Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cineweb
por Alysson Oliveira
Uma narrativa inteiramente construída pelo poder da arte da palavra. São exposições didáticas – afinal, estamos numa universidade – e diálogos de tons intimistas que guiam seus poucos mais de 90 minutos. E é brilhante.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Critikat.com
por Arnaud Hée
A beleza das palalvras, das frases, dos seres é o que liga todas as coordenadas deste filme labiríntico. Neste sentido, José Luis Guerín constitui um artesão excepcional, guiado pelo olhar amoroso às figuras femininas.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Não é uma digestão simples, e sim um pingue pongue fervoroso, cheio de contraposições dúbias em relação à dicotomia do machismo/feminismo da sociedade e da construção dos arquétipos de gênero na idealização do amor e da poesia como forma artística por excelência do amor.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Ao sair do espaço universitário para o do mundo, Guerín passa do documentário para a ficção sem se preocupar com malabarismos teóricos. Ele prefere usar a imprecisão para reproduzir a característica viajante dos pensamentos.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Marcelo Janot
No fim, temos um teatro poético protagonizado por não atores que constroem a ficção sem roteiro, guiados por seus próprios dilemas, desembocando num belo tributo ao poder do afeto e da linguagem.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Quarto Ato
por Arthur S. Gadelha
Embora se torne, por vezes, cansativo, é tudo uma questão da relação estabelecida entre o filme e as conclusões filosóficas que é capaz de trazer à realidade. Ao afastar suas mulheres de qualquer passividade, [...] justifica a todo instante a necessidade de quebrá-las.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Revista Interlúdio
por Guilherme Savioli
"A Academia das Musas" trabalha com atores não profissionais e não se furta em colocar, desde o início, uma situação que poderia sugerir (ou ser encaminhada com facilidade) para uma obra calcada no mero jogo entre o documental e o ficcional.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Zero Hora
por Marcelo Perrone
O diretor catalão José Luis Guerín propõe no seu filme um exercício intelectual e cinematográfico que é ambicioso no embaralhamento entre documentário e ficção. Simples em sua estrutura e complexo na engrenagem que escrutina, nesse campo das relações afetivas, o espelhamento entre o real e seu simulacro...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Télérama
por Mathilde Blottière
Como alunos e professores interpretam a si mesmos, trata-se de tirar reflexões teóricas entre a prática e a ficção. O filme torna-se saboroso quando sai do anfiteatro, mostrando o pobre professor superado por suas alunas.
A crítica completa está disponível no site Télérama
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Uma narrativa inteiramente construída pelo poder da arte da palavra. São exposições didáticas – afinal, estamos numa universidade – e diálogos de tons intimistas que guiam seus poucos mais de 90 minutos. E é brilhante.
Critikat.com
A beleza das palalvras, das frases, dos seres é o que liga todas as coordenadas deste filme labiríntico. Neste sentido, José Luis Guerín constitui um artesão excepcional, guiado pelo olhar amoroso às figuras femininas.
Almanaque Virtual
Não é uma digestão simples, e sim um pingue pongue fervoroso, cheio de contraposições dúbias em relação à dicotomia do machismo/feminismo da sociedade e da construção dos arquétipos de gênero na idealização do amor e da poesia como forma artística por excelência do amor.
Folha de São Paulo
Ao sair do espaço universitário para o do mundo, Guerín passa do documentário para a ficção sem se preocupar com malabarismos teóricos. Ele prefere usar a imprecisão para reproduzir a característica viajante dos pensamentos.
O Globo
No fim, temos um teatro poético protagonizado por não atores que constroem a ficção sem roteiro, guiados por seus próprios dilemas, desembocando num belo tributo ao poder do afeto e da linguagem.
Quarto Ato
Embora se torne, por vezes, cansativo, é tudo uma questão da relação estabelecida entre o filme e as conclusões filosóficas que é capaz de trazer à realidade. Ao afastar suas mulheres de qualquer passividade, [...] justifica a todo instante a necessidade de quebrá-las.
Revista Interlúdio
"A Academia das Musas" trabalha com atores não profissionais e não se furta em colocar, desde o início, uma situação que poderia sugerir (ou ser encaminhada com facilidade) para uma obra calcada no mero jogo entre o documental e o ficcional.
Zero Hora
O diretor catalão José Luis Guerín propõe no seu filme um exercício intelectual e cinematográfico que é ambicioso no embaralhamento entre documentário e ficção. Simples em sua estrutura e complexo na engrenagem que escrutina, nesse campo das relações afetivas, o espelhamento entre o real e seu simulacro...
Télérama
Como alunos e professores interpretam a si mesmos, trata-se de tirar reflexões teóricas entre a prática e a ficção. O filme torna-se saboroso quando sai do anfiteatro, mostrando o pobre professor superado por suas alunas.