Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cinepop
por Raphael Camacho
O filme é tão bem realizado que prepara o espectador para um gran finale repleto de sentimentos guardados e que precisavam escapar para que o protagonista seguisse em frente com sua vida.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Massimo descobre o mundo como quem precisa restaurar um sentido, mas se choca o tempo todo com a opacidade e o desinteresse dos adultos por sua falta. [...] O filme nos leva a percorrer um caminho equivalente com sua narrativa aleatória.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Papo de Cinema
por Leonardo Ribeiro
Há uma nostalgia melancólica na visão de Bellocchio, transmitida pelo olhar desolado de Valerio Mastandrea, mas que o diretor faz questão de fundir ao humor. O confrontamento do poder – elemento indispensável à obra do italiano -, por exemplo, vem no divertido diálogo do jovem Massimo com o padre.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Montado com brilhantismo por Francesca Calvelli, que cria uma estrutura cronologicamente fluida, [...] usa a recorrência dos flashbacks como um modo inteligente e eficaz de ilustrar, através da natureza inesperada de suas aparições...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cineweb
por Neusa Barbosa
Bellocchio compõe com nuances e realismo as diversas fases na vida de Massimo, tirando um ótimo proveito de imagens da televisão da época (anos 1950/1960) não só para situar a história temporalmente como para definir o papel que ela representa no imaginário do menino.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
O Globo
por Sérgio Rizzo
A mãe (Barbara Ronchi) e o pai (Guido Caprino) desempenham papéis-chave em uma história de amor e mistério que aos poucos revela seus doloridos contornos.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Observatório do Cinema
por Roberto Bueno
O ator Valerio Mastrandrea realiza perfeitamente o papel do homem afetado pela ausência da sua mãe. Valerio dá o peso certo à carga dramática dessa personagem.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Preview
por Roberto Cunha
Com boa reconstituição de época, bela fotografia do premiado parceiro Daniele Ciprì, boa música original do também parceiro Carlo Crivelli e ainda o auxílio luxuoso de Deep Purple, com “Highway Star”, entre outras canções conhecidas, o título ganharia mais ritmo se fosse mais curto.
A crítica completa está disponível no site Preview
Quarto Ato
por Lucas Veiga
"Belos Sonhos" é um filme maduro, que demanda do espectador imersão na narrativa e proporciona reflexões sobre a subjetividade e o passado. A identificação é quase imediata, e as pouco mais de 2 horas de duração parecem minutos perante ao que é colocado em tela.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Télérama
por Jacques Morice
Marco Bellocchio não acredita em Deus (ele denuncia mais uma vez os perigos e mistificações da religião), mas pelo menos ele acredita na cura, na melhoria de si e do mundo.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Zero Hora
por Roger Lerina
Ainda que temos caros à obra do realizador de filmes como "De Punhos Cerrados" (1965) [...] estejam presentes também em "Belos Sonhos", [...] Bellocchio parece ter ficado reverente demais ao original literário...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
[...] o filme tem um impacto emocional e uma urgência que capturam a atenção do espectador, apenas perdendo potência nos últimos momentos de um drama surpreendemente compacto com mais de duas horas de direção.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Critikat.com
por Benoît Smith
Por mais que seja filmada de maneira elegante, a ação torna-se limitada por uma estrutura que revela quem está por trás do roteiro. Não se cria um protagonista consistente, nem se projeta um ponto de vista do cineasta sobre o que é contado.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Screen International
por Jonathan Romney
O aspecto mais frustrante de "Belos Sonhos" é que o filme permite que os espectadores fiquem muito à frente do protagonista na investigação sobre o que realmente aconteceu com a mãe.
A crítica completa está disponível no site Screen International
Variety
por Jay Weissberg
Apesar do filme se tornar mais cômico em direção ao fim, o dano já estará feito quando você chegar lá, nem mesmo a melhor parte do filme vai corrigir os problemas.
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
O diretor italiano Marco Bellocchio recorre à mesma linha narrativa de "Sangue do Meu Sangue", seu filme anterior, no novo drama "Belos Sonhos". [...] Tendo um protagonista psicologicamente abalado, o diretor perdeu a oportunidade de analisar seus traumas e levá-lo à terapia.
A crítica completa está disponível no site Veja
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cinepop
O filme é tão bem realizado que prepara o espectador para um gran finale repleto de sentimentos guardados e que precisavam escapar para que o protagonista seguisse em frente com sua vida.
Folha de São Paulo
Massimo descobre o mundo como quem precisa restaurar um sentido, mas se choca o tempo todo com a opacidade e o desinteresse dos adultos por sua falta. [...] O filme nos leva a percorrer um caminho equivalente com sua narrativa aleatória.
Papo de Cinema
Há uma nostalgia melancólica na visão de Bellocchio, transmitida pelo olhar desolado de Valerio Mastandrea, mas que o diretor faz questão de fundir ao humor. O confrontamento do poder – elemento indispensável à obra do italiano -, por exemplo, vem no divertido diálogo do jovem Massimo com o padre.
Cinema em Cena
Montado com brilhantismo por Francesca Calvelli, que cria uma estrutura cronologicamente fluida, [...] usa a recorrência dos flashbacks como um modo inteligente e eficaz de ilustrar, através da natureza inesperada de suas aparições...
Cineweb
Bellocchio compõe com nuances e realismo as diversas fases na vida de Massimo, tirando um ótimo proveito de imagens da televisão da época (anos 1950/1960) não só para situar a história temporalmente como para definir o papel que ela representa no imaginário do menino.
O Globo
A mãe (Barbara Ronchi) e o pai (Guido Caprino) desempenham papéis-chave em uma história de amor e mistério que aos poucos revela seus doloridos contornos.
Observatório do Cinema
O ator Valerio Mastrandrea realiza perfeitamente o papel do homem afetado pela ausência da sua mãe. Valerio dá o peso certo à carga dramática dessa personagem.
Preview
Com boa reconstituição de época, bela fotografia do premiado parceiro Daniele Ciprì, boa música original do também parceiro Carlo Crivelli e ainda o auxílio luxuoso de Deep Purple, com “Highway Star”, entre outras canções conhecidas, o título ganharia mais ritmo se fosse mais curto.
Quarto Ato
"Belos Sonhos" é um filme maduro, que demanda do espectador imersão na narrativa e proporciona reflexões sobre a subjetividade e o passado. A identificação é quase imediata, e as pouco mais de 2 horas de duração parecem minutos perante ao que é colocado em tela.
Télérama
Marco Bellocchio não acredita em Deus (ele denuncia mais uma vez os perigos e mistificações da religião), mas pelo menos ele acredita na cura, na melhoria de si e do mundo.
Zero Hora
Ainda que temos caros à obra do realizador de filmes como "De Punhos Cerrados" (1965) [...] estejam presentes também em "Belos Sonhos", [...] Bellocchio parece ter ficado reverente demais ao original literário...
The Hollywood Reporter
[...] o filme tem um impacto emocional e uma urgência que capturam a atenção do espectador, apenas perdendo potência nos últimos momentos de um drama surpreendemente compacto com mais de duas horas de direção.
Critikat.com
Por mais que seja filmada de maneira elegante, a ação torna-se limitada por uma estrutura que revela quem está por trás do roteiro. Não se cria um protagonista consistente, nem se projeta um ponto de vista do cineasta sobre o que é contado.
Screen International
O aspecto mais frustrante de "Belos Sonhos" é que o filme permite que os espectadores fiquem muito à frente do protagonista na investigação sobre o que realmente aconteceu com a mãe.
Variety
Apesar do filme se tornar mais cômico em direção ao fim, o dano já estará feito quando você chegar lá, nem mesmo a melhor parte do filme vai corrigir os problemas.
Veja
O diretor italiano Marco Bellocchio recorre à mesma linha narrativa de "Sangue do Meu Sangue", seu filme anterior, no novo drama "Belos Sonhos". [...] Tendo um protagonista psicologicamente abalado, o diretor perdeu a oportunidade de analisar seus traumas e levá-lo à terapia.