O documentário aborda a vida do sociólogo Hebert de Souza, conhecido como Betinho. Engajado politicamente desde sua adolescência, Betinho também foi um ativista. Sofreu as consequências da Ditadura Militar sendo exilidao, inclusive, foi homenageado na música "O Bêbado e o Equilibrista", de Elis Regina. Antes da sua morte em 1997, o brasileiro iniciou campanhas contra a AIDS e a fome, além de fundar o IBASE, um instituto para pesquisas de ações governamentais.
Assista ao filme
SVOD / Streaming
Globoplay
Por assinatura
Assistir
Veja todas as opções de streaming
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
Betinho - A Esperança Equilibrista
O Brasil que sonha
por Francisco Russo
Herbert José de Souza, ou simplesmente Betinho. Sociólogo, militante, hemofílico, exilado, aidético, ícone. Para muitos, um exemplo. Para alguns, um herói - palavra esta tão banalizada nos dias atuais, na contínua (e um tanto quanto desesperada) busca de alguém que possa nos salvar. Um sonhador, com certeza. Prestes a completar 80 anos, sua vida e obra ganham destaque através do documentário Betinho - A Esperança Equilibrista, exibido na mostra Première Brasil do Festival do Rio 2015. Um filme simples no formato, mas com uma mensagem tão poderosa que emociona.
Dirigido por Victor Lopes, do emblemático Língua - Vidas em Português, Betinho segue a fórmula tradicional dos documentários biográficos, mesclando muito material de arquivo com depoimentos de pessoas importantes em sua trajetória. O fio condutor é uma longa entrevista concedida pelo próprio homenageado nos anos 1990, onde fala abe
Haviam 32 milhões de pessoas no Brasil passando fome quando ele começou o projeto pela erradicação da fome e da miséria. Betinho foi um grande guerreiro. Devemos continuar.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade