**Observação:** Embora esta resenha contenha spoilers, vou avisá-lo adequadamente antes de analisá-los. A revisão é dividida entre uma revisão sem spoilers e uma revisão com spoilers.
##### Revisão sem spoilers #####
Uma mulher com uma doença e seu filho estão viajando para Nova York para seu novo tratamento. Durante o vôo, os terroristas sequestram suas aeronaves.
A premissa do filme é sobre o que eles farão para sobreviver. Logo fica claro que os sequestradores estão dispostos a matar todos para atingir seu objetivo.
Me emocionei durante todo o filme. Não porque achei assustador ou algo do tipo, mas pela sensação de claustrofobia. Estar em uma aeronave controlada por terroristas sem nada a perder é inimaginável.
À medida que o filme avança, obtemos fatos que indicam o que é a doença de Nadja. Nós os pegamos em pedaços.
161 minutos de duração é um pouco opressor, considerando o enredo principal e o final. Poderia ser cortado mais curto.
A atuação é ótima em algumas partes. Você fica bravo com as pessoas, quer chorar com elas, quer que fracassem ou tenham sucesso.
Em suma, este filme não recebe o prêmio dos 10 melhores filmes de terror para mim. Embora o enredo geral seja interessante, acho que os subenredos são desconexos e muito abertos. Talvez eles tenham ficado sem ideias sobre como terminar essa história no final.
##### Revisão de spoilers #####
Alguém acabou de promover este filme. Por causa dos spoilers apresentados não só pela arte da capa, mas também pelo trailer, o enredo principal deste filme é logo desvendado pelo público. Acho que eles poderiam ter tentado ser mais misteriosos com a trama principal.
Este é um filme de vampiro. Sim!
O filme começa com a aeronave pousando com segurança. A polícia e o exército controlam o avião à distância. Farid fala com o chefe da operação, tentando desesperadamente dizer a eles que precisa evacuar. Elias, um menino, pula da aeronave e é resgatado. Então, podemos ver os fatos que levaram a este momento.
Nadja esconde uma terrível maldição ocasionada por um infeliz acontecimento aleatório. De alguma forma, não explicada, ela controla sua vontade de sugar sangue com algum remédio. Isso não controla perfeitamente seus instintos.
Também não totalmente explicada, ela está viajando para Nova York com seu filho Elias para iniciar um novo tratamento. Não consegui entender se esse tratamento é especificamente para sua condição vampírica ou se os médicos simplesmente não sabem.
Durante o vôo, os terroristas sequestram a aeronave. Eles vêm de todo o mundo, aparentemente, e como se conheceram não está claro. O que eles procuram é claro o suficiente: dinheiro. Como? Causando um aparente ataque suicida para fazer as ações do mercado enlouquecerem.
Um dos terroristas é um psicopata retorcido. Eu o queria tão morto...
Como eu sabia que algo estava acontecendo, sabia que Nadja teria que agir. Recusando-se a fazê-lo, mas forçada, ela não consegue mais controlar sua transformação de vampira e, principalmente por não pensar direito, acaba sendo a única esperança que resta para todos na aeronave. Claro, todo mundo tem medo dela. E eles deveriam.
Acho improvável que aeronaves tão erráticas sejam deixadas voando sozinhas hoje em dia. Jatos de combate seriam enviados para interceptar a aeronave assim que as coisas ficassem estranhas.
Este é um bom momento para eu falar sobre vampiros. Neste filme, eles foram com o estilo de vampiro Chupacabra de aparência animal. À medida que ela sucumbe à sua condenação, ela se torna menos humana e mais parecida com uma gárgula. Eu sempre prefiro o vampiro humano, mas considerando essa história, os vampiros devem ser animais.
Não gosto da forma como o psicopata descobre que Nadja é uma vampira. Eu preferiria que ele descobrisse isso ao vê-la se alimentar de sangue ou algo parecido. Ele apenas lê o diário dela e fica tipo: sim, ela é uma vampira. E, claro, ele planeja se tornar um vampiro também se as coisas derem errado.
A luta contra os terroristas deixa um rastro de pessoas mordidas e se transformando em mais vampiros. No final, quase todo o avião é um festival de vampiros. Isso leva ao final: tentar acertar o plano e também matar todos os vampiros a bordo para impedir a propagação. Você sabe o que está por vir: Nadja também precisa morrer.
Em um clímax poderoso, Elias consegue ver sua mãe uma última vez, mas ela mudou completamente. Ele aperta o botão para completar o plano, explodindo a aeronave e todos dentro dela, mas todos já estavam mortos ou sendo mortos por vampiros a essa altura. E o filme termina.
Como mencionei, acho que eles não conseguiram encontrar uma maneira de continuar uma trama tão intrincada. Todas as subtramas são apenas preenchimentos. A história é sobre uma aeronave sequestrada que tem um vampiro dentro. O vampiro se solta, iniciando uma matança que culmina com quase todos sendo mortos ou se transformando em mais vampiros. Para evitar mais desastres, os sobreviventes explodem a aeronave. Qualquer outra história que escolhemos no meio é simplesmente inútil.
O final foi abrupto demais. Poderia pelo menos continuar com o clichê de que o governo encobre essa história e consegue algumas amostras para pesquisa.