Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
Como uma aparentemente simples barriga crescendo pode significar tanto, em alegrias, dores, medos, angústias e mesmo solidão em uma vida conjunta. Por mais que o casal passe por isso junto, apenas um pode saber o que é gestar.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Funcionando como um complexo estudo de personagens ao apontar [...] conflitos que se originam não da frieza de Serge, mas de sua falta de percepção (tão comum aos homens) acerca das questões que afligem a companheira, "Olmo e a Gaivota" leva o público a se aproximar do casal e, gradualmente, a amá-lo...
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Folha de São Paulo
por Pedro Butcher
Na fronteira da ostentação metalinguística, "Olmo e a Gaivota" deve boa parte de sua organicidade ao trabalho de Corsini e Nicolai e à montagem de Tina Baz e Marina Meliande.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Instituto Moreira Salles
por José Geraldo Couto
[...] um contínuo e estimulante entrechoque entre ficção e realidade, entre teatro e cotidiano, com o cinema surgindo como o lugar em que essas coisas se fundem. Pode-se não gostar de "Olmo e a Gaivota", mas não há como negar que se trata de um filme singular e, no sentido preciso do termo, extraordinário.
A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles
Quarto Ato
por Gabriel Amora
"Olmo e a Gaivota" é essencialmente feminino e a maneira como abordou o tema da gravidez por outros olhos – os olhos de quem está vivendo na pele – tem sucesso em trazer à tona discussões acerca da função da mulher e do homem enquanto futuros pais; da solidão materna; das inseguranças femininas;
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Cine Festivais
por Amanda Martinez
Assim como a própria atriz vive entre a realidade e o teatro, as cenas dos ensaios da peça se misturam suavemente com os momentos cotidianos de Olivia e Serge. As falas do espetáculo remetem à vida e a vida se mostra poética, confundindo os dois extremos.
A crítica completa está disponível no site Cine Festivais
Pipoca Moderna
por Cecília Barroso
[...] a interação de Petra com o cotidiano do casal altera o convívio diário. Mas essa intromissão é escancarada e chama a atenção por seguir uma trilha bastante diversa do gênero. O fato de o casal ser formado por dois atores, com a possibilidade de estarem sempre encenando, também.
A crítica completa está disponível no site Pipoca Moderna
Críticos.Com.Br
por Carlos Alberto Mattos
Petra está muito presente [...] na linguagem do filme, com seu tom introspectivo, seu foco doce, sua temperatura cálida e ritmo musical. E também na forma evocativa com que trata as cenas de arquivo do passado de Olivia. [...] O que impregna de verdade são as vibrantes personalidades de Olivia e Serge...
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
O Globo
por Daniel Schenker
Outra personagem teatral marcada pela loucura já tinha inspirado Petra Costa: a Ofélia, de “Hamlet”[...] em “Elena” (2012), documentário anterior da diretora sobre a irmã, que cometeu suicídio na juventude. Apesar das limitações, “Olmo e a gaivota” tem potencial para emocionar o espectador.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
Foi uma escolha certa a protagonista ser uma atriz porque as situações são mais ricas e explícitas, expressando todos os ângulos de sua personalidade ora adorável, ora insegura. Conhecemos também seus amigos e ex-namorado sempre de forma interessante e envolvente.
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
Omelete
por Marcelo Hessel
Evidentemente há muitos egos em jogo em Olmo e a Gaivota - o da diretora poliglota, o da atriz que se julga melhor que sua substituta em A Gaivota - mas todos se comportam como se essa premissa não existisse.
A crítica completa está disponível no site Omelete
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
Como uma aparentemente simples barriga crescendo pode significar tanto, em alegrias, dores, medos, angústias e mesmo solidão em uma vida conjunta. Por mais que o casal passe por isso junto, apenas um pode saber o que é gestar.
Cinema em Cena
Funcionando como um complexo estudo de personagens ao apontar [...] conflitos que se originam não da frieza de Serge, mas de sua falta de percepção (tão comum aos homens) acerca das questões que afligem a companheira, "Olmo e a Gaivota" leva o público a se aproximar do casal e, gradualmente, a amá-lo...
Folha de São Paulo
Na fronteira da ostentação metalinguística, "Olmo e a Gaivota" deve boa parte de sua organicidade ao trabalho de Corsini e Nicolai e à montagem de Tina Baz e Marina Meliande.
Instituto Moreira Salles
[...] um contínuo e estimulante entrechoque entre ficção e realidade, entre teatro e cotidiano, com o cinema surgindo como o lugar em que essas coisas se fundem. Pode-se não gostar de "Olmo e a Gaivota", mas não há como negar que se trata de um filme singular e, no sentido preciso do termo, extraordinário.
Quarto Ato
"Olmo e a Gaivota" é essencialmente feminino e a maneira como abordou o tema da gravidez por outros olhos – os olhos de quem está vivendo na pele – tem sucesso em trazer à tona discussões acerca da função da mulher e do homem enquanto futuros pais; da solidão materna; das inseguranças femininas;
Cine Festivais
Assim como a própria atriz vive entre a realidade e o teatro, as cenas dos ensaios da peça se misturam suavemente com os momentos cotidianos de Olivia e Serge. As falas do espetáculo remetem à vida e a vida se mostra poética, confundindo os dois extremos.
Pipoca Moderna
[...] a interação de Petra com o cotidiano do casal altera o convívio diário. Mas essa intromissão é escancarada e chama a atenção por seguir uma trilha bastante diversa do gênero. O fato de o casal ser formado por dois atores, com a possibilidade de estarem sempre encenando, também.
Críticos.Com.Br
Petra está muito presente [...] na linguagem do filme, com seu tom introspectivo, seu foco doce, sua temperatura cálida e ritmo musical. E também na forma evocativa com que trata as cenas de arquivo do passado de Olivia. [...] O que impregna de verdade são as vibrantes personalidades de Olivia e Serge...
O Globo
Outra personagem teatral marcada pela loucura já tinha inspirado Petra Costa: a Ofélia, de “Hamlet”[...] em “Elena” (2012), documentário anterior da diretora sobre a irmã, que cometeu suicídio na juventude. Apesar das limitações, “Olmo e a gaivota” tem potencial para emocionar o espectador.
Rubens Ewald
Foi uma escolha certa a protagonista ser uma atriz porque as situações são mais ricas e explícitas, expressando todos os ângulos de sua personalidade ora adorável, ora insegura. Conhecemos também seus amigos e ex-namorado sempre de forma interessante e envolvente.
Omelete
Evidentemente há muitos egos em jogo em Olmo e a Gaivota - o da diretora poliglota, o da atriz que se julga melhor que sua substituta em A Gaivota - mas todos se comportam como se essa premissa não existisse.