Um cineasta foge durante o processo de realização de seu novo filme e, ao ser capturado, não tem outra saída a não ser repetir o que fez Xerazade em "As Mil e Uma Noites", onde precisava contar uma história diferente a cada noite para não ser degolada pelo rei, seu marido - no caso em questão, os algozes são os demais integrantes da equipe de filmagens. Desta forma, ele passa a apresentar narrativas baseadas na crise vivida por Portugal entre os anos de 2013 e 2014, que fez com que a população local vivesse sob forte austeridade econômica. Os contos deste volume são "O Homem de Pau Feito", "A História do Galo e do Fogo" e "O Banho dos Magníficos".
Assista ao filme
SVOD / Streaming
Looke
Por assinatura
Assistir
Veja todas as opções de streaming
Críticas AdoroCinema
4,0
Muito bom
As Mil e Uma Noites - Volume 1, O Inquieto
Filho da crise
por Francisco Russo
O diretor Miguel Gomes gosta de fazer experimentações com a narrativa, como tão bem demonstra no sucesso (no circuito de arte) Tabu. Em seu novo trabalho, ele vai ainda mais longe – em parte, graças às características bem peculiares de As Mil e Uma Noites. Idealizado para ser um filme de 6 horas e 20 minutos – sim, você leu bem -, o longa-metragem foi particionado em três de pouco mais de duas horas cada, por motivos comerciais. Desta forma, não espere um trabalho redondo e completo já em O Inquieto, a primeira parte desta trilogia singular. Ela serve mais para situar o espectador na proposta empregada, com todos os ônus e bônus inerentes a um trabalho tão inusitado.
À primeira vista, trata-se de um filme bem bagunçado. É difícil compreender sua proposta até aproximadamente 30 minutos de projeção, devido à extensa narração em off analisando os estragos causados nos estaleiros portugueses
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade