Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Almanaque Virtual
por Filippo Pitanga
O filme e a protagonista propõem um dilema ético-filosófico à la Rousseau: o quanto somos responsáveis por nossas ações no meio onde vivemos para vivermos em harmonia?
A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual
Cine Festivais
por Ivan Oliveira
Paulina é um filme que planta um dilema ácido e incômodo, atual em sua formulação e urgente em seu conteúdo [...] Santiago Mitre irá nos fazer questionar até que ponto este direito – fruto de suadas conquistas e ainda instável em sociedades conservadoras – é um valor maior e inatingível.
A crítica completa está disponível no site Cine Festivais
Críticos.Com.Br
por Luiz Fernando Gallego
E não só mulheres que passaram por esse horror: eu, pessoalmente, considero que o filme atual seria tão (ou mais?) “abjeto” quanto o anterior [...] O que ela não faz agora pelo fato de que os que perpetraram o estupro contra ela eram homens sem acesso maior à cultura, educação, à civilização...
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Folha de São Paulo
por Sylvia Colombo
O filme pode irritar o feminismo engajado ao oferecer algum tipo de justificativa e de contexto ao crime perpetrado contra Paulina. Por outro lado, oferece um espaço de reflexão...
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
O Globo
por Marcelo Janot
Se o tema do filme é urgente e atual, a discussão que ele promove talvez não fosse tão intensa se ela não tivesse encontrado um tom de interpretação tão exato para sua personagem.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Zero Hora
por Daniel Feix
A forma surpreendente com que conjuga razão e emoção torna "Paulina" especial – uma das mais interessantes figuras do cinema latino-americano construídas nos últimos anos.
A crítica completa está disponível no site Zero Hora
Cinemascope
por Guilherme Franco
De maneira rápida e orientada, destaca a injustiça e a culpabilização da mulher, mas também exibe o contexto em que determinadas violências ocorrem. [...] Em época de crise e desconstrução de algumas permanências, Paulina aparece para ficcionalizar muitas das realidades existentes.
A crítica completa está disponível no site Cinemascope
Chronic'art.com
por Guillermette Odicino
A heroína escolhe um destino cujas motivações ficam escondidas, mas não existe segredo aqui, nem uma alegoria política horrorosa. Apenas o retrato de uma teimosia. [...] O filme peca por sua direção demonstrativa demais, exibindo as atuações de seus diretores, mesmo que eles sejam excelentes.
A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com
The Hollywood Reporter
por David Rooney
Este é um filme difícil, mais fácil de admirar do que de que abraçar plenamente, mas a seriedade do seu propósito e objetivo, além do desdém para o melodrama banal o tornam bastante cativante.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Pierre Murat
É difícil acreditar nesta jovem idealista burguesa que vai ensinar direitos humanos a jovens brutos em cantos escondidos de seu país. É ainda mais difícil acreditar em sua reação quando ela é agredida e violentada.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Ben Kenigsberg
[...] o filme é uma parábola sempre provocadora, mesmo quando não é persuasiva, com o trabalho do diretor argentino Santiago Mitre [...] e o desempenho feroz de Dolores Fonzi [...] ajuda o tema inicial sempre firme [...]
A crítica completa está disponível no site Variety
Cineweb
por Neusa Barbosa
Como ferramenta para uma urgente discussão da citada “cultura do estupro”, o filme se mostra ineficaz, mesmo vazio, ao não encontrar para sua protagonista uma verdadeira expressão de humanidade.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Quer ver mais críticas?
As últimas críticas do AdoroCinema
Melhores filmes
Melhores filmes de acordo a imprensa
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade
Almanaque Virtual
O filme e a protagonista propõem um dilema ético-filosófico à la Rousseau: o quanto somos responsáveis por nossas ações no meio onde vivemos para vivermos em harmonia?
Cine Festivais
Paulina é um filme que planta um dilema ácido e incômodo, atual em sua formulação e urgente em seu conteúdo [...] Santiago Mitre irá nos fazer questionar até que ponto este direito – fruto de suadas conquistas e ainda instável em sociedades conservadoras – é um valor maior e inatingível.
Críticos.Com.Br
E não só mulheres que passaram por esse horror: eu, pessoalmente, considero que o filme atual seria tão (ou mais?) “abjeto” quanto o anterior [...] O que ela não faz agora pelo fato de que os que perpetraram o estupro contra ela eram homens sem acesso maior à cultura, educação, à civilização...
Folha de São Paulo
O filme pode irritar o feminismo engajado ao oferecer algum tipo de justificativa e de contexto ao crime perpetrado contra Paulina. Por outro lado, oferece um espaço de reflexão...
O Globo
Se o tema do filme é urgente e atual, a discussão que ele promove talvez não fosse tão intensa se ela não tivesse encontrado um tom de interpretação tão exato para sua personagem.
Zero Hora
A forma surpreendente com que conjuga razão e emoção torna "Paulina" especial – uma das mais interessantes figuras do cinema latino-americano construídas nos últimos anos.
Cinemascope
De maneira rápida e orientada, destaca a injustiça e a culpabilização da mulher, mas também exibe o contexto em que determinadas violências ocorrem. [...] Em época de crise e desconstrução de algumas permanências, Paulina aparece para ficcionalizar muitas das realidades existentes.
Chronic'art.com
A heroína escolhe um destino cujas motivações ficam escondidas, mas não existe segredo aqui, nem uma alegoria política horrorosa. Apenas o retrato de uma teimosia. [...] O filme peca por sua direção demonstrativa demais, exibindo as atuações de seus diretores, mesmo que eles sejam excelentes.
The Hollywood Reporter
Este é um filme difícil, mais fácil de admirar do que de que abraçar plenamente, mas a seriedade do seu propósito e objetivo, além do desdém para o melodrama banal o tornam bastante cativante.
Télérama
É difícil acreditar nesta jovem idealista burguesa que vai ensinar direitos humanos a jovens brutos em cantos escondidos de seu país. É ainda mais difícil acreditar em sua reação quando ela é agredida e violentada.
Variety
[...] o filme é uma parábola sempre provocadora, mesmo quando não é persuasiva, com o trabalho do diretor argentino Santiago Mitre [...] e o desempenho feroz de Dolores Fonzi [...] ajuda o tema inicial sempre firme [...]
Cineweb
Como ferramenta para uma urgente discussão da citada “cultura do estupro”, o filme se mostra ineficaz, mesmo vazio, ao não encontrar para sua protagonista uma verdadeira expressão de humanidade.