O filme acompanha a Copa do Mundo de 2014, que aconteceu no Brasil, e mostra as reações dos brasileiros diante do histórico jogo contra a Alemanha, no fim vitoriosa com o inesquecível sete a um.
Críticas AdoroCinema
5,0
Obra-prima
O Futebol
Os dias com ele
por Bruno Carmelo
Este filme constitui um projeto único dentro do saturado subgênero dos documentários autobiográficos. Ao invés de usar o cinema como forma de terapia com o pai, o diretor Sérgio Oksman faz do registro visual uma forma minimalista de aproximação. Conhece-se pouco sobre os personagens ao longo do filme, e ainda menos sobre os motivos que levaram a mais de 20 anos de separação entre eles. Mas por traços ínfimos - eles não se tratam por pai e filho, por exemplo, e sim pelos nomes Simão e Sérgio - chega-se a uma forma de cinema que pretende menos apreender uma realidade do que representá-la.
O Futebol é um projeto de miudezas. Os dois homens aceitam se encontrar quase todos os dias durante a Copa do Mundo de 2014, para compartilhar a única paixão que possuem em comum: o futebol. Essa desculpa para passarem tempo juntos leva Oksman a filmar seus encontros com o pai como quem observa, de longe
Entre as produções estrangeiras, o vencedor foi Um Caso de Família, de Tom Fassaert.
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Crítica de usuários
Marco G.
512 seguidores
244 críticas
Seguir usuário
2,5
Enviada em 1 de maio de 2016
Embora aclamado pela crítica vou discordar. Sem dúvida que o filme toca em pontos importantes da sociedade brasileira, tem boa fotografia, entretanto o roteiro e algumas cenas se arrastam. Acredito que se fosse um curta metragem poderia até ter melhor premiação.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade