Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Emmanuela Oliveira
“Certo Agora, Errado Antes” está longe dos embustes levianos do romance corriqueiro na telona. O filme é, antes de tudo, um caso de afeto que se consuma no olhar, encontro tão potente que acaba e se repete, para continuar ressonando no imaginário do espectador.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Critikat.com
por Adrien Dénouette
Os eventos permanecem os mesmos, e os dois segmentos brincam em desnudar o homem que flerta, mas o tom deste romance que fracassa duas vezes passa sutilmente da frustração ao ato falho, à ternura de um reencontro memorável.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
O Globo
por Susana Schild
Pela graça exibida em “Hahaha”, “A visitante francesa” e “A filha de ninguém”, três dos seus 20 filmes exibidos por aqui, o diretor sul-coreano Hong Sang-soo é comparado a Éric Rohmer pelo minimalismo da direção e pela aposta de que pequenas histórias podem oferecer grande encanto.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Omelete
por Marcelo Hessel
Se a fotografia acaba tornando "Certo Agora, Errado Antes" um filme com mais peso dramático, [...] isso também se percebe na relação entre Hee-jeong e Ham. Não temos aqui um filme de várias formas de amar, mas uma história talvez até melodramática de encontro predestinado.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Screen International
por Wendy Ide
Existem muitos truques inteligentes aqui - o diretor nos desafia a identificar sutis mudanças na ênfase e nas relações pessoais presentes nas duas versões da história. Assim, a narrativa se expande em um grande jogo cinematográfico...
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Boyd van Hoeij
[...] as pequenas diferenças no diálogo e as atitudes revelam nada menos que a humanidade, a vida interior e o subconsciente dos personagens, transformando-o em um exemplar das características mais fortes do diretor.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Frédéric Strauss
Tudo é dirigido, e depois redirigido imperceptivelmente, até uma mudança completa nos planos. Para Hong Sang-soo, o cinema é um passe de mágica sem truques. O que permite descobrir o mundo...
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Guy Lodge
[o longa] é um filme de observações pontuais, em vez de grandes revelações, menos preocupado com consequencialidades e efeito borboleta do que as fraquezas humanas variáveis que podem transformar um dia ruim em um bom.
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineweb
por Nayara Reynaud
Da mesma maneira que brinca com a memória recente do espectador, numa simples troca de cores de tinta, o sul-coreano a aproveita para evitar a simples cópia e ressaltar as nuances entre a polidez e a sinceridade do protagonista nas duas vivências, por exemplo.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
O roteiro de "Certo Agora, Errado Antes" é bastante inteligente. As elipses da segunda parte, buracos preenchidos pelo testemunho prévio de acontecimentos da primeira, permitem ao diretor trabalhar novas sequências que ressignificam o todo.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
O resultado, desta vez, parece mais harmonioso, com um leve toque humor bastante delicado e excelentes desempenhos do casal central.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Cássio Starling Carlos
Como todo bom autor, Hong não se contenta em repetir. "Certo Agora, Errado Antes" brinca, portanto, com esse método artístico de fazer da obsessão um estímulo, quem sabe uma inspiração.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
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“Certo Agora, Errado Antes” está longe dos embustes levianos do romance corriqueiro na telona. O filme é, antes de tudo, um caso de afeto que se consuma no olhar, encontro tão potente que acaba e se repete, para continuar ressonando no imaginário do espectador.
Critikat.com
Os eventos permanecem os mesmos, e os dois segmentos brincam em desnudar o homem que flerta, mas o tom deste romance que fracassa duas vezes passa sutilmente da frustração ao ato falho, à ternura de um reencontro memorável.
O Globo
Pela graça exibida em “Hahaha”, “A visitante francesa” e “A filha de ninguém”, três dos seus 20 filmes exibidos por aqui, o diretor sul-coreano Hong Sang-soo é comparado a Éric Rohmer pelo minimalismo da direção e pela aposta de que pequenas histórias podem oferecer grande encanto.
Omelete
Se a fotografia acaba tornando "Certo Agora, Errado Antes" um filme com mais peso dramático, [...] isso também se percebe na relação entre Hee-jeong e Ham. Não temos aqui um filme de várias formas de amar, mas uma história talvez até melodramática de encontro predestinado.
Screen International
Existem muitos truques inteligentes aqui - o diretor nos desafia a identificar sutis mudanças na ênfase e nas relações pessoais presentes nas duas versões da história. Assim, a narrativa se expande em um grande jogo cinematográfico...
The Hollywood Reporter
[...] as pequenas diferenças no diálogo e as atitudes revelam nada menos que a humanidade, a vida interior e o subconsciente dos personagens, transformando-o em um exemplar das características mais fortes do diretor.
Télérama
Tudo é dirigido, e depois redirigido imperceptivelmente, até uma mudança completa nos planos. Para Hong Sang-soo, o cinema é um passe de mágica sem truques. O que permite descobrir o mundo...
Variety
[o longa] é um filme de observações pontuais, em vez de grandes revelações, menos preocupado com consequencialidades e efeito borboleta do que as fraquezas humanas variáveis que podem transformar um dia ruim em um bom.
Cineweb
Da mesma maneira que brinca com a memória recente do espectador, numa simples troca de cores de tinta, o sul-coreano a aproveita para evitar a simples cópia e ressaltar as nuances entre a polidez e a sinceridade do protagonista nas duas vivências, por exemplo.
Papo de Cinema
O roteiro de "Certo Agora, Errado Antes" é bastante inteligente. As elipses da segunda parte, buracos preenchidos pelo testemunho prévio de acontecimentos da primeira, permitem ao diretor trabalhar novas sequências que ressignificam o todo.
Críticos.Com.Br
O resultado, desta vez, parece mais harmonioso, com um leve toque humor bastante delicado e excelentes desempenhos do casal central.
Folha de São Paulo
Como todo bom autor, Hong não se contenta em repetir. "Certo Agora, Errado Antes" brinca, portanto, com esse método artístico de fazer da obsessão um estímulo, quem sabe uma inspiração.