa pelo convencimento da participação dos personagens – ao mesmo tempo em que atrai alguns, a câmera repele outros; por fim, há o risco de o espectador não achar graça das piadas contadas, mas aí já é outro departamento.
Gustavo e sua pequena equipe superam as duas primeiras questões com um recurso simples: a opção por revelar
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade