Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Estado de São Paulo
por Luiz Carlos Merten
Um velho melodrama hollywoodiano, revisto e atualizado. [...] Não tenho o menor pudor nem vergonha de dizer que chorei de soluçar, de desidratar. E, no final, a militância do autor.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Ccine10
por Kadu Silva
O roteiro [...] apesar de utilizar do melodrama em excesso em determinados momentos, consegue retratar uma história pouco conhecida no ocidente e ainda encontra espaço para mostrar os costumes tão rudimentares que ainda fazem parte da cultura da região.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
O Globo
por Ely Azeredo
Abu-Assad não tem sonhos rasteiros. Queria algo do estilo de “Quem quer ser um milionário?”, a honestidade de “Entre os muros da escola”, a energia de “Billy Elliot” e a determinação de “Um sonho de liberdade”, “com humor e alma únicos”. A rigor, pode-se concordar com seu humor e alma peculiares.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Observatório do Cinema
por Bruno Pinheiro
Um filme que contempla a falta de representatividade presente por parte dos refugiados na Gaza. Em um momento tão instável que a Palestina viveu e ainda vive, a figura de pessoas como Assaf é de extrema importância.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Screen International
por Tim Grierson
Em suas pinceladas gerais, "O Ídolo" pode parecer mais uma trama sobre uma estrela que nasce, mas a cada reviravolta, Hany Abu-Assad transcende esta simplicidade através de uma análise emocionante e complexa...
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Playlist
por Kimber Myers
Apesar das escolhas convencionais e narrativa comum, "O Ídolo" tem sucesso em apresentar a mensagem de que o povo palestino merece uma voz e representação. As imagens mais poderosas não são as das belas canções de Muhammad, e sim a reação dos palestinos à música...
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Almanaque Virtual
por Ana Carolina Garcia
“O Ídolo” expõe o espectador à perda da ingenuidade infantil devido ao choque de realidade imposto pela guerra. [...] Em determinados momentos, “O Ídolo” assume um tom piegas e quase pueril ao apresentar a obstinação de Mohammed Assaf .
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinemascope
por Felipe Mendes
O novo trabalho de Abu-Assad é uma bela obra agridoce em meio ao caos turbulento da Palestina. O cineasta admite que sua principal função no momento é promover alguma esperança aos habitantes do país por meio da arte. Provavelmente, essa crescente ditará as próximas obras do diretor...
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineweb
por Nayara Reynaud
Romantizando a história do intérprete [...] em cima de clichês de filmes do gênero, a produção tem carisma suficiente para agradar ao público, pois traça um caminho interessante com seu protagonista até sua chegada ao programa.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Para quem não tem essa ascendência o que mais impressiona no filme são as tomadas externas: é quando podemos ao menos ter uma ideia de como se vive na Palestina ocupada e, mais especificamente, na região de Gaza.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
A narrativa abusa de todos os clichês do gênero, seguindo à risca a fórmula sofrimento-superação-catarse final. Vale para conhecer um pouco do duro dia a dia em Gaza e nas franjas do mundo árabe, além dos bastidores desse curioso programa pan-arábico nos moldes de “American Idol”.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
New York Times
por Nicolas Rapold
Apesar de tudo, Hany Abu-Assad, que escreveu o roteiro com Sameh Zoabi, estrutura uma apreciação idealista da música como uma forma de ligar as diferenças através de um apelo unificador à beleza...
A crítica completa está disponível no site New York Times
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
A doença da irmã e a travessia clandestina de Gaza para o Egito movimentam uma trama convencional, mas com momentos de emoção. Talvez o mais interessante aqui sejam as canções, que fogem ao lugar comum para o público ocidental.
A crítica completa está disponível no site Preview
The Guardian
por Wendy Ide
Baseado na história real de Mohammed Assaf, um cantor de casamentos de Gaza que acabou vencendo o "Arab Idol", este filme jubilante funciona melhor nos seus primeiros momentos...
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Leslie Felperin
[...] o diretor Hany Abu-Assad e seu montador Eyas Salman aumentam a tensão em belos níveis conforme Mohammed ultrapassa cada obstáculo com ingenuidade, charme e uma voz talentosa e honesta.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Frédéric Strauss
O diretor palestino Abu-Assad [...] escolhe reencenar a realidade pelo ângulo de uma fantasia um pouco simplória. Ao atribuir importância à juventude do futuro cantor, ele deve agradar principalmente às crianças, fãs de novas celebridades...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Justin Chang
Um retrato narrado de maneira simples mas muito cativante de Muhammad Assaf [...], o filme se beneficia muito do talento natural de Hany Abu-Assad para construir suspense e ritmo...
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
O diretor palestino Hany Abu-Assad dirigiu, em 2005, "Paradise Now", um potente registro sobre homens-bomba em Israel. É de estranhar, portanto, que o cineasta tenha escolhido um tema tão popularesco para seu novo filme e a realização venha no piloto automático.
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Estado de São Paulo
Um velho melodrama hollywoodiano, revisto e atualizado. [...] Não tenho o menor pudor nem vergonha de dizer que chorei de soluçar, de desidratar. E, no final, a militância do autor.
Ccine10
O roteiro [...] apesar de utilizar do melodrama em excesso em determinados momentos, consegue retratar uma história pouco conhecida no ocidente e ainda encontra espaço para mostrar os costumes tão rudimentares que ainda fazem parte da cultura da região.
O Globo
Abu-Assad não tem sonhos rasteiros. Queria algo do estilo de “Quem quer ser um milionário?”, a honestidade de “Entre os muros da escola”, a energia de “Billy Elliot” e a determinação de “Um sonho de liberdade”, “com humor e alma únicos”. A rigor, pode-se concordar com seu humor e alma peculiares.
Observatório do Cinema
Um filme que contempla a falta de representatividade presente por parte dos refugiados na Gaza. Em um momento tão instável que a Palestina viveu e ainda vive, a figura de pessoas como Assaf é de extrema importância.
Screen International
Em suas pinceladas gerais, "O Ídolo" pode parecer mais uma trama sobre uma estrela que nasce, mas a cada reviravolta, Hany Abu-Assad transcende esta simplicidade através de uma análise emocionante e complexa...
The Playlist
Apesar das escolhas convencionais e narrativa comum, "O Ídolo" tem sucesso em apresentar a mensagem de que o povo palestino merece uma voz e representação. As imagens mais poderosas não são as das belas canções de Muhammad, e sim a reação dos palestinos à música...
Almanaque Virtual
“O Ídolo” expõe o espectador à perda da ingenuidade infantil devido ao choque de realidade imposto pela guerra. [...] Em determinados momentos, “O Ídolo” assume um tom piegas e quase pueril ao apresentar a obstinação de Mohammed Assaf .
Cinemascope
O novo trabalho de Abu-Assad é uma bela obra agridoce em meio ao caos turbulento da Palestina. O cineasta admite que sua principal função no momento é promover alguma esperança aos habitantes do país por meio da arte. Provavelmente, essa crescente ditará as próximas obras do diretor...
Cineweb
Romantizando a história do intérprete [...] em cima de clichês de filmes do gênero, a produção tem carisma suficiente para agradar ao público, pois traça um caminho interessante com seu protagonista até sua chegada ao programa.
Folha de São Paulo
Para quem não tem essa ascendência o que mais impressiona no filme são as tomadas externas: é quando podemos ao menos ter uma ideia de como se vive na Palestina ocupada e, mais especificamente, na região de Gaza.
Instituto Moreira Salles
A narrativa abusa de todos os clichês do gênero, seguindo à risca a fórmula sofrimento-superação-catarse final. Vale para conhecer um pouco do duro dia a dia em Gaza e nas franjas do mundo árabe, além dos bastidores desse curioso programa pan-arábico nos moldes de “American Idol”.
New York Times
Apesar de tudo, Hany Abu-Assad, que escreveu o roteiro com Sameh Zoabi, estrutura uma apreciação idealista da música como uma forma de ligar as diferenças através de um apelo unificador à beleza...
Preview
A doença da irmã e a travessia clandestina de Gaza para o Egito movimentam uma trama convencional, mas com momentos de emoção. Talvez o mais interessante aqui sejam as canções, que fogem ao lugar comum para o público ocidental.
The Guardian
Baseado na história real de Mohammed Assaf, um cantor de casamentos de Gaza que acabou vencendo o "Arab Idol", este filme jubilante funciona melhor nos seus primeiros momentos...
The Hollywood Reporter
[...] o diretor Hany Abu-Assad e seu montador Eyas Salman aumentam a tensão em belos níveis conforme Mohammed ultrapassa cada obstáculo com ingenuidade, charme e uma voz talentosa e honesta.
Télérama
O diretor palestino Abu-Assad [...] escolhe reencenar a realidade pelo ângulo de uma fantasia um pouco simplória. Ao atribuir importância à juventude do futuro cantor, ele deve agradar principalmente às crianças, fãs de novas celebridades...
Variety
Um retrato narrado de maneira simples mas muito cativante de Muhammad Assaf [...], o filme se beneficia muito do talento natural de Hany Abu-Assad para construir suspense e ritmo...
Veja
O diretor palestino Hany Abu-Assad dirigiu, em 2005, "Paradise Now", um potente registro sobre homens-bomba em Israel. É de estranhar, portanto, que o cineasta tenha escolhido um tema tão popularesco para seu novo filme e a realização venha no piloto automático.