Minha conta
    Aquarius
    Média
    3,7
    800 notas
    Você assistiu Aquarius ?

    132 Críticas do usuário

    5
    30 críticas
    4
    22 críticas
    3
    14 críticas
    2
    8 críticas
    1
    17 críticas
    0
    41 críticas
    Organizar por
    Críticas mais úteis Críticas mais recentes Por usuários que mais publicaram críticas Por usuários com mais seguidores
    Odacyr M
    Odacyr M

    2 seguidores 13 críticas Seguir usuário

    2,5
    Enviada em 30 de setembro de 2016
    Depois de assistir o filme, eu percebi que não havia gostado tanto dele porque eu sou muito parcial (como todo ser humano). Se fosse uma mulher pobre e negra que estivesse lutando para não sair da sua casa, expulsa por uma construtora ou pelo governo (que tanto faz isso em prol do 'progresso'), eu teria gostado horrores do filme. Como era uma mulher que tinha 5 apartamentos, eu só li o comportamento dela como birra da classe média, coisa de criança mimada, e não como resistência. O filme tem algumas cenas muito boas (cenas de sexo, da discussão em família, do aniversário da tia Lúcia, etc.), mas no geral, é uma história lenta (não tanto quanto O som ao redor) e que só me prendeu até o final porque eu estava no cinema. Se estivesse assistindo em casa, eu pularia várias partes. 90 minutos seriam mais que suficientes para contar a história. Enfim, acho que jamais serei cult, porque não consigo enxergar essa maravilha toda que os franceses viram. spoiler: A cena da família burguesa vendo álbum de fotos e a empregada mostrando a foto do filho dela que morreu me fez engolir seco...
    anônimo
    Um visitante
    1,0
    Enviada em 11 de outubro de 2020
    O título podia ser : "Velha Chata Que Não Quer Perder Um dos seus Imóveis e Fica Perambulando por Aí"...
    Jorge Rodrigo S.
    Jorge Rodrigo S.

    3 seguidores 8 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 4 de setembro de 2016
    Brilhante!!! Independente da polêmica do filme, trata-se de uma obra atual, contundente e vigorosa. Cinema brasileiro de alta qualidade técnica e direção. Atuação de Sônia Braga é soberba!!
    André L.
    André L.

    85 seguidores 16 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 1 de setembro de 2016
    Longe de qualquer polêmica com o protesto do diretor elenco, temos que ser justos, o filme é Excepcional. Com certeza o filme do ano, vai concorrer ao Oscar em várias categorias, não só filme estrangeiro. Não é a toa que venceu quase todos festivais que participou. A atuação de Sônia Braga é magistral, todos os componentes técnicos estão em alto nível, simplesmente imperdível. Super indico.
    anônimo
    Um visitante
    5,0
    Enviada em 4 de setembro de 2016
    Filme muito bem produzido, histórias muito bem construídas e Sonia Braga mostrando que está envelhecendo muito bem, continua linda e muito mais talentosa. O filme é humano. Tocante.
    Welington S.
    Welington S.

    6 seguidores 11 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 5 de setembro de 2016
    Não reagi ao final da sessão de Aquarius. Saí do cinema anestesiado, sem saber o que pensar. Filmes complexos como esse não comportam julgamentos de valor, do tipo gostei ou não gostei. À medida que as cenas foram se assentando na memória (imagens, falas, trilha, detalhes), as coisas se tornaram mais Claras. Clara, por sinal, é o nome da personagem de Sônia Braga, sessentona crítica de música, que decide brigar com um conglomerado da construção civil, impedindo que o prédio seja demolido. Com esse fiapo de trama, o jovem e talentoso diretor Kleber Mendonça, fala de memória, tempo, diferenças sociais, perdas, resistência, preconceito, ética, preservação... É um trabalho tão rico que precisaria ser revisto várias vezes para uma análise mais acurada e fiel. Há momentos de uma delicadeza de perder o fôlego. A primeira parte do filme, O Cabelo de Clara, é brilhante. Impossível conter as lágrimas. Aquarius é filme autoral, que não segue fórmulas, não se prende às convenções cinematográficas, não é entretenimento. Foi feito para incomodar, fazer o espectador pensar, refletir, questionar. Não espere o impacto de Cidade de Deus, ou a catarse de Central do Brasil, Aquarius tem outra pegada.
    Arno C.
    Arno C.

    4 seguidores 11 críticas Seguir usuário

    4,5
    Enviada em 5 de setembro de 2016
    Aviso aos mal-humorados e reacionários de plantão: O filme é excelente. Melhor ainda: dita por mim que não sou um fã do cinema nacional. Todos estão bem, mas Sônia é quem brilha. Desde Rookie (1990) de Clint Eastwood eu não a havia visto representar tão bem. Com o mesmo carisma que deu vida a Júlia (Dancin' Days), Marcina (Saramandaia), Cínthia Levy (Espelho Mágico) e Leni Lamaison/Marta/Mulher-Aranha (O Beijo da Mulher Aranha), ela se entrega à Clara. Vou esquecer as personagens "Dona Flor" e "Gabriela", pois não aprecio os livros de Jorge Amado e suas adaptações. As cenas do cemitério, do namoro no carro e com o garoto de programa são emblemáticas. As cenas de (quase) sexo explicito não se vê nem no mais liberal filme francês. Pode ser um agravante se for escolhido para representar o Brasil no Oscar 2017 e acho que deveria ser mantido para maiores de 18 anos. Os mal-humorados e reacionários de plantão não devem assisti-lo, pois nesses tempos bicudos, o filme é uma boa lição de resistência e sabemos que esses gostam daqueles que entregam o jogo no primeiro tempo.
    Edinho F.
    Edinho F.

    10 seguidores 2 críticas Seguir usuário

    0,5
    Enviada em 5 de setembro de 2016
    Filme fraco e arrastado. Não tem um fio realista, mas apega-se a uma narrativa patrocinada pelas ideologias do diretor, não tem isenção.
    Yuri S
    Yuri S

    1 seguidor 1 crítica Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 1 de setembro de 2016
    Um filme brasileiro excepcional. Roteiro preciso e envolvente. Um filme para ser lembrado e com a melhor atuação de Sônia Braga de todos os tempos. Toca profundamente a alma humana, melancólico mas pungente. Nos deixa a necessidade de refletirmos sobre empatia e valorização da memória. Mercedor das cinco estrelas.
    Gabriella Tomasi
    Gabriella Tomasi

    116 seguidores 106 críticas Seguir usuário

    5,0
    Enviada em 9 de setembro de 2016
    (...)Junto com uma competente fotografia, cada ângulo, cada enquadramento, cada movimento, cada símbolo, cada cena por mais “desnecessária” que possa parecer para o espectador também tem sempre um significado ou uma função específica por trás, o que torna uma narrativa riquíssima em detalhes e uma execução bastante complexa.

    Neste contexto, é muito interessante também ver como a câmara não desgruda um segundo de Sonia Braga, a qual se mantém em tela em todas as cenas. Como, através de recorrentes travellings, zoom in-zoom out, etc, a câmara persegue a atriz, seja para nos revele sua reação, seja para contar sua história por seus próprios olhos, pelas suas próprias impressões. O diretor toma o tempo e o cuidado necessários para atingir esta finalidade.

    Por óbvio, este filme aborda questões políticas e críticas à sociedade de uma maneira bastante eficaz, quando trata da falta de memória. Mas ele também possui vários outros níveis de interpretação. É um belíssimo trabalho artístico que se aplica à realidade de qualquer pessoa; todos podem se identificar. O apartamento de Clara, mais que um lugar físico, decadente em sua aparência, é o lugar onde seus filhos cresceram, é onde todas as lembranças se encontram, é o seu acervo mais precioso. Em cada objeto, livro, música tem um pedaço dela, um pedaço da sua história de vida.

    Quem nunca se apegou a um objeto, a um signo representativo de uma época, de uma viagem, de um antigo amor, de uma amizade em nossas vidas? E isto é que Aquarius representa: a memória preservada e viva e, principalmente, a saudade de um tempo que não volta mais.
    Quer ver mais críticas?
    • As últimas críticas do AdoroCinema
    • Melhores filmes
    • Melhores filmes de acordo a imprensa
    Back to Top