Olmo e a Gaivota
Média
4,4
publicações
  • Almanaque Virtual
  • Cinema em Cena
  • Folha de São Paulo
  • Instituto Moreira Salles
  • Quarto Ato
  • Cine Festivais
  • Pipoca Moderna
  • Críticos.Com.Br
  • O Globo
  • Rubens Ewald
  • Omelete

Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.

críticas da imprensa

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

Como uma aparentemente simples barriga crescendo pode significar tanto, em alegrias, dores, medos, angústias e mesmo solidão em uma vida conjunta. Por mais que o casal passe por isso junto, apenas um pode saber o que é gestar.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Funcionando como um complexo estudo de personagens ao apontar [...] conflitos que se originam não da frieza de Serge, mas de sua falta de percepção (tão comum aos homens) acerca das questões que afligem a companheira, "Olmo e a Gaivota" leva o público a se aproximar do casal e, gradualmente, a amá-lo...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Folha de São Paulo

por Pedro Butcher

Na fronteira da ostentação metalinguística, "Olmo e a Gaivota" deve boa parte de sua organicidade ao trabalho de Corsini e Nicolai e à montagem de Tina Baz e Marina Meliande.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

[...] um contínuo e estimulante entrechoque entre ficção e realidade, entre teatro e cotidiano, com o cinema surgindo como o lugar em que essas coisas se fundem. Pode-se não gostar de "Olmo e a Gaivota", mas não há como negar que se trata de um filme singular e, no sentido preciso do termo, extraordinário.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

Quarto Ato

por Gabriel Amora

"Olmo e a Gaivota" é essencialmente feminino e a maneira como abordou o tema da gravidez por outros olhos – os olhos de quem está vivendo na pele – tem sucesso em trazer à tona discussões acerca da função da mulher e do homem enquanto futuros pais; da solidão materna; das inseguranças femininas;

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

Cine Festivais

por Amanda Martinez

Assim como a própria atriz vive entre a realidade e o teatro, as cenas dos ensaios da peça se misturam suavemente com os momentos cotidianos de Olivia e Serge. As falas do espetáculo remetem à vida e a vida se mostra poética, confundindo os dois extremos.

A crítica completa está disponível no site Cine Festivais

Pipoca Moderna

por Cecília Barroso

[...] a interação de Petra com o cotidiano do casal altera o convívio diário. Mas essa intromissão é escancarada e chama a atenção por seguir uma trilha bastante diversa do gênero. O fato de o casal ser formado por dois atores, com a possibilidade de estarem sempre encenando, também.

A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna

Críticos.Com.Br

por Carlos Alberto Mattos

Petra está muito presente [...] na linguagem do filme, com seu tom introspectivo, seu foco doce, sua temperatura cálida e ritmo musical. E também na forma evocativa com que trata as cenas de arquivo do passado de Olivia. [...] O que impregna de verdade são as vibrantes personalidades de Olivia e Serge...

A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br

O Globo

por Daniel Schenker

Outra personagem teatral marcada pela loucura já tinha inspirado Petra Costa: a Ofélia, de “Hamlet”[...] em “Elena” (2012), documentário anterior da diretora sobre a irmã, que cometeu suicídio na juventude. Apesar das limitações, “Olmo e a gaivota” tem potencial para emocionar o espectador.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Foi uma escolha certa a protagonista ser uma atriz porque as situações são mais ricas e explícitas, expressando todos os ângulos de sua personalidade ora adorável, ora insegura. Conhecemos também seus amigos e ex-namorado sempre de forma interessante e envolvente.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Omelete

por Marcelo Hessel

Evidentemente há muitos egos em jogo em Olmo e a Gaivota - o da diretora poliglota, o da atriz que se julga melhor que sua substituta em A Gaivota - mas todos se comportam como se essa premissa não existisse.

A crítica completa está disponível no site Omelete
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
  • Melhores filmes
  • Melhores filmes de acordo a imprensa