Em 2014, Malala Yousafzai ganhou juntamente com os Kailash Satyarthi, ativistas indianos dos diretos da criança, o Prêmio Nobel da Paz. A Academia Norueguesa os concedeu o prêmio "por sua luta contra a supressão das crianças e dos jovens e pelo direito de todas as crianças à educação" Aos 17 anos, Malala tornou-se a pessoa mais jovem a ganhar um Prêmio Nobel.
Na tarde de 09 de outubro de 2012, Malala embarcou em seu ônibus escolar no noroeste paquistanês, distrito de Swat, quando um homem armado a chamou pelo nome, então apontou uma pistola para ela e disparou três tiros. Uma bala atingiu o lado esquerdo de sua testa, raspou a pele do rosto e, em seguida, entrou em seu ombro.
O nome de Malala é uma variante de Malalai, que significa "triste, pesaroso" em pastó. Este era o nome de uma mulher pastó que incentivou as forças afegãs durante a batalha de Maiwand, em 1880, contra os britânicos. Outra portadora deste nome é Malalai Joya (nascida em 1978), uma ativista, escritora e ex-político do Afeganistão.