Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Cine Festivais
por Adriano Garrett
Enquanto Francisco, o senhor de engenho/proprietário de imóveis em "O Som ao Redor", mergulhava à noite em um mar repleto de tubarões [...], Clara entende que para seguir suas convicções e continuar nadando na área de perigo precisa impor barreiras a quem a rodeia.
A crítica completa está disponível no site Cine Festivais
Cinema em Cena
por Pablo Villaça
Duvido que haja no Festival de Cannes deste ano um filme mais repleto de afeto que "Aquarius" [...] Povoado por personagens que (em sua maioria) se amam como parentes, amigos ou mesmo conhecidos da vizinhança, o filme [... extrai] doçura das relações entre indivíduos ligados pelas memórias em comum.
A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena
Cinemascope
por Frederico Cabala
E o filme dá certo principalmente por equilibrar harmonicamente seu enredo e sua estética, sua política e sua poética. A atmosfera de tensão da trama é favorecida também a partir de planos-sequência impressionantes, cortes rápidos e zooms inusitados que marcam a imprevisibilidade do filme...
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Cineplayers
por Francisco Carbone
[...] tudo estaria descalibrado se não contassemos com uma atriz tão inteira quanto Sonia Braga. Só não vista no prólogo (quando Clara é colocada na charmosa pele de Barbara Colen), Sonia é praticamente uma estreante na retina de muita gente, que só ouviu falar de Gabriela, Dona Flor e Mulher Aranha.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Diário de Pernambuco
por Érico Andrade
[...] Clara é a cidade que não se entrega. [...] Por meio da história de Clara o diretor Kleber Medonça Filho consegue mostrar a força da micro-história capaz de fazer da narrativa de uma personagem a narrativa da cidade que tal como Clara não quer se apagar.
A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
"Aquarius" é agradabilíssimo de se ver. Imprime na tela um ritmo musical, caloroso, forte em muitos momentos, divertido em outros [...] "Aquarius" é um filme brilhante, um elogio à resistência, mesmo quando a causa está perdida. Cabe à perfeição em nosso tempo.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Folha de São Paulo
por Pedro Butcher
Depois da tensão compacta de "O Som ao Redor", Kleber Mendonça Filho volta a mostrar um domínio absurdo das ferramentas do cinema para construir uma tensão muito semelhante...
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
Gazeta do Povo
por Anderson Gonçalves
[...] independente da resposta das plateias e do desempenho que venha alcançar nas bilheterias, uma coisa é certa: estamos diante do maior acontecimento do cinema brasileiro nos últimos tempos.
A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo
Omelete
por Marcelo Hessel
São arestas de um filme no geral muito bem acabado, que foi pensado e feito por um diretor ciente não só do que queria dizer mas principalmente consciente da presença absolutamente magnética de Sônia Braga...
A crítica completa está disponível no site Omelete
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
"Aquarius" dispara certeiramente em várias direções, tanto às sociais quanto às íntimas. Faz uma análise contundente acerca dos efeitos colaterais dos ditames do mercado, arrolando, ainda que timidamente, religião e jornalismo como cúmplices dessa realidade...
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Quarto Ato
por Carla Marinho
Aquarius é realmente tudo o que comentam. Um filme sem grandes pretensões, com interpretações inspiradoras e um roteiro bem delineado. Sem demagogia, surge aqui o melhor lançamento de 2016 dentre os filmes nacionais. Vida longa ao cinema brasileiro.
A crítica completa está disponível no site Quarto Ato
Revista Interlúdio
por Marina Fuser
"Aquarius" já deu um baile de direção de fotografia, e de quebra sambou na cara do establishment ao coincidir com o roteiro da vida que imita a arte. Nada como uma analogia acerca da colônia de cupins que corrói a frágil mobília democrática.
A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio
Zero Hora
por Roger Lerina
"Aquarius" coloca em pauta temas recorrentes na filmografia do cineasta pernambucano, como o crescimento urbano desordenado nas grandes cidades do país, a clivagem de classes no Brasil, a maneira singular e contraditória como patrões e empregados domésticos convivem aqui...
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cinepop
por Wilker Medeiros
É corretor afirmar que a alma de Aquarius é Sônia Braga e por assim a sua Clara. [...] Absolutamente crível do início ao fim, Braga confere grande dignidade e veracidade à personagem que interpreta.
A crítica completa está disponível no site Cinepop
Cineweb
por Neusa Barbosa
Num filme tão rico em camadas, Aquarius pode ser lido também como uma crônica familiar e social do país [...] Um retrato dessa polarização que o Brasil enfrenta há muito, ainda sem solução à vista. Por isso, um filme como "Aquarius" é tão importante.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Almanaque Virtual
por Zeca Seabra
O espectador perceberá que atrás de cada cena se esconde uma intenção sutil que agrega valores que ultrapassam o que é visto. Na verdade, “Aquarius” é um filme sensorial que transforma Clara/Sônia em uma militante pacífica da inconformidade social reinante no Brasil.
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
CineClick
por Iara Vasconcelos
"Aquarius" não se trata apenas de uma dicotomia entre mais forte e mais fraco, sistema e oprimido, também é um questionamento sobre modernização ser sinônimo de apagamento do passado.
A crítica completa está disponível no site CineClick
Rolling Stone
por André Rodrigues
Narrado em três capítulos e com uma trilha sonora irretocável [...], mostra a luta de uma mulher contra um câncer, empreiteiras e o processo de envelhecimento. Utilizando enquadramentos invulgares, [...] evidencia com rigor e beleza um notável exercício de resistência.
A crítica completa está disponível no site Rolling Stone
Screen International
por Wendy Ide
Escolhendo seguir um ritmo sem pressa, Kleber Mendonça Filho dá tempo para o público conhecer Clara. Os momentos dramáticos podem ser pequenos e intimistas, mas o efeito deles é impactante.
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Peter Bradshaw
Este filme é um rico e detalhado estudo de personagem, imergindo o público na vida e na mente de sua incrível personagem principal, Clara [...], interpretada de maneira soberba por Sônia Braga.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Jordan Mintzer
[...] este terno drama sobre uma mulher idosa funciona muito bem como um estudo de personagem honesto e criativo, mesmo sem inovar muito em termos cinematográficos.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
The Playlist
por Jessica Kiang
Funciona tanto como parábola política como quanto retrato pessoal - dois impulsos frequentemente contraditórios, porque quando as pessoas são usadas como representações de ideologias ou instituições, não costuma sobrar espaço para algo tão bagunçado quanto a idiossincrática personalidade humana.
A crítica completa está disponível no site The Playlist
Variety
por Jay Weissberg
“Aquarius” é tanto um estudo de personagem quanto uma meditação perspicaz sobre as desnecessárias mudanças de lugar e também sobre o modo como espaços físicos moldam nossas identidades.
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Tiago Faria
Embora frouxo no ritmo da narrativa e com “vilões” caricatos, o segundo longa de ficção de Kleber Mendonça Filho (de "O Som ao Redor") faz um retrato profundo, sem pudores, de uma mulher com nervos de aço.
A crítica completa está disponível no site Veja
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
O roteiro se alonga em situações e personagens periféricos sem aprofundar a situação de base. [...] Kleber Mendonça Filho mostra-se muito menos talentoso como roteirista do que como diretor já que sua câmera é fluida quando necessário...
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Cine Festivais
Enquanto Francisco, o senhor de engenho/proprietário de imóveis em "O Som ao Redor", mergulhava à noite em um mar repleto de tubarões [...], Clara entende que para seguir suas convicções e continuar nadando na área de perigo precisa impor barreiras a quem a rodeia.
Cinema em Cena
Duvido que haja no Festival de Cannes deste ano um filme mais repleto de afeto que "Aquarius" [...] Povoado por personagens que (em sua maioria) se amam como parentes, amigos ou mesmo conhecidos da vizinhança, o filme [... extrai] doçura das relações entre indivíduos ligados pelas memórias em comum.
Cinemascope
E o filme dá certo principalmente por equilibrar harmonicamente seu enredo e sua estética, sua política e sua poética. A atmosfera de tensão da trama é favorecida também a partir de planos-sequência impressionantes, cortes rápidos e zooms inusitados que marcam a imprevisibilidade do filme...
Cineplayers
[...] tudo estaria descalibrado se não contassemos com uma atriz tão inteira quanto Sonia Braga. Só não vista no prólogo (quando Clara é colocada na charmosa pele de Barbara Colen), Sonia é praticamente uma estreante na retina de muita gente, que só ouviu falar de Gabriela, Dona Flor e Mulher Aranha.
Diário de Pernambuco
[...] Clara é a cidade que não se entrega. [...] Por meio da história de Clara o diretor Kleber Medonça Filho consegue mostrar a força da micro-história capaz de fazer da narrativa de uma personagem a narrativa da cidade que tal como Clara não quer se apagar.
Estado de São Paulo
"Aquarius" é agradabilíssimo de se ver. Imprime na tela um ritmo musical, caloroso, forte em muitos momentos, divertido em outros [...] "Aquarius" é um filme brilhante, um elogio à resistência, mesmo quando a causa está perdida. Cabe à perfeição em nosso tempo.
Folha de São Paulo
Depois da tensão compacta de "O Som ao Redor", Kleber Mendonça Filho volta a mostrar um domínio absurdo das ferramentas do cinema para construir uma tensão muito semelhante...
Gazeta do Povo
[...] independente da resposta das plateias e do desempenho que venha alcançar nas bilheterias, uma coisa é certa: estamos diante do maior acontecimento do cinema brasileiro nos últimos tempos.
Omelete
São arestas de um filme no geral muito bem acabado, que foi pensado e feito por um diretor ciente não só do que queria dizer mas principalmente consciente da presença absolutamente magnética de Sônia Braga...
Papo de Cinema
"Aquarius" dispara certeiramente em várias direções, tanto às sociais quanto às íntimas. Faz uma análise contundente acerca dos efeitos colaterais dos ditames do mercado, arrolando, ainda que timidamente, religião e jornalismo como cúmplices dessa realidade...
Quarto Ato
Aquarius é realmente tudo o que comentam. Um filme sem grandes pretensões, com interpretações inspiradoras e um roteiro bem delineado. Sem demagogia, surge aqui o melhor lançamento de 2016 dentre os filmes nacionais. Vida longa ao cinema brasileiro.
Revista Interlúdio
"Aquarius" já deu um baile de direção de fotografia, e de quebra sambou na cara do establishment ao coincidir com o roteiro da vida que imita a arte. Nada como uma analogia acerca da colônia de cupins que corrói a frágil mobília democrática.
Zero Hora
"Aquarius" coloca em pauta temas recorrentes na filmografia do cineasta pernambucano, como o crescimento urbano desordenado nas grandes cidades do país, a clivagem de classes no Brasil, a maneira singular e contraditória como patrões e empregados domésticos convivem aqui...
Cinepop
É corretor afirmar que a alma de Aquarius é Sônia Braga e por assim a sua Clara. [...] Absolutamente crível do início ao fim, Braga confere grande dignidade e veracidade à personagem que interpreta.
Cineweb
Num filme tão rico em camadas, Aquarius pode ser lido também como uma crônica familiar e social do país [...] Um retrato dessa polarização que o Brasil enfrenta há muito, ainda sem solução à vista. Por isso, um filme como "Aquarius" é tão importante.
Almanaque Virtual
O espectador perceberá que atrás de cada cena se esconde uma intenção sutil que agrega valores que ultrapassam o que é visto. Na verdade, “Aquarius” é um filme sensorial que transforma Clara/Sônia em uma militante pacífica da inconformidade social reinante no Brasil.
CineClick
"Aquarius" não se trata apenas de uma dicotomia entre mais forte e mais fraco, sistema e oprimido, também é um questionamento sobre modernização ser sinônimo de apagamento do passado.
Rolling Stone
Narrado em três capítulos e com uma trilha sonora irretocável [...], mostra a luta de uma mulher contra um câncer, empreiteiras e o processo de envelhecimento. Utilizando enquadramentos invulgares, [...] evidencia com rigor e beleza um notável exercício de resistência.
Screen International
Escolhendo seguir um ritmo sem pressa, Kleber Mendonça Filho dá tempo para o público conhecer Clara. Os momentos dramáticos podem ser pequenos e intimistas, mas o efeito deles é impactante.
The Guardian
Este filme é um rico e detalhado estudo de personagem, imergindo o público na vida e na mente de sua incrível personagem principal, Clara [...], interpretada de maneira soberba por Sônia Braga.
The Hollywood Reporter
[...] este terno drama sobre uma mulher idosa funciona muito bem como um estudo de personagem honesto e criativo, mesmo sem inovar muito em termos cinematográficos.
The Playlist
Funciona tanto como parábola política como quanto retrato pessoal - dois impulsos frequentemente contraditórios, porque quando as pessoas são usadas como representações de ideologias ou instituições, não costuma sobrar espaço para algo tão bagunçado quanto a idiossincrática personalidade humana.
Variety
“Aquarius” é tanto um estudo de personagem quanto uma meditação perspicaz sobre as desnecessárias mudanças de lugar e também sobre o modo como espaços físicos moldam nossas identidades.
Veja
Embora frouxo no ritmo da narrativa e com “vilões” caricatos, o segundo longa de ficção de Kleber Mendonça Filho (de "O Som ao Redor") faz um retrato profundo, sem pudores, de uma mulher com nervos de aço.
Críticos.Com.Br
O roteiro se alonga em situações e personagens periféricos sem aprofundar a situação de base. [...] Kleber Mendonça Filho mostra-se muito menos talentoso como roteirista do que como diretor já que sua câmera é fluida quando necessário...