Primeiro filme de Christopher Nolan a ser baseado em eventos reais, no caso; a Operação Dínamo, também conhecida como a Evacuação de Dunkirk.
Christopher Nolan já trabalhou com Tom Hardy em A Origem (2010) e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012). Cillian Murphy, por sua vez, participou de A Origem (2010) e de toda a trilogia Batman (2005).
As filmagens foram realizadas na França. A base de operação foi filmada na cidade holandesa de Urk.
Os vários questionamentos sobre a escalação de Harry Styles para o elenco não impediram que o ex-vocalista da boy band One Direction fizesse sua estreia nas telonas como ator.
Segundo Kenneth Branagh, cerca de 30 sobrevivente da Operação Dínamo participaram da estreia do filme em Londres. Os veteranos ainda comentaram que a trilha sonora do filme ficou mais alta que os bombadeiros, o que divertiu o diretor.
Os primeiros relatos que Christopher Nolan ouviu sobre Evacuação de Dunquerque diziam que os soldados era jovens e inexperientes. Por isso, o diretor decidiu contratar atores jovens e desconhecidos para a cena na praia.
O compositor Hans Zimmer usou um relógio de bolso do próprio diretor para criar o som de relógio que é tocado no filme.
Christopher Nolan, sua esposa Emma Thomas e mais um amigo foi da Inglaterra para Dunquerque em um bote para tentar reviver a experiência dos sobreviventes durante a evacuação. A travessia durou 19 horas.
Christopher Nolan recebeu em torno de US$ 20 milhões, e ainda tem direito a até 20% das bilheterias totais do filme. Trata-se de um dos maiores salários para um diretor depois de Peter Jackson com King Kong (2005).
Uma inspiração para as cenas de multidão veio de filmes mudos como Intolerância (1916), Ouro e Maldição (1924) e Aurora (1927). Outras produções que influenciaram o trabalho do diretor foram: O Salário do Medo (1953), Um Condenado à Morte Escapou (1956), O Batedor de Carteiras (1959), O Resgate do Soldado Ryan (1998).
Filme exibido em IMAX.
Nas tentativas para sentir as sensações, o diretor chegou a pilotar um Splitfire, um avião de caça britânico utilizado na Segunda Guerra Mundial.
Em uma das cenas dentro do avião, uma câmera IMAX foi colocada dentro da cabine do piloto, mas quando o avião afundou, a água acabou arruinando todo o equipamento. O diretor precisou uma usar técnica antiga para tentar recuperar o filme.
Following (1998), A Origem (2010) e Dunkirk (2017) foram totalmente escritos por Christopher Nolan.
Foram lançados mais de 50 botes no mar para a gravação do filme.
Em uma entrevista, Christopher Nolan comparou a polêmica acerca da escalação de Harry Styles com a escolha de Heath Ledger como Coringa, pois ambos os atores foram subestimados.
A Evacuação de Dunquerque é considerada uma das piores derrotas da história militar britânica.
O longa conta com a participação de John Nolan, tio do diretor, que também já apareceu em outras produções do cineasta.
O roteiro da trama continha 76 páginas.
Na primeira vez que Christopher Nolan pensou em filmar a trama, ele estava navengando em direção a Dunkirk em 1992 com sua então namorada Emma Thomas.
Também é o filme de estreia de Fionn Whitehead.
O diretor de fotografia Hoyte Van Hoytema já trabalhou com Christopher Nolan em Interestelar (2014).
Dois barcos de pesca históricos foram utilizados como parte do cenário da trama.
A voz de Michael Caine pode ser ouvida na rádio em determinado momento da trama.
Nolan utilizou cardboards para dar a ilusão de maior número de soldados na cena da evacuação.