A Garota Desconhecida
    • The Guardian
    • Rubens Ewald

Chronic'art.com

por Louis Blanchot

O filme consegue conjugar o fatalismo dos irmãos Dardenne com um nível de ternura nunca antes atingido. Um sucesso plenamente encarnado pela composição bruta de Adèle Haenel, jovem demais para o papel, e no entanto perfeitamente moldada.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Cineweb

por Neusa Barbosa

Como sempre, os Dardenne estão afinados com o momento político da Europa, sem afastar-se de sua permanente ligação com o que faz a essência da condição humana. Faz bem assistir a um filme assim.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin Oricchio

Freud costumava dizer que era a culpa e não a fé que movia montanhas. Pode ser que se aplique ao caso. [...] Uma proposta desse tipo, em nosso mundo, só poderia causar mesmo incômodo e estranheza.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

A combinação desses procedimentos cria um efeito de suspense que conduz a trama, como se Hitchcock tivesse dirigido um episódio de "House" sobre uma patologia mascarada no tecido social.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

The Playlist

por Jessica Kiang

A estética pouco empolgante e o estilo de atuações quase apagadas prejudicam o potencial de um bom e velho suspense em estilo "quem foi o culpado?", elevando o resultado a pouco mais que um episódio de série de televisão.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Télérama

por Samuel Douhaire

A direção, mais calma, mais clássica e também mais seca do que de costume [para os diretores] não possui o sentimento de urgência que marcava tanto em "A Promessa" ou "O Filho". Jenny também é uma personagem menos agradável que suas irmãs dardennianas.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

"A Garota Desconhecida" falha em repetir o impacto de vários dos longas anteriores dos Dardenne, já que parece retraçar caminhos já percorridos por estes. Sim, provavelmente é injusto compará-los a si mesmos, mas [...] é normal que esperemos que continuem a se desafiar...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

O Globo

por André Miranda

Uma obra menos impactante dos Dardenne. A busca incansável da médica, eventualmente se colocando em risco, ultrapassa o tom naturalista dos diretores. A metáfora, sem uma boa trama para apoiá-la, perde força.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Leonardo Ribeiro

O retrato da protagonista, no entanto, difere dos outros trabalhos dos Dardenne por sua concepção menos aprofundada. [...] Na esfera do suspense policial, o desenvolvimento também apresenta irregularidades, muitas vezes sem a fluidez esperada.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Desta vez os Dardenne enveredam pelo thriller, mas sem jamais perder o foco humano [...] É um eficiente conto moral sobre a culpa e as tentativas de remediá-la, mas não vai ficar para a posteridade.

A crítica completa está disponível no site Preview

Screen International

por Lee Marshall

[...] se o enquadramento intimista e a estética simples e direta sugerem um retorno ao território bruto de "A Promessa" ou "O Filho", o que é novo aqui, para os Irmãos Dardenne, é o flerte com um cinema de gênero, algo que infunde uma dose extra de ressonância a um roteiro muito bem escrito.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por David Rooney

Se por um lado a personagem de Adèle Haenel, Jenny Davin, nunca esquece a regra de que um médico precisa controlar suas emoções, este quieto drama é potencializado pelas formas com o profissionalismo dela se expande para acomodar sua vida pessoal, suas responsabilidades e sua busca por redenção...

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Guy Lodge

O que falta, no entanto, à esta trama estoica [...] é o sentimento de alguma grande surpresa emotiva ou narrativa: o filme, habilmente, nos faz sentir precisamente o que esperamos sentir a cada momento...

A crítica completa está disponível no site Variety

Collider

por Talia Soghomonian

Pela primeira vez na minha vida eu vaiei um filme. [...] Muitas cenas despertaram risadas durante a sessão, em particular quando o pai de Bryan pede para ela não olhar para ele enquanto faz uma revelação importante.

A crítica completa está disponível no site Collider

Critikat.com

por Raphaëlle Pireyre

"A Garota Desconhecida" prejudica suas próprias intenções ao limitar o final à trama policial, à pequena fraqueza individual ao invés de se abrir a uma fábula de injustiça social prometida no início.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Guardian

por Peter Bradshaw

"A Garota Desconhecida" é uma semi-trama de detetive esquisita e dramaticamente engessada sobre uma morte misteriosa [...] Até os equívocos dos Irmãos Dardenne são interessantes.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Este é provavelmente o mais fraco dos inúmeros filmes que a dupla de Irmãos Dardenne fez depois de ganhar Palmas de Ouro de Cannes. [...] Além de ser o menos expressivo filme da dupla ainda é prejudicada pela atriz central, francesa, que parece um fantasma, minha mãe chamaria de “mosca morta”...

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald