Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
O experiente Terence Davies encontra o tom justo para conduzir essa história em tom menor. A reconstituição de época é nada menos que impecável, sem que se veja traço do que às vezes é consequência do rigor excessivo, o academicismo.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
Cineweb
por Neusa Barbosa
O grande acerto do filme é contemplar as contradições da própria poeta, uma mulher solitária, sem maiores relacionamentos fora deste círculo familiar, que nunca se casou e parece ter nutrido apenas paixões platônicas e impossíveis.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Boston Globe
por Ty Burr
Pessoalmente, creio que esta longa e cool insistência no ato de ver faz com que "Além das Palavras" seja uma experiência ainda mais forte, ainda que menos confortável. Não importa como você se sinta, ainda assim você sente a poesia...
A crítica completa está disponível no site Boston Globe
Collider
por Brian Formo
"Além das Palavras" trata da glória e da dor que vem de uma rebelião silenciosa e pessoal. Apesar do tom pomposo, o roteiro de Davies é frequentemente muito agradável em seus diálogos, enquanto Nixon e Ehle formam um par perfeito.
A crítica completa está disponível no site Collider
Críticos.Com.Br
por Daniel Schenker
Em determinado instante, a câmera se aproxima dos personagens como se fosse fixá-los em retratos. Em outro surgem imagens estáticas da guerra. Mas Davies não cristaliza personagens e situações em moldura convencional.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Alexandre Agabiti Fernandez
Nixon compõe esse personagem complexo com muita competência, dando naturalidade a diálogos que poderiam soar empolados. Alguns dos poemas de Dickinson assumem a forma de falas surpreendentemente desenvoltas.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
New York Times
por A. O. Scott
[...] apesar de "Além das Palavras" ser minimalista - modesto em escopo, contido ao invés de ser expansivo, preciso em palavras e gestos -, é muito profundo.
A crítica completa está disponível no site New York Times
Observatório do Cinema
por Giovanni Rizzo
Nessas eternas divagações dentro de "Além das Palavras", a obra toca temas como a questão da família, o feminino e suas representações, religião, fidelidade e outros assuntos, a cada sequência um novo tema é debatido de forma poética pelos personagens.
A crítica completa está disponível no site Observatório do Cinema
Papo de Cinema
por Marcelo Müller
Um filme que, não bastasse o apuro na construção das interações e o desempenho notável do elenco, ainda propõe, em camadas subterrâneas, reflexões acerca da tirania do tempo, bem como das forças determinantes à personalidade do indivíduo.
A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema
Rubens Ewald
por Rubens Ewald Filho
[...] para apreciá-lo é preciso atenção e sensibilidade (talvez feminina de preferência) capaz de enfrentar temas como morte, tempo, eternidade. [...] É muito difícil traduzir poesia e Davies é um cineasta sensível que respeita a beleza da palavra e do sentimento que Emily sabia expressar...
A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald
The Guardian
por Andrew Pulver
Nós devemos ficar aliviados que os poderes do diretor não parecem diminuir: na verdade, é o oposto, uma vez que Terence Davies parece ficar cada vez melhor.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
A reclusão dos últimos anos é melancólica, e o filme ilustra cada um desses estados de espírito da personagem com extratos de suas poesias. Cynthia Nixon acerta o tom dramático, enquanto Jennifer Ehle quase rouba a cena como Vinnie.
A crítica completa está disponível no site Preview
Almanaque Virtual
por Raíssa Rossi
O filme começa bem ao apresentar a jovem Emily, ainda no internato, recusando-se a declarar sua fé às freiras. [...] É a partir da metade do segundo ato que "Além das Palavras" desanda. Dramas familiares desinteressantes são introduzidos na trama...
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Ccine10
por Juca Claudino
Um filme de altos e baixos, de pontos fundamentais do roteiro que não funcionam, mas também de belo trabalho estético. Contudo, Davis é um sujeito clássico, e sendo assim quando seus diálogos soam como irrisoriamente artificiais.
A crítica completa está disponível no site Ccine10
O Globo
por André Miranda
A necessidade de buscar uma recomposição fiel (ou seria melodramática, talvez kitsch?) de diálogos e costumes torna seu andamento mais arrastado. Perde-se um pouco do impacto das ações da protagonista em nome de uma forma barroca.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Screen International
por Lee Marshall
Se "Além das Palavras" cresce em estatura conforme assistimos ao filme, isso se dá parcialmente graças ao trabalho da atriz protagonista Cynthia Nixon...
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
Mas apesar de seu elenco que interage muito bem entre si e que inclui Jennifer Ehle como a irmã de Emily e Keith Carradine [...], o filme não consegue escapar da qualidade estática que apaga a chama antes mesmo que ela queime.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Veja
por Tiago Faria
Cynthia Nixon surpreende à frente do drama "Além das Palavras". [...] A lentidão da narrativa pode aborrecer, mas dá conta de revelar o contraste entre a imaginação inventiva de Emily e seu cotidiano simples.
A crítica completa está disponível no site Veja
Variety
por Guy Lodge
[...] "Além das Palavras" é criado de maneira meticulosa e tem um texto abundante, mas confina a performance melancólica de Cynthia Nixon para aquela que é provavelmente maior poeta dos Estados Unidos em uma camisa de força emocional...
A crítica completa está disponível no site Variety
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Estado de São Paulo
O experiente Terence Davies encontra o tom justo para conduzir essa história em tom menor. A reconstituição de época é nada menos que impecável, sem que se veja traço do que às vezes é consequência do rigor excessivo, o academicismo.
Cineweb
O grande acerto do filme é contemplar as contradições da própria poeta, uma mulher solitária, sem maiores relacionamentos fora deste círculo familiar, que nunca se casou e parece ter nutrido apenas paixões platônicas e impossíveis.
Boston Globe
Pessoalmente, creio que esta longa e cool insistência no ato de ver faz com que "Além das Palavras" seja uma experiência ainda mais forte, ainda que menos confortável. Não importa como você se sinta, ainda assim você sente a poesia...
Collider
"Além das Palavras" trata da glória e da dor que vem de uma rebelião silenciosa e pessoal. Apesar do tom pomposo, o roteiro de Davies é frequentemente muito agradável em seus diálogos, enquanto Nixon e Ehle formam um par perfeito.
Críticos.Com.Br
Em determinado instante, a câmera se aproxima dos personagens como se fosse fixá-los em retratos. Em outro surgem imagens estáticas da guerra. Mas Davies não cristaliza personagens e situações em moldura convencional.
Folha de São Paulo
Nixon compõe esse personagem complexo com muita competência, dando naturalidade a diálogos que poderiam soar empolados. Alguns dos poemas de Dickinson assumem a forma de falas surpreendentemente desenvoltas.
New York Times
[...] apesar de "Além das Palavras" ser minimalista - modesto em escopo, contido ao invés de ser expansivo, preciso em palavras e gestos -, é muito profundo.
Observatório do Cinema
Nessas eternas divagações dentro de "Além das Palavras", a obra toca temas como a questão da família, o feminino e suas representações, religião, fidelidade e outros assuntos, a cada sequência um novo tema é debatido de forma poética pelos personagens.
Papo de Cinema
Um filme que, não bastasse o apuro na construção das interações e o desempenho notável do elenco, ainda propõe, em camadas subterrâneas, reflexões acerca da tirania do tempo, bem como das forças determinantes à personalidade do indivíduo.
Rubens Ewald
[...] para apreciá-lo é preciso atenção e sensibilidade (talvez feminina de preferência) capaz de enfrentar temas como morte, tempo, eternidade. [...] É muito difícil traduzir poesia e Davies é um cineasta sensível que respeita a beleza da palavra e do sentimento que Emily sabia expressar...
The Guardian
Nós devemos ficar aliviados que os poderes do diretor não parecem diminuir: na verdade, é o oposto, uma vez que Terence Davies parece ficar cada vez melhor.
Preview
A reclusão dos últimos anos é melancólica, e o filme ilustra cada um desses estados de espírito da personagem com extratos de suas poesias. Cynthia Nixon acerta o tom dramático, enquanto Jennifer Ehle quase rouba a cena como Vinnie.
Almanaque Virtual
O filme começa bem ao apresentar a jovem Emily, ainda no internato, recusando-se a declarar sua fé às freiras. [...] É a partir da metade do segundo ato que "Além das Palavras" desanda. Dramas familiares desinteressantes são introduzidos na trama...
Ccine10
Um filme de altos e baixos, de pontos fundamentais do roteiro que não funcionam, mas também de belo trabalho estético. Contudo, Davis é um sujeito clássico, e sendo assim quando seus diálogos soam como irrisoriamente artificiais.
O Globo
A necessidade de buscar uma recomposição fiel (ou seria melodramática, talvez kitsch?) de diálogos e costumes torna seu andamento mais arrastado. Perde-se um pouco do impacto das ações da protagonista em nome de uma forma barroca.
Screen International
Se "Além das Palavras" cresce em estatura conforme assistimos ao filme, isso se dá parcialmente graças ao trabalho da atriz protagonista Cynthia Nixon...
The Hollywood Reporter
Mas apesar de seu elenco que interage muito bem entre si e que inclui Jennifer Ehle como a irmã de Emily e Keith Carradine [...], o filme não consegue escapar da qualidade estática que apaga a chama antes mesmo que ela queime.
Veja
Cynthia Nixon surpreende à frente do drama "Além das Palavras". [...] A lentidão da narrativa pode aborrecer, mas dá conta de revelar o contraste entre a imaginação inventiva de Emily e seu cotidiano simples.
Variety
[...] "Além das Palavras" é criado de maneira meticulosa e tem um texto abundante, mas confina a performance melancólica de Cynthia Nixon para aquela que é provavelmente maior poeta dos Estados Unidos em uma camisa de força emocional...