Cada revista ou jornal tem seu próprio sistema de avaliação, que será adaptado ao sistema AdoroCinema, de 0.5 a 5 estrelas.
críticas da imprensa
Critikat.com
por Benoît Smith
Este é um paradoxo interessante de "Clash": as brigas evidentes, e muito bem roteirizadas, que reinam no interior possuem algo de seguro, comparadas ao caos da violência difícil de discernir ao redor.
A crítica completa está disponível no site Critikat.com
Críticos.Com.Br
por Marcelo Janot
Uma poderosa metáfora da polarização beligerante e surda que toma conta de quase todo debate político no mundo hoje. [...] O único senão do roteiro é a tentativa de quebrar a tensão da narrativa com breves momentos de calmaria.
A crítica completa está disponível no site Críticos.Com.Br
Estado de São Paulo
por Luiz Zanin Oricchio
Esse microcosmo faz uso inteligente de uma situação forçada. […] Claro que se trata de uma situação plausível, que pode muito bem acontecer de verdade durante uma convulsão social. Mas também é uma poderosa metáfora.
A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo
O Globo
por Marcelo Janot
Não se trata de mera proeza exibicionista do diretor egípcio Mohamed Diab: ele faz daquele confinamento uma poderosa metáfora da polarização beligerante e surda que toma conta de quase todo debate político no mundo hoje.
A crítica completa está disponível no site O Globo
Preview
por Suzana Uchôa Itiberê
A tensão entre os dois grupos abre debates sobre o universo egípcio, claro, mas, não se engane, o camburão de "Clash" é um caldeirão de seres humanos em toda a sua complexidade.
A crítica completa está disponível no site Preview
Screen International
por Lee Marshall
[...] o filme é intensamente cinematográfico, utilizando de maneira inventiva sua câmera na mão em um espaço confinado não só para aumentar a tensão mas também para espelhar a sociedade que aborda...
A crítica completa está disponível no site Screen International
The Guardian
por Benjamin Lee
[...] "Clash" é um filme ferozmente bem feito até o seu amargo ato final. A última cena do longa nos deixa aterrorizados, cumprindo bem o seu papel.
A crítica completa está disponível no site The Guardian
The Hollywood Reporter
por Deborah Young
Percorrendo os gêneros cinematográficos da comédia social até o filme de ação e o filme de guerra, "Clash" é uma experiência original, frequentemente perturbadora.
A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter
Télérama
por Guillemette Odicino
Malicioso neste pequeno teatro filmado, o diretor se sai ainda melhor quando dirige as cenas externas. Vistas apenas do interior do furgão, os protestos nas ruas do Cairo e o pânico da polícia tornam-se fontes de tensão e medo para os ocupantes.
A crítica completa está disponível no site Télérama
Variety
por Jay Weissberg
[...] "Clash" pode parecer ser, para alguns, um filme muito investido na histeria, mas na verdade é um filme bravo com uma mensagem muito forte sobre caos e crueldade...
A crítica completa está disponível no site Variety
Veja
por Miguel Barbieri Jr.
Mesmo ambientado todo dentro de um camburão, "Clash", com direção segura e estupenda, deixa a plateia aflita em seus 97 minutos de duração. [...] Com uma câmera inquieta, o diretor Mohamed Diab (de "Cairo 678") capta o interior das pessoas e o exterior de um país em convulsão.
A crítica completa está disponível no site Veja
Cineplayers
por Francisco Carbone
Através do retrato objetivo e cheio de humanidade pintado por Diab, cada personagem em cena importa e vai imprimindo registros morais completamente diferentes do lugar onde eles se encontram no final.
A crítica completa está disponível no site Cineplayers
Cineweb
por Neusa Barbosa
O filme permite avaliar o amadurecimento do diretor de segunda viagem, aqui manipulando material altamente explosivo, com um tema assim candente de uma realidade ainda em mutação. Mas capta esse momento de caos com firmeza, criando um clima claustrofóbico.
A crítica completa está disponível no site Cineweb
Folha de São Paulo
por Inácio Araújo
Que belo posto de observação para essa loucura toda Diab criou! O problema é que a imaginação do filme parece esgotar-se depois desse início magnífico. O que vem depois do camburão? Mais camburão.
A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo
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Este é um paradoxo interessante de "Clash": as brigas evidentes, e muito bem roteirizadas, que reinam no interior possuem algo de seguro, comparadas ao caos da violência difícil de discernir ao redor.
Críticos.Com.Br
Uma poderosa metáfora da polarização beligerante e surda que toma conta de quase todo debate político no mundo hoje. [...] O único senão do roteiro é a tentativa de quebrar a tensão da narrativa com breves momentos de calmaria.
Estado de São Paulo
Esse microcosmo faz uso inteligente de uma situação forçada. […] Claro que se trata de uma situação plausível, que pode muito bem acontecer de verdade durante uma convulsão social. Mas também é uma poderosa metáfora.
O Globo
Não se trata de mera proeza exibicionista do diretor egípcio Mohamed Diab: ele faz daquele confinamento uma poderosa metáfora da polarização beligerante e surda que toma conta de quase todo debate político no mundo hoje.
Preview
A tensão entre os dois grupos abre debates sobre o universo egípcio, claro, mas, não se engane, o camburão de "Clash" é um caldeirão de seres humanos em toda a sua complexidade.
Screen International
[...] o filme é intensamente cinematográfico, utilizando de maneira inventiva sua câmera na mão em um espaço confinado não só para aumentar a tensão mas também para espelhar a sociedade que aborda...
The Guardian
[...] "Clash" é um filme ferozmente bem feito até o seu amargo ato final. A última cena do longa nos deixa aterrorizados, cumprindo bem o seu papel.
The Hollywood Reporter
Percorrendo os gêneros cinematográficos da comédia social até o filme de ação e o filme de guerra, "Clash" é uma experiência original, frequentemente perturbadora.
Télérama
Malicioso neste pequeno teatro filmado, o diretor se sai ainda melhor quando dirige as cenas externas. Vistas apenas do interior do furgão, os protestos nas ruas do Cairo e o pânico da polícia tornam-se fontes de tensão e medo para os ocupantes.
Variety
[...] "Clash" pode parecer ser, para alguns, um filme muito investido na histeria, mas na verdade é um filme bravo com uma mensagem muito forte sobre caos e crueldade...
Veja
Mesmo ambientado todo dentro de um camburão, "Clash", com direção segura e estupenda, deixa a plateia aflita em seus 97 minutos de duração. [...] Com uma câmera inquieta, o diretor Mohamed Diab (de "Cairo 678") capta o interior das pessoas e o exterior de um país em convulsão.
Cineplayers
Através do retrato objetivo e cheio de humanidade pintado por Diab, cada personagem em cena importa e vai imprimindo registros morais completamente diferentes do lugar onde eles se encontram no final.
Cineweb
O filme permite avaliar o amadurecimento do diretor de segunda viagem, aqui manipulando material altamente explosivo, com um tema assim candente de uma realidade ainda em mutação. Mas capta esse momento de caos com firmeza, criando um clima claustrofóbico.
Folha de São Paulo
Que belo posto de observação para essa loucura toda Diab criou! O problema é que a imaginação do filme parece esgotar-se depois desse início magnífico. O que vem depois do camburão? Mais camburão.